Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Palestras motivacionais

Conheça os principais tipos de palestras motivacionais!

SIPAT online

Por mais que você tenha pensado bastante antes de escolher uma carreira e tenha certeza que está numa área que gosta, certamente já passou por algum momento de baixo rendimento. Isso é normal, pois até o melhor trabalho tem seu lado ruim. Por isso, esporadicamente, as empresas investem em palestras motivacionais. Se você pretende melhorar o desempenho da sua equipe, essa pode ser a solução.

Mas, é claro, motivar seu time nunca é uma tarefa fácil. Você precisa capturar a atenção da equipe, mantê-los interessados no assunto e garantir que levem algo mais daquela experiência quando saírem. Uma palestra pode ser mais do que um discurso: pode ser um show para que todos admirem.

Dentro desse contexto, convém que você conheça diferentes tipos de palestras para SIPAT e, assim, possa escolher a temática ideal para os colaboradores da sua empresa. Afinal, cada organização tem um perfil de público interno, que pode gostar mais de determinados temas.

Novos formatos de palestras motivacionais

Novos formatos para palestras surgem juntamente com as novas tecnologias, indo além das apresentações tradicionais. Veja alguns deles a seguir:

Timeline do Facebook

As redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas e incorporá-las às palestras pode ser uma estratégia interessante. Por isso, você pode criar uma página no Facebook com os tópicos da sua palestra e mostrá-los no telão, em vez de utilizar slides, por exemplo.

Isso é interessante porque também pode estimular a interatividade, uma vez que as pessoas presentes podem entrar na página e deixar comentários nas publicações com perguntas ou opiniões sobre os assuntos debatidos.

História em quadrinhos

Outro formato que vem sendo bastante adotado são as histórias em quadrinhos. Assim, de forma lúdica, é possível criar personagens que vivenciem narrativas que envolvem o tema abordado.

As histórias em quadrinhos contribuem para que aquilo que o palestrante está dizendo seja complementado, de uma forma que mescla entretenimento e aprendizado em um mesmo local.

Softwares para apresentações

Além do tradicional Power Point, outros softwares muito mais dinâmicos podem ser utilizados para a transição de slides em uma palestra. O Prezi e o Boom Amazing são bons exemplos de programas que podem ser usados para essa finalidade.

Agora que você já conhece os novos formatos para fazer palestras motivacionais, deve estar se perguntando sobre os temas que podem ser abordados nessas apresentações.

Pensando nisso, listamos alguns dos principais tipos de palestras motivacionais que você pode desenvolver na sua empresa. Acompanhe e saiba mais!

Temas para palestras motivacionais

Depoimentos da liderança

Ter alguém importante dentro de um segmento falando sobre como os demais podem chegar até onde ele está é uma técnica de motivação antiga. Não que esteja obsoleta, mas é muito mal utilizada.

Não basta colocar algum gestor no púlpito: precisa ser “O Gestor”, uma verdadeira figura de liderança. Se o público reconhece quem fala e respeita essa pessoa, as palavras dela terão muito mais efeito do que a de algum grande empresário sem visibilidade.

Palestra show

Estamos vivendo tempos de interatividade, personalização e inovação. Este tipo de palestra reúne todas essas características, deixando para trás modelos engessados.

palestra show é ideal para quando se há a necessidade de engajar e motivar o público (de qualquer nível hierárquico), já que o coloca como prioridade. Como? Promovendo o diálogo e focando no desenvolvimento do participante!

Na palestra show, o palestrante é também um condutor, guiando a participação do público na conversa e no palco. Assim, o rumo do show dependerá muito mais das escolhas abordadas pelos seus colaboradores — e é exatamente por isso que eles se verão representados!

Além disso, esse modelo de palestra ainda pode contar com elementos de entretenimento, como truques de mágica, humor e conteúdos interativos, o que faz com que a mensagem transmitida seja memorizada com mais facilidade. A partir daí, o efeito da palestra será mais eficiente!

Histórias de vida e superação

Uma fórmula comum para uma palestra motivacional é o exemplo de outras pessoas: as que conseguiram sucesso, apesar de todas as adversidades. Essa é uma técnica muito eficiente, pois, mesmo que você não conheça o palestrante, sempre é possível se identificar ou simpatizar com algumas das suas dificuldades.

Claro, você deve sempre evitar que esse tipo de palestra fique muito superficial. Alguém que teve que “vender o carro e pegar ônibus” não teve a mesma dificuldade de alguém que “teve que sair do país onde morava, esperar meses por uma oportunidade e se manter com o que tivesse à sua disposição”.

Temas práticos

Em alguns casos, o pragmatismo é a melhor opção. Nem todos querem palavras de conforto, mas sim soluções para problemas concretos. Essa palestra motivacional, no lugar de exemplos de indivíduos, mostra especialistas em suas áreas, falando sobre suas práticas e coisas que são familiares para quem assiste.

Por exemplo: um escritor renomado dando dicas para aspirantes sobre como terminar seu primeiro livro. Basta que as orientações sejam concretas. Instruções que podem, em certa medida, serem seguidas.

Finanças pessoais

As finanças pessoais afetam diretamente a todos os indivíduos, pois todos temos contas a pagar e é necessário administrar bem o nosso dinheiro. Por isso, desenvolver palestras que falam sobre esse assunto é muito interessante.

Podem ser apresentadas dicas sobre como economizar dinheiro, tipos de investimentos que podem ser realizados como pessoa física, como a poupança ou o tesouro nacional, por exemplo.

Cultivo de relacionamentos saudáveis

É natural que alguns colaboradores das empresas sejam ótimos em suas funções técnicas, mas tenham dificuldades em cultivar relacionamentos saudáveis com os seus colegas de trabalho.

Por isso, uma palestra com dicas de relacionamento no trabalho pode ser importante para estimular o trabalho em equipe, que é muito benéfico para as empresas. Estratégias envolvendo a educação e o respeito ao próximo são exemplos que podem ser desenvolvidos dentro dessa temática.

Produtividade

Ser mais produtivo no dia a dia é algo de interesse de todos os profissionais, pois, assim, é possível cumprir metas nas empresas e receber bonificações ou reconhecimento profissional por conta disso.

Algumas tarefas simples e costumes que podem ser desenvolvidos fazem com que a produtividade seja aumentada, sendo esse um tema interessante para palestras.

Esses são alguns dos principais temas para palestras motivacionais que podem ser abordados na sua empresa. Inspire-se neles e planeje bons eventos para os colaboradores da organização que você trabalha.

Tem mais dicas interessantes de temáticas que não sugerimos aqui? Então deixe um comentário no espaço abaixo. A sua opinião é sempre muito importante para que possamos aperfeiçoar ainda mais os nossos conteúdos.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
,
Movimento abril verde: a importância da segurança do trabalho
Transforme a sua SIPAT em um treinamento de segurança no trabalho

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu