A abordagem sobre assuntos relacionados à segurança do trabalho, remete a medidas preventivas, uso de equipamentos de segurança, manutenção de equipamentos, entre outros aspectos. Contudo, esquecemos que a maioria dos acidentes de trabalho ocorrem devido às falhas humanas.
Como exemplo, um estudo focado em entender as causas de acidentes na construção civil, apontou que a maioria dos problemas que geram acidentes vinham do uso inadequado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), manipulação incorreta de máquinas ou falta de manutenção.
Todas essas vulnerabilidades podem ser evitadas, entre outras. Porém, esses problemas costumam não ser notados, por falta de orientação, treinamentos e diálogos constantes.
Nesse sentido, o SESMT exerce um papel fundamental e, por isso, precisa manter o contato com os funcionários, ajudando a reduzir diversos riscos. Entenda mais sobre a importância desse diálogo e como o SESMT funciona.
- O que é SESMT?
- Como o diálogo contribui com a segurança
- Como garantir a integração entre todos
O que é SESMT?
O Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) surgiu em 1967 com a intenção de garantir ambientes de trabalho mais seguros, para os profissionais. Além disso, esse serviço possui forte atuação na prevenção das doenças ocupacionais.
Constituído por um grupo de especialistas, em alguma área de medicina ou engenharia do trabalho, tal serviço é regulamentado pela NR 04, com o intuito de reduzir o número de acidentes nesses ambientes.
Dessa forma, o SESMT atua nas empresas com a finalidade de garantir a integridade física e mental dos colaboradores.
O número de especialistas ideal para fazer parte desse grupo, é determinado de acordo com o dimensionamento do SESMT, feito conforme o grau de risco da atividade, relacionado ao número de funcionários que a empresa possui.
Como o diálogo contribui com a segurança
A comunicação consolida o sucesso de muitas das metas da empresa. Uma delas é a de garantir um ambiente mais seguro, já que problemas relacionados à segurança no trabalho podem ser reduzidos sanando empecilhos entre a equipe.
Inclusive, muitas empresas encontram diversas dificuldades na eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Alguns funcionários nem sabem da existência da comissão, muito menos de sua finalidade.
De igual modo, muitos riscos nas organizações passam despercebidos por funcionários que não são ligados à área. A partir de conversas, palestras e até avisos nos setores, os funcionários passam a enxergar de maneira bem mais analítica e estratégica.
Dessa forma, garantir a comunicação entre os membros do SESMT e o time garante que a equipe entenda os fundamentos do papel que eles exercem, a importância para todo time e como é fundamental a participação de todos.
Vale ressaltar que o SESMT é formado por profissionais como engenheiros, médicos, técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Todos especializados nesse ramo, tendo maior propriedade sobre o assunto para fomentar a empresa.
Como garantir a integração entre todos
Uma das principais formas de integrar esses profissionais com o restante da equipe é promovendo ações de avaliações do ambiente, com comunicação efetiva e mais próxima.
Assim, ao invés de cartazes, uma boa prática é ir aos diversos setores para comunicar eventos e ações relacionados à saúde no trabalho, bem como os acontecimentos ou acidentes que possam servir de exemplos para alerta da equipe.
Outra forma de aproximar a comunicação é através de pesquisas, de preferência abertas. Isso poderá facilitar o entendimento da rotina de trabalho das pessoas, o tempo de atuação na função, o que esse funcionário entende sobre segurança no trabalho, o que ele tem feito etc.
Essas dinâmicas abrem espaços valiosos para maior integração, compartilhamento de conhecimentos e redução de acidentes. Até porque, a segurança do trabalho busca proteger os funcionários. E isso fica mais fácil se eles estiverem dentro desse processo.
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