Um gerente de logística deve conhecer o PGR e dar prioridade a segurança no trabalho, especialmente porque isso afeta a produtividade da empresa.
Por isso, é possível criar um Programa de Gerenciamento de Riscos, gerando resultados bem expressivos.
Porém, essa ferramenta ainda gera dúvidas para muitas pessoas, sendo assim, vamos conversar sobre ela nesse artigo.
Vamos mostrar o que é o PGR de forma geral, além de explicar como você pode usar o PGR para conseguir mais segurança no trabalho.
Entenda mais sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos
O próprio nome já é autoexplicativo. O PGR, é uma estratégia que tem o objetivo de fazer um mapa, para encontrar possíveis riscos de segurança.
Sempre que segurança no trabalho é falado, aparece uma necessidade de encontrar todos os possíveis riscos, alguns deles podem ser: físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, ou seja, tudo aquilo que pode afetar a integridade física do funcionário.
Dessa forma, o gerente precisa estar atento a todas essas situações. PGR é uma estratégia completa, que tem o objetivo de prevenir acidentes que podem prejudicar os funcionários, integridade da empresa e o meio ambiente.
Outro ponto importante, é que esse programa além de prevenir, cria protocolos, caso haja um acidente, para que ele seja minimizado.
A importância de reduzir os riscos
Quando ocorre emergências, alguns requisitos são definidos e por meio desses requisitos é possível criar regras para minimizar e reduzir os riscos.
Criando boas práticas de emergência, as ações preventivas podem ser executadas com foco em evitar que muitos acidentes ocorram.
Casa a empresa tenha algum grau de risco, é necessário a implementação do PGR. E tem alguns requisitos importantes que o PGR precisa possuir. Alguns deles são:
- Método para se tomar decisões;
- O estudo sobre PGR e análise;
- Termo referente a criação de um estudo sobre análise de risco;
- Termos com referências para criação do
O Programa de Gerenciamento de Riscos é muito complexo, por precisar levar em consideração todos os requisitos que, mesmo de forma mínima, apresente algum risco.
Fazendo isso, a qualidade de vida do funcionário é muito maior, fazendo com que a sua confiança e credibilidade sejam aumentadas.
A importância do PGR
É muito importante observar se existem fatores de riscos no ambiente empresarial. O correto a se fazer, é realizar uma avaliação criteriosa para identificar todos os possíveis riscos e assim reduzi-los ao máximo.
Esse papel é de responsabilidade do gerente, que tem a obrigação de fazer com que essa ameaça não se torne um problema.
Além disso, podemos ver que o risco só se torna um fator de perturbação quando não é monitorado. Isso porque, todos os setores de uma empresa podem ser desenvolvidos sem maiores problemas, basta que eles sejam bem avaliados.
Algumas aplicações para PGR
Agora que vimos a importância do PGR, vamos entender quais são algumas de suas aplicações na prática.
Na fabricação do produto
Um dos lugares que há mais riscos é na linha de produção de uma empresa, isso porque existem algumas máquinas que expõem o funcionário.
Algumas dessas máquinas, possuem riscos de contato com produtos químicos, choques elétricos e chance de corte.
Dessa forma, o PGR atua para antecipar e saber os fatores de risco, com foco em evitar que acidentes ocorram.
Em centros de distribuição
Nesses locais, também há elementos que expõem o funcionário a malefícios no ambiente de trabalho.
Um exemplo é o uso de uma empilhadeira, seja por falta de atenção ou mau uso, pode levar a interferir na integridade física do funcionário.
Sendo assim, é preciso se antecipar e evitar que esse tipo de problema aconteça, para que não ocorra algo pior.
Transporte de cargas
Nesse caso, precisam ser observados fatores como riscos de roubo de carga.
Outro ponto importante, é que a falta de manutenção nos veículos pode deixá-los inutilizados. Isso pode paralisar o setor, diminuindo a produtividade.
Como vimos nesse artigo, usar o PGR é fundamental, já que esse tipo de estratégia previne eventuais acidentes.
Além disso, foi observado que PGR pode ser usado nos mais diversos setores da sua empresa, diminuindo eventuais riscos.
Receba em seu e-mail nossos artigo, assine nosso Newsletter.