A vacinação é extremamente importante para a saúde pública. Isso ficou bem evidente nos últimos tempos devido à pandemia de Covid-19. Nesse sentido, é relevante ter um calendário de vacinação nas empresas, pensando nas implicações para a segurança e a saúde ocupacional.
Acompanhe este artigo para entender melhor por que é necessário elaborar um calendário de vacinação na organização, assim como as vantagens de manter os colaboradores vacinados.
A importância da vacinação na saúde pública
De acordo com uma pesquisa do IBOPE, cujos resultados foram divulgados pela Pfizer, 50% dos brasileiros não verificam a carteirinha de vacinação regularmente. Esse dado é preocupante, haja vista que há muitas doenças que podem ser prevenidas através da vacinação.
O exemplo mais recente disso é a Covid-19. Como foi observado em nosso país, as taxas de mortalidade e ocupação de leitos de hospitais reduziram consideravelmente após a aplicação da vacina. Obviamente, isso reflete em diversos setores, entre eles, o trabalho.
Importância do calendário de vacinação para a saúde ocupacional
A elaboração de um calendário de vacinação é relevante para a saúde ocupacional e inclusive está prevista na Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32). Segundo a norma, a vacinação deve ser gratuita para os colaboradores e é de responsabilidade do médico do trabalho a definição das vacinas indicadas.
As vacinas indicadas para cada colaborador devem ser pensadas tendo em vista os riscos biológicos aos quais ele está exposto. Tudo isso deve ser expresso por intermédio Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Atualmente as principais vacinas disponibilizadas para os trabalhadores são para gripe, dTpa, febre amarela, hepatites A e B e influenza. Veja, a seguir, os benefícios de imunizar os trabalhadores.
Diminui o absenteísmo
O absenteísmo é um grande problema para as organizações, pois quando um colaborador precisa faltar toda a produtividade da equipe acaba sendo comprometida e os demais profissionais acabam ficando sobrecarregados.
Com a vacinação em dia, mesmo que um funcionário venha a se contaminar com uma doença, a quantidade de dias que ele precisará se ausentar será bem menor, uma vez que a vacinação reduz consideravelmente a gravidade das doenças.
Contribui para a produtividade
Como mencionamos anteriormente, ao ter um trabalhador afastado por motivos de saúde, os demais membros da equipe ficam sobrecarregados. Isso impacta diretamente na produtividade devido ao estresse. Por outro lado, com uma equipe vacinada, completa e livre de doenças, a produtividade é maior.
Diminui a proliferação de doenças
Algumas doenças são facilmente transmitidas, como a Covid-19 e a gripe. Por isso, merecem preocupação no ambiente de trabalho, já que a proliferação desenfreada desses vírus pode comprometer equipes ou até mesmo setores inteiros. Portanto, esse é mais um motivo para manter os colaboradores vacinados.
Promove a saúde do trabalhador
A vacinação funciona como uma forma de prevenção específica às doenças e está prevista na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, vacinar é uma forma de promover a saúde. Isso é especialmente importante no ambiente de trabalho, onde as pessoas passam grande parte do seu dia.
As doenças podem afetar a capacidade de um trabalhador executar tarefas básicas. Em muitos casos podem ser observadas sequelas que permanecem durante a vida toda. Porém, quando a pessoa está vacinada dificilmente essas consequências ocorrem.
Melhora a saúde pública como um todo
O ambiente de trabalho é um local onde as pessoas precisam interagir frequentemente, por isso, é um lugar que merece atenção redobrada em relação à transmissão de doenças. Muitas vezes, um indivíduo adquire a doença onde trabalha e contamina toda sua família.
Tendo isso em vista, a vacinação ocupacional reflete não apenas no ambiente corporativo, mas extrapola os limites da empresa e exerce influência na saúde pública de modo geral.
Conclusão
Agora você já sabe que a elaboração de um calendário de vacinação é extremamente importante para promover a saúde dos trabalhadores, evitar prejuízos para eles, para a sociedade e também para o seu negócio.
Você pode consultar a NR 32 para definir a melhor forma de construir o calendário de vacinação na sua organização. Além disso, há empresas, como a Realizarte, que promove palestras e treinamentos voltados para a segurança e saúde no trabalho.
Lembre-se que a prevenção é fundamental, sobretudo no caso de doenças que podem atingir níveis alarmantes de contaminação. Enfim, cuide da sua equipe! Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue acompanhando nosso blog.