Prezar pela saúde do trabalhador é uma das principais atribuições do técnico em segurança do trabalho. É por isso que esse profissional precisa ter um amplo conhecimento sobre as principais doenças e problemas de saúde que acometem as pessoas nas empresas.
Afinal, somente assim é possível desenvolver atividades preventivas, como as palestras educativas, organização de uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), etc.
Para que você saiba mais sobre o assunto, desenvolvemos uma lista com as principais doenças que prejudicam a saúde do colaborador nas empresas. Acompanhe nos tópicos a seguir!
LER/DORT
A Lesão do Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são doenças muito comuns nas organizações e atingem a todos os setores, desde as linhas de produção até os profissionais que trabalham em escritório.
Um operário do setor produtivo pode adquirir essas doenças por ter que realizar diversas vezes por dia o mesmo movimento ao operar uma máquina, por exemplo. Já nos escritórios, permanecer por muito tempo na mesma posição, sentado em frente a um computador com a postura incorreta, também pode causar distúrbios.
Doenças psicossociais
As doenças psicossociais iniciam com o estresse e a ansiedade e podem desencadear para outras mais graves, como a síndrome do pânico ou a depressão. Tratam-se de doenças que, quando têm origem no trabalho, ocorrem por conta da pressão excessiva e de um ambiente caótico, com relações interpessoais problemáticas, carga horária abusiva etc.
Apesar desses transtornos serem mentais, eles também podem fazer com que os colaboradores sofram com problemas físicos, como dores de cabeça e musculares, bem como distúrbios gastrointestinais.
Surdez
Profissionais que exercem suas funções em um ambiente barulhento, como os trabalhadores da construção civil e os operários das fábricas, podem correr o risco de terem surdez.
Isso acontece porque a audição humana é prejudicada quando somos expostos a ruídos com mais de 85 decibéis, por mais de 6 horas em um único dia. É por isso que as jornadas de trabalho desse tipo de colaborador precisam ser adaptadas, além de ser recomendado o uso de EPIs, como os protetores auriculares.
Intoxicações químicas
Indústrias que trabalham com substâncias químicas tóxicas, como tintas, por exemplo, podem provocar doenças em seus colaboradores, por conta do contato que eles têm com esses elementos.
As intoxicações podem causar danos como a dermatose ocupacional, que são as doenças na pele como a dermatite, infecções, úlceras e cânceres de pele. Também é bastante comum a asma ocupacional com o estreitamento das vias respiratórias por causa da inalação de partículas contaminadas no ar.
Desenvolver ações para preservar a saúde do trabalhador é muito importante não só para evitar que a empresa responda por processos trabalhistas, mas também para proporcionar mais qualidade de vida a essas pessoas. Isso resulta em mais produtividade dos funcionários e, consequentemente, mais lucratividade para a organização.
Uma alternativa para prevenir essas doenças é investir na educação dos colaboradores por meio de palestras e treinamentos comportamentais. Nós da Realizarte Palestras podemos ajudar nesse sentido! Entre em contato conosco e saiba mais!