Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Trabalho em Equipe

Trabalho em Equipe: a importância para a segurança do trabalho

A segurança do trabalho é uma importante ferramenta que compõe normas, leis e regras que contribuem para a manutenção da saúde do trabalhador. Entretanto, o que poucas pessoas entendem é que uma das formas de conquistar uma política de segurança consolidada nas empresas é através do trabalho em equipe.

A integração dos membros de um time contribui diretamente para uma maior percepção dos riscos, bem como para a redução de casos de problemas relacionados à saúde ocupacional.

Quer entender como você pode conseguir isto através do trabalho em equipe?

Então vem com a gente!

A importância do trabalho em equipe para a segurança do trabalho

O ambiente de trabalho é um local que possui inúmeras situações de riscos. É por este motivo que é tão importante manter um ambiente de trabalho saudável, onde os membros de uma equipe possam manter uma relação de confiança através de comportamentos seguros.

Isto, pois os riscos de acidentes são provocados não apenas por questões físicas, mecânicas ou químicas. De acordo com dados obtidos através de um estudo publicado na Revista Saúde e Sociedade em 2016, a forma de agir dos trabalhadores é uma das principais causas de acidentes no local de trabalho no Brasil.

Dessa forma, hoje temos um alto número de casos de acidente de trabalho que poderiam ter sido evitados através do estabelecimento de uma cultura de comportamentos que prezam pela segurança. E esta cultura começa através da maneira em que as pessoas lidam umas com as outras.

É por este motivo que é tão importante investir em estratégias de fortalecimento do trabalho em equipe, aumentando a confiança dos trabalhadores entre si, e, como consequência, reduzindo o número de casos de acidente de trabalho na sua organização.

Como o trabalho em equipe ajuda a reduzir os acidentes de trabalho?

Imagine uma situação onde um trabalhador precise que o seu colega verifique se os sistemas de segurança de uma máquina estão funcionando. Caso a relação de equipe dessas pessoas esteja fragilizada, ou não tenha confiança entre os dois, a verificação de segurança pode ser feita de forma incorreta.

Como consequência, os riscos de um acidente de trabalho aumentam drasticamente. Logo, uma situação que poderia ter sido evitada através de uma simples conversa, torna-se um grande problema: para o trabalhador que foi ferido, para a equipe que possui um membro a menos, e para a empresa que terá que lidar com o afastamento de um funcionário.

Além disso, é também através do trabalho em equipe que aumentamos a atenção uns com os outros. Logo, conseguimos evitar que os funcionários operem de maneira instável, estressados ou doentes, provocando situações inseguras por conta do seu comportamento.

Como melhorar o trabalho em equipe rumo a uma Cultura de Segurança?

Existem inúmeras formas de estimular uma boa relação de trabalho entre os membros de uma equipe, tanto de forma individual, como a nível organizacional da empresa.

No local de trabalho, encontraremos pessoas com diferentes crenças, etnias e valores. Portanto, algumas das formas de melhorar as nossas relações de trabalho consistem em atitudes simples do nosso dia a dia, como:

  • Saber ouvir;
  • Respeitar opiniões diferentes das minhas;
  • Respeitar o espaço do outro;
  • Ter empatia;
  • Ter paciência com o ritmo de trabalho do outro;
  • Estar disponível para ensinar e aprender com o diferente;
  • Reconhecer os erros e falhas;

De igual forma, a própria empresa e os membros da CIPA e da equipe de Segurança de trabalho também podem aplicar estratégias de convivência para uma cultura de prevenção de acidentes. Por exemplo:

  • Disponibilizar um momento para o compartilhamento de informações relevantes para a segurança e a realização das atividades;
  • Promover eventos voltados para a conscientização e percepção dos riscos de trabalho, como palestras, cursos e gincanas de segurança;
  • Recompensar os comportamentos que prezam pela segurança;
  • Promover meios para compartilhar situações de risco, incidentes e acidentes que aconteçam durante a realização das atividades;

O trabalho em equipe é uma dinâmica de ações que contribuem para o alcance de resultados positivos, não somente para a redução dos acidentes de trabalho, como também para a otimização das atividades realizadas nas empresas.

Dessa forma, esperamos que as nossas dicas tenham te auxiliado a entender um pouco mais sobre como o trabalho em equipe pode contribuir para o estabelecimento de uma cultura de segurança na sua organização. Caso você queira saber um pouco mais sobre como aplicar diferentes medidas preventivas na sua CIPA, basta acessar o nosso blog e conferir o universo de conteúdos que preparamos especialmente para você!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Cultura de segurança, Prevenção de acidentes, Segurança do trabalho
EPIs e EPCs: quais as diferenças dentro do segmento industrial?
Qual a função dos equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.