Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Segurança do trabalho - A diferença entre EPI e EPC

Você sabe qual a diferença entre EPI e EPC? Tire suas dúvidas aqui!

SIPAT online

Se você tem alguma dúvida sobre a diferença entre EPI e EPC, nós vamos solucioná-la para você. Além das descrições, você vai encontrar exemplos práticos para facilitar o entendimento. Ao final do texto, também aproveitamos para falar um pouco da importância da segurança.

O assunto merece toda a atenção, pois os equipamentos de proteção salvaguardam quem os utiliza e a empresa também. Afinal, ela tem responsabilidade sobre a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores. Então, confira as definições:

O que é EPI (Equipamento de Proteção Individual)?

Os equipamentos de proteção individual são usados para garantir a segurança, evitar acidentes e proteger a saúde individual dos trabalhadores. A empresa é obrigada a fornecê-los gratuitamente e nas condições ideais de funcionamento. Além disso, a atenção com os colaboradores é importante para a motivação e a produtividade.

Exemplos de EPIs

Para facilitar, os exemplos estão separados abaixo por categorias. Dentre elas estão:

  • proteção da cabeça: como capacete e capuz;
  • proteção do tronco: é o caso dos coletes;
  • proteção dos olhos e da face: óculos;
  • proteção auditiva: como protetor auricular e abafadores;
  • proteção respiratória: respirador;
  • proteção dos membros superiores: luvas e braçadeiras;
  • proteção dos membros inferiores: botas e calças.

O que é EPC (Equipamento de Proteção Coletiva)?

Os equipamentos de proteção coletiva cumprem a mesma função dos EPIs, ou seja, garantem a segurança, evitam acidentes e protegem a saúde, mas, nesse caso, de um grupo de trabalhadores. Contudo, não é apenas o tipo de equipamento que é utilizado que define se ele é um EPI ou EPC, mas a sua função. Isso porque, dependendo da situação, alguns deles podem ser compartilhados, servindo para proteção coletiva. Veja nos exemplos abaixo:

Dinâmicas para SIPAT

Exemplos de EPCs

Dentre os dispositivos individuais que podem ser compartilhados pelo grupo para reduzir riscos, podemos citar: kits de primeiros socorros, chuveiros de segurança e a máscara de solda. Além deles, ainda são considerados EPCs:

  • sirenes de aviso em veículos, como empilhadeiras e caminhões;
  • cones, fitas e correntes delimitadoras de espaço;
  • grades de contenção;
  • barreiras diversas (inclusive contra radiação);
  • placas de alerta de segurança.

Qual a importância dos EPIs e EPCs?

O cuidado com a segurança próprio das companhias aéreas é um bom exemplo para falar da importância dos equipamentos de proteção. Até pelo grande risco envolvido, os critérios de segurança em aeronaves são bastante rígidos e é principalmente por conta disso que elas representam um baixo risco em comparação a outros meios de transporte.

Isso significa que, quanto maior for a atenção com a proteção, menor será o risco. O que devemos ter em mente é que dificilmente um acidente ocorre em decorrência de um problema isolado, mas de uma sequência de acontecimentos ou erros.

Por isso, se ocorrer algum acidente em que, por exemplo, uma grade de contenção não seja suficiente para evitar danos, é essencial que as pessoas expostas ao risco estejam individualmente protegidas, ou seja, EPIs e EPCs se complementam.

Para concluir, considerando a diferença entre EPI e EPC, é importante lembrar que eles não têm a função apenas de garantir a segurança. O bem-estar e a saúde dos colaboradores também dependem desses produtos. A exposição sonora contínua, o contato com certas substâncias e as atividades repetitivas podem gerar problemas evitáveis com o uso conjunto dos dois tipos de equipamentos.

Agora, que tal receber novas informações que o ajudem a garantir a proteção adequada? Para isso, assine nossa newsletter!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Como ter colaboradores mais atentos dentro do ambiente de trabalho?
Conheça as principais medidas de segurança do trabalho

Posts relacionados

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu