Muitos são os medos de quem é convidado ou contratado para dar uma palestra em uma empresa. Entre os principais deles, estão as perguntas indesejadas que podem ser feitas pelos funcionários ou outras pessoas que estão assistindo à apresentação.
Imagine a seguinte situação: você se prepara em vários sentidos para uma palestra, mas é abordado por uma pergunta indiscreta durante o evento. O que fazer?
Para se sair bem em uma situação como essa, é preciso ter muito jogo de cintura, para que a sua imagem não seja prejudicada e também para que a empresa que o contratou perceba o seu valor como profissional.
Com o objetivo de fazer com que você entenda como lidar com perguntas indesejadas nas suas palestras, desenvolvemos uma lista com uma série de dicas que podem ser praticadas nesses momentos. Acompanhe nos tópicos a seguir!
Esteja concentrado
A concentração é um ponto muito importante para saber lidar com perguntas indesejadas. É necessário que você esteja preparado para as interrupções, uma vez que elas podem acontecer a qualquer momento, em qualquer circunstância.
Assim, é preciso estar atento a tudo o que se passa no local em que a palestra está sendo realizada, mas jamais perder o foco. As perguntas devem ser sempre respondidas, por mais que sejam indesejadas. Porém, o ideal é que o assunto não seja desviado.
Saiba lidar com situações de footing
Footing é um processo da sociolinguística interacional, proposto pelo estudioso da área Erving Goffman. Trata-se do processo da mudança de códigos, ou seja, quando um discurso é interrompido e muda de foco.
O footing pode ocorrer, portanto, quando alguém está palestrando e é interrompido por uma pergunta de uma pessoa da plateia. Essa pergunta pode fazer com que o discurso mude de foco, mas é preciso saber lidar com essa situação, responder rapidamente e de forma objetiva para, em seguida, retomar o assunto principal.
Conheça bem a empresa que o contratou
Além do assunto que será abordado na palestra, quando você é contratado para palestrar em uma SIPAT, por exemplo, precisa também estudar sobre a empresa que o contratou.
Quem são os diretores da empresa? Quais são as políticas adotadas pela organização em relação aos seus funcionários? Qual é o perfil dos colaboradores? Como se desenvolve a cultura organizacional? Todos esses questionamentos devem ser levados em consideração para que você possa adotar um discurso bem direcionado para o público, o que evita as perguntas indesejadas.
Prepare materiais dentro da realidade da empresa
Com base nos conhecimentos adquiridos no estudo que você fez sobre a empresa, é possível preparar materiais que vão ao encontro da realidade da organização.
De nada adianta você preparar um material que utiliza muita tecnologia, como recursos de realidade aumentada, se os funcionários da empresa são pessoas de mais idade ou leigas, que não sabem como trabalhar com esse tipo de produto.
De maneira geral, é preciso compreender que as perguntas indesejadas podem acontecer em qualquer situação. É preciso sempre manter o estilo e a pose, tentando concluir a sua linha de raciocínio.
A Realizarte Palestras ministra palestras e treinamentos comportamentais em diversas áreas do conhecimento e tem a expertise necessária para lidar com todos os tipos de situações. Entre em contato conosco e saiba mais!