Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

O que é medidas preventivas

Medidas preventivas: dicas de ações práticas para eliminar acidentes de trabalho

SIPAT online

Infelizmente, acidentes de trabalho ainda são muito comuns nas empresas. Segundo dados oficiais da Previdência Social, o Brasil já registra cerca de 300 mil acidentes de trabalho anuais. Para contornar essa situação, é necessário o investimento cada vez maior em medidas preventivas para eliminar os acidentes de trabalho. Confira aqui algumas dessas medidas!

Acidentes de trabalho: entenda a situação do Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acidente de trabalho pode ser definido como a ocorrência imprevista e indesejável relacionada ao ambiente de trabalho, que provoca algum tipo de lesão.

Os dados mostram que a situação do Brasil em relação a ocorrência de acidentes de trabalho é preocupante. Segundo dados oficiais da Previdência Social, ocorrem cerca de 300 mil acidentes de trabalho anuais, com um total de 2.700 mil mortes por ano.

Desta forma, há uma necessidade urgente de investimento cada vez maior para contornar essa situação que os trabalhadores enfrentam diariamente. É importante destacar que o investimento na prevenção de acidentes traz benefícios não só para o trabalhador como para a empresa.

Vantagens de investir na prevenção de acidentes

O investimento na prevenção de acidentes traz inúmeras vantagens para todos os envolvidos na rotina. Entre as principais está a redução do número de acidentes e doenças ocupacionais, garantindo assim a saúde e integridade física dos colaboradores.

Além de reduzir o número de acidentes, as medidas preventivas também diminuem os gastos da empresa com indenização, contrato de mão de obra para substituir o colaborador, reabilitação, entre outros.

Dinâmicas para SIPAT

Isso sem mencionar que os funcionários tendem a se sentir mais motivados e produtivos em uma empresa que se preocupa com a sua segurança e bem-estar. Essas ações fortalecem a imagem não só dentro da empresa, como no mercado de trabalho.

Dicas para prevenção de acidentes

Para usufruir de todas as vantagens que a prevenção de acidentes pode promover para a sua empresa, é importante seguir algumas dicas práticas. Confira abaixo algumas delas:

1. Oriente sobre a importância de ter atenção no trabalho

É importante ter em mente que é preciso foco durante a execução das atividades, sobretudo aquelas que tenham algum tipo de risco envolvido. Conversas paralelas, uso de celulares ou até mesmo o cansaço podem acabar expondo o funcionário a acidentes. Por isso, é fundamental orientar os trabalhadores para que executem suas atividades com atenção e de forma adequada.

2. Alerte quanto a exposição imprudentes aos riscos

Muitas são as atividades que expõem os trabalhadores a riscos, por isso é importante que eles não só fiquem atentos como também sejam prudentes. Para isso, os funcionários devem evitar locais aos quais não têm autorização prévia e ficar longe de áreas e equipamentos que não possuem treinamento. Dessa maneira, qualquer situação que possa trazer risco ao trabalhador, pode ser evitada.

3. Crie uma cultura de organização

Ferramentas largadas no chão, produtos escorrendo pelo piso e  objetos no meio do caminho podem representar risco ao trabalhador. Por esse motivo, é fundamental que a empresa reforce a importância da organização e limpeza do ambiente de trabalho. Assim, os funcionários poderão circular pela empresa livre de riscos e acidentes.

4. Exija o uso de equipamentos de segurança

É obrigatório o fornecimento de equipamentos de segurança por parte da empresa. Entre os equipamentos mais comuns estão: luvas, protetores auriculares, capacetes, entre outros. Por meio da utilização desses equipamentos é possível evitar a ocorrência de acidentes que comprometam a saúde e integridade física do colaborador. Por isso, a empresa deve não só fornecer como também exigir o uso obrigatório de equipamentos de segurança.

Agora que você já conhece as principais medidas preventivas para evitar a ocorrência de acidentes, está esperando o que para colocá-las em prática? Se você já adota essas medidas, então compartilhe este post com seus amigos para que eles também possam se proteger de acidentes de trabalho. Para conferir mais conteúdos como esse, é só acessar o nosso blog!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Qual a vantagem de fazer a prevenção de acidentes?
NR: descubra quais são as principais atualizações e por que ocorreram

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu