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Equipe reunida para palestra motivacional

Para que serve uma palestra motivacional? Entenda aqui!

Você está percebendo que os colaboradores da sua empresa estão desmotivados, produzindo pouco? Isso é bastante comum nas grandes empresas, principalmente quando as tarefas dos profissionais são repetitivas e até maçantes, como ocorre em linhas de produção, por exemplo.

Uma solução para esse problema é a palestra motivacional, uma importante ferramenta para fazer com que as equipes da sua empresa tenham um “empurrão”, que faça com que eles se sintam motivados a trabalhar e se engajar com os objetivos da organização em que trabalham.

Para que você entenda a importância de uma palestra motivacional, nós elaboramos uma série com algumas situações que podem ser aperfeiçoadas na sua empresa, caso essa estratégia seja adotada. Além disso, também traremos orientações sobre como engajar colaboradores em palestras motivacionais. Continue a leitura e confira agora mesmo!

Situações que podem ser aperfeiçoadas nas empresas por meio de palestras

Uma palestra motivacional pode ser útil para diversas situações em uma empresa, como melhorar as estratégias corporativas, engajar colaboradores, incentivar o crescimento profissional, conscientizar sobre temas importantes e melhorar o clima organizacional. A seguir, vamos falar sobre cada um desses itens.

Eficácia das estratégias corporativas

Todas as empresas possuem estratégias corporativas previstas em seu planejamento que visam cumprir determinados objetivos, como dobrar ou triplicar a produção, a título de exemplo.

As empresas, conforme prevê o teórico Gareth Morgan, são vistas como uma máquina, na qual cada parte é responsável por uma função; as partes precisam trabalhar juntas para atingir um objetivo em comum. Sendo assim, com os colaboradores motivados, as estratégias corporativas serão atingidas com maior eficácia.

Engajamento dos colaboradores

O endomarketing é uma ramificação do marketing voltada exclusivamente para o público interno, proporcionando aos colaboradores um sentimento de pertencimento, fazendo com que eles se sintam importantes para a empresa, com papel fundamental para o seu bom funcionamento.

As palestras motivacionais são um exemplo de ação de endomarketing, podendo contribuir para que os funcionários se sintam engajados e motivados a darem sempre o melhor de si na execução de suas atividades.

Incentivo ao crescimento profissional

Colaboradores motivados sentirão a necessidade de sempre poder oferecer mais para as empresas e, com isso, serem recompensados com maiores salários e promoções de cargos, por exemplo. Sendo assim, o profissional terá mais vontade de dar continuidade aos estudos, fazer cursos complementares ou de pós-graduação, sempre trazendo novidades do mercado para a área em que atua.

Conscientização de assuntos importantes

As palestras motivacionais também podem ter um cunho informacional, proporcionando aos funcionários conhecimento sobre os assuntos que rodeiam o ambiente empresarial.

É possível desenvolver uma palestra que conscientize sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual, por exemplo, visando que os colaboradores nunca deixem de utilizar os EPI’s, e, assim, seja diminuída a taxa de acidentes de trabalho na empresa.

Melhora do clima organizacional

Quando os funcionários estão motivados com o seu trabalho, o clima na empresa tende a melhorar. Isso acontece porque não haverá a necessidade de repassar fofocas, armar boicotes ou gerar ruídos comunicacionais para que uma pessoa prejudique a outra, por exemplo.

Um colaborador motivado entende a sua importância e a de seus colegas para a empresa, age com ética e respeito, além de saber como proceder sempre que presenciar alguma irregularidade na organização.

Dicas para engajar colaboradores com uma palestra motivacional

Para que uma palestra motivacional realmente gere o aperfeiçoamento necessário nas empresas, é preciso que esses eventos engajem verdadeiramente os colaboradores. Veja 5 dicas para que isso se efetive.

Escolha bem os temas

É preciso ter um cuidado especial ao escolher os temas que serão abordados nas palestras. Busque assuntos que sejam de interesse dos colaboradores e, ao mesmo tempo, traga contribuições úteis para o dia a dia operacional da organização. Uma boa ideia para escolher temas que agradem a todos, por exemplo, é fazer uma pesquisa com sugestões de ideias para assuntos que poderão ser abordados.

Use vídeos e memes nas apresentações

As apresentações precisam ser criativas e interativas, e, para isso, utilizar vídeos é uma forma interessante de cativar o público e trazer experiências visuais. Além do formato audiovisual, outra ideia interessante é utilizar memes na apresentação. Os memes são imagens ou vídeos que viralizam na internet e disseminam informações de forma divertida e alegre.

Divulgue corretamente

A divulgação dos eventos internos é muito importante, e, para isso, é preciso contar com o suporte da equipe de comunicação interna da organização. Assim, serão analisados e escolhidos os melhores canais para divulgação. É possível produzir e fixar cartazes nas áreas comuns da empresa, enviar newsletters internas para os funcionários, produzir matérias em revistas, informativos internos e blog da empresa etc.

Ofereça brindes e faça sorteios

Para que os colaboradores se sintam ainda mais motivados a participar das palestras motivacionais, experimente oferecer brindes e fazer sorteios para os participantes. Podem ser feitas parcerias com empresas locais para doar produtos ou vendê-los a preços mais atrativos para a sua empresa.

Esses sorteios podem ser feitos sempre ao final de uma palestra da SIPAT ou, então, no decorrer do próprio evento. É possível também promover interações, como dar brindes para o colaborador que for mais ativo fazendo perguntas ou o que mais comentar sobre o evento nas redes sociais, por exemplo.

Solicite o feedback dos participantes

Para mensurar o grau de satisfação e engajamento dos colaboradores com as palestras realizadas, coletar os seus feedbacks é muito importante. O recomendado é aplicar uma pesquisa de satisfação, que pode ser feita por e-mail ou até mesmo pelo preenchimento de um formulário ao final do evento.

O objetivo desse tipo de pesquisa é analisar aspectos que agradaram e outros que podem ser melhorados em palestras futuras. Assim, o evento vai sempre promover resultados positivos e impacto verdadeiro na vida dos colaboradores.

Viu como uma palestra motivacional pode gerar benefícios para a sua empresa? Esses são apenas alguns deles! Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Sua empresa merece um clima leve e motivado e nós podemos contribuir para isso!

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