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O que é a permissão de trabalho

O que é a permissão de trabalho e como elaborá-la corretamente?

Quando o assunto é prevenção de acidentes, a permissão de trabalho é um dos temas mais discutidos. Afinal, ela deve ser utilizada toda vez que o trabalho ocorrer em áreas de riscos.

Por isso, neste artigo, o Realizarte vai compartilhar tudo que você precisa saber sobre o termo. Confira a seguir!

O que é a permissão de trabalho?

Também conhecida como Permissão Para Trabalho (PPT), a Permissão de Trabalho (PT) é um documento que permite que um colaborador ou equipe trabalhe em áreas de risco por tempo determinado.

Logo, ela deve certificar que apenas trabalhadores autorizados poderão adentrar ao local. Impedindo, então, o acesso de terceiros.

Sendo assim, o objetivo da permissão de trabalho é avaliar todos os riscos que a área oferece para fornecer medidas preventivas e de controle, bem como instruções emergenciais ou de resgates.

É importante dizer que, embora a permissão de trabalho não tenha norma própria, a NR-33 regulamenta a saúde e segurança do trabalho em espaços confinados.

Dessa forma, ela determina os requisitos mínimos para a identificação de espaços confinados, assim como o reconhecimento, a avaliação, o monitoramento e o controle dos riscos existentes.

Por que a permissão de trabalho é importante?

Como vimos acima, o intuito da permissão de trabalho é avaliar os riscos existentes em espaços confinados e propor medidas preventivas e de controle, bem como instruções emergenciais e de resgate.

Imagine que surgiu um grande problema em uma área de risco do ambiente de trabalho, sendo preciso que um determinado colaborador ou equipe conserte a falha.

Então, para que isso ocorra com toda segurança possível, é necessário providenciar uma permissão de trabalho para prevenir acidentes. Por isso ela é tão importante dentro das empresas!

Quem pode emitir a permissão de trabalho?

O empregador deve solicitar uma permissão de trabalho autorizada por escrito pelas pessoas permitidas, as quais podem ser os empregados pertencentes ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e/ou o corpo de bombeiros da empresa, caso haja.

O documento deve ser emitido em três vias, onde uma deve ser entregue ao responsável ou chefia imediata; a outra deve ser arquivada pelo setor de segurança do trabalho; e a última deve ser deixada no ambiente de trabalho.

Além disso, é recomendado que os colaboradores responsáveis pelo trabalho assinem todas as vias da permissão de trabalho. Assim, é possível comprovar legalmente que eles estão de acordo para cumprir com a tarefa.

Quando emitir a PT?

A permissão de trabalho deve ser emitida toda vez que houver a realização de trabalho em áreas de risco, tais como:

  • áreas com trabalho em escavações;
  • áreas com trabalho em altura;
  • áreas com trabalho com explosivos ou gases;
  • áreas com trabalho com produtos químicos;
  • áreas com trabalho a quente;
  • áreas com trabalho em espaços confinados.

Como elaborar a permissão de trabalho corretamente

A permissão de trabalho é um documento que deve conter todas as informações sobre a área de risco, bem como orientações sobre como executar a atividade, visando a prevenção de acidentes.

O preenchimento de uma PT deve ser feito em três etapas: vistoria antes de iniciar o trabalho, monitoramento durante o trabalho e avaliação do ambiente após o trabalho.

Devendo todas as medidas propostas serem, rigorosamente, cumpridas pelos colaboradores e fiscalizadas pelos supervisores.

Vistoria antes de iniciar o trabalho

  • Primeiramente, deve ser feita uma visita a área do trabalho, seguida de anotações sobre todos os lugares que oferecem riscos;
  • Feito isso, o responsável deve preencher o formulário de análise de riscos, ainda no local com o suporte do colaborador ou equipe envolvida na tarefa;
  • Por último, deve-se solicitar as assinaturas dos participantes e supervisores no verso do documento.

Monitoramento durante o trabalho

  • Deixe a PT em um local de fácil visibilidade dos trabalhadores e supervisores;
  • Se ocorrer algo fora do previsto, todos devem parar o trabalho e anotar o ocorrido e as medidas preventivas.

Avaliação do ambiente após o trabalho

  • Deve ser feita uma inspeção completa, removendo estruturas e peças soltas, lixo, ferramentas, materiais inflamáveis, entre outros;
  • O responsável deve entregar uma via para arquivamento na área de segurança do trabalho.

E aí, o que achou deste artigo? Aqui em nosso blog, você poderá acessar diversos outros posts referentes a prevenção de acidentes e a saúde e segurança do trabalhador. Confira!

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