Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

As principais medidas de segurança do trabalho

Conheça as principais medidas de segurança do trabalho

Em todo ambiente organizacional é preciso conhecer as principais medidas de segurança do trabalho para evitar imprevistos e reduzir os riscos de acidentes. Sem as devidas orientações, qualquer descuido pode gerar grandes problemas — principalmente para funcionários menos experientes com o manuseio de certos materiais ou durante o uso de novos equipamentos.

Assim, é necessário estar a par de informações valiosas para preservar a integridade e a saúde da equipe. Vamos conhecer as medidas de segurança mais eficientes para garantir um local de trabalho mais seguro e mais produtivo? Confira!

Incentivar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivo (EPCs)

Equipamentos de proteção são acessórios feitos para proteger os colaboradores durante o exercício de suas atividades operacionais. Eles são divididos em duas categorias:

  1. EPIs: são materiais de uso pessoal exclusivo (botas, sapatos, luvas, aventais, óculos, capacetes e protetor auricular).
  2. EPCs: são equipamentos de uso comum a todos que transitam no local de trabalho (cones, correntes de segurança, sirenes, alarmes, sistemas de ventilação e exaustores).

É essencial promover e incentivar o uso correto desses materiais: além da exigência da legislação, eles são muito importantes para garantir a saúde e a integridade dos profissionais.

Divulgar os riscos e suas formas de prevenção

Os funcionários devem conhecer os riscos aos quais estão sujeitos nas tarefas que forem executar. Essas informações podem ser dadas tanto por meio de capacitações e treinamentos regulares, como também por medidas de prevenção e orientações para procedimentos necessários em casos de emergência.

O responsável pela segurança pode fiscalizar e realizar simulações, a fim de incentivar o comportamento seguro e corrigir hábitos prejudiciais.

Organizar o ambiente com sinalização e instruções claras

Os equipamentos e máquinas devem conter instruções de operação acessíveis e claras, como manuais POP (Procedimento Operacional Padrão). Riscos precisam ser apontados com placas — como explosões, corrosões, choques e queda de materiais — e EPCs devem ser localizados e sinalizados em áreas de fácil visualização e acesso.

O local de trabalho, por sua vez, deve estar sempre limpo, adequadamente higienizado, organizado e iluminado. Além disso, é essencial que a pintura de faixas seja mantida sempre em perfeitas condições, pois isso evitará acidentes ocasionados pela invasão indevida aos ambientes restritos, por exemplo.

Definir sistemas de comunicação rápidos

Utilizar técnicas de comunicação rápida é fundamental para reagir em momentos inesperados. Com elas, é possível transmitir uma mensagem a toda a equipe quando for necessário evacuar rapidamente um local em risco ou retirar trabalhadores feridos.

Cumprir as atribuições da CIPA

A CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é um time formado por colaboradores e um representante entre os profissionais de segurança do trabalho. A CIPA foi criada pela Norma Regulamentadora n°5, que também controla as atividades exercidas por essa comissão.

Toda empresa com mais de 20 funcionários deve ter essa comissão, independentemente do nível de risco que seu segmento represente. A escolha dos integrantes ocorre por meio de uma eleição com os interessados. A votação é feita secretamente, em cédulas comuns e a participação é facultativa.

O objetivo da CIPA é analisar os acidentes que já ocorreram e evitar que eles se repitam. Além disso, procura detectar qualquer risco de acidente em potencial e aconselhar sobre o uso correto dos EPIs, uma das principais medidas de segurança do trabalho.

Outra atribuição da CIPA é organizar e promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Com abordagens interativas referentes à segurança do local de trabalho e qualidade de vida, essa ação inclui cursos, dinâmicas, palestras, gincanas, entre outras atividades. Normalmente, a SIPAT é realizada por empresas especializadas nesse setor.

Viu como as medidas de segurança do trabalho são essenciais e por que são consideradas um grande diferencial na qualidade organizacional? Incentive seus colaboradores a utilizá-las adequadamente através de palestras e treinamentos em sua empresa, pois esta é uma forma segura de garantir a proteção e o bem-estar de todos.

E se você gostou deste conteúdo e quer saber quem somos e o que fazemos, curta nossa página no Facebook e descubra muito mais! Até a próxima!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Acidentes de trabalho, CIPA, EPC, EPI, Prevenção de acidentes, Segurança no trabalho, SIPAT
Você sabe qual a diferença entre EPI e EPC? Tire suas dúvidas aqui!
Sae Towers comemora sucesso de palestra show durante a SIPAT 2016

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.