Você já ouviu falar sobre a SIPAT? Essa sigla significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Ou seja, diz respeito a um período em que diversas atividades, práticas e cursos são ministrados a fim de evitar a ocorrência de incidentes no dia a dia dos funcionários nas empresas.
Existem diversos temas para SIPAT, que podem ser trabalhados pelos gestores e empresários com os seus colaboradores. Entretanto, algumas temáticas são de suma importância e têm um destaque particular. Pensando nisso, desenvolvemos este post com 3 dicas para você, gestor, não errar nas escolhas dos focos da SIPAT. Confira!
SIPAT, qual a sua importância?
Essa pergunta é muito interessante. Afinal, nos mais diversos tipos de negócios, há situações e tarefas que podem gerar danos à saúde dos funcionários. Muito além dos problemas trabalhistas decorrentes desses acidentes, existe o fato de que o seu colaborador pode ter a sua vida completamente alterada por um incidente que poderia ser evitado.
Casos de mutilações em máquinas industriais, por exemplo, são bastante recorrentes e ilustram a importância de se adotar práticas preventivas. A SIPAT procura conscientizar os trabalhadores sobre a saúde e a segurança no seu local de trabalho.
Durante uma semana, os gestores e o departamento de recursos humanos organizam palestras e atividades voltadas a esse assunto. Com isso, temas importantes são debatidos e o conhecimento é, de fato, construído. Assim, minimizam-se os riscos a que um colaborador está exposto no seu trabalho.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a SIPAT, vamos destacar dicas para definir os temas da reunião. Confira!
3 dicas para não errar na escolha dos temas
1. Conheça o interesse dos seus empregados
Isso é primordial! Discutir previamente com seus colaboradores quais os fatos que mais estão gerando dúvidas entre eles, por exemplo, é uma forma inteligente de organizar os temas da sua SIPAT. Após isso, procure trabalhar essa temática e conseguir sanar todas as dificuldades envolvidas nessa questão.
Lembre-se que os colaboradores são as peças fundamentais para o bom andamento do seu negócio. Ouça todas as propostas e analise as mais interessantes a serem aplicadas na sua SIPAT. Com isso, as atividades tendem a ter mais engajamento e participação dos trabalhadores. Pense nisso!
2. Pesquise temas que estão em alta
Essa é outra alternativa bastante interessante. Analise os temas que estão mais em voga e defina os que são mais importantes para a sua equipe. Não se esqueça que os temas devem ter uma relação com as atividades desempenhadas por seus funcionários.
Imagine que a sua pesquisa pessoal encontre que a temática da Indústria 4.0 esteja em alta. Porém, o seu negócio é focado na prestação de serviços gerais. É muito provável que esse tema não seja interessante e direcionado à sua atividade.
3. Discuta sobre higiene pessoal e saúde
Esses temas são importantíssimos. Procure abordar os principais agravos à saúde e doenças transmissíveis. O enfoque na AIDS e em doenças sexualmente transmissíveis é imprescindível. Procure também contar com a presença de um profissional da área de saúde a fim de esclarecer as principais dúvidas com maior propriedade.
Há inúmeros temas para SIPAT. O principal é entender as demandas e necessidades do seu negócio e, assim, estruturar os pontos que devem ser abordados. Além disso, focar em uma organização bem-feita é outro detalhe que merece atenção. Analise, pesquise e implemente as melhores soluções no seu evento.
Tem dúvidas de como fazer isso? Os consultores da Realizarte Palestras estão prontos para ajudá-lo a encontrar uma boa solução. Entre em contato agora mesmo!