O Brasil é, proporcionalmente, um dos países que mais têm trabalhadores envolvidos em acidentes de trabalho registrados em todo o mundo. Entenda como funciona um sistema que inibe esses acidentes.
O problema, infelizmente, é estrutural, não se trata de pura desatenção coletiva do trabalhador brasileiro por algum motivo genético. Os canteiros de obras não são profissionais como deveriam, assim como os treinamentos são abreviados, tudo para que o lucro, na maioria dos casos, seja potencializado. Acidente de trabalho é um assunto seríssimo, e precisa passar a ser visto exatamente dessa forma.
Culturalmente falando…
Antes de propormos algumas formas de como amenizar a situação, é importante destacar que, apesar de não se tratar de um DNA específico dos habitantes do País, certo desleixo durante as etapas de trabalho acabou se tornando algo cultural, natural dentro dos ambientes. Isso acaba, quase que inconscientemente, passando dos funcionários mais antigos para os mais novos.
A primeira forma de acabar com esse “desligamento” corriqueiro é passar o bom exemplo para os que estão chegando, efetuando todas as etapas de prevenção, utilizando todos os equipamentos, colocando em prática todos os processos necessários para garantir a segurança.
Invista em treinamentos
A mudança de cultura nos ambientes de trabalho é uma via de duas mãos, já que a transmissão do sentimento de responsabilidade só acontecerá se todos os envolvidos na obrigação de manter a segurança cumprirem com os seus respectivos papéis.
Cabe aos contratantes criar meios de oferecer a estruturação necessária para que o número de mais de 700 mil acidentes por ano no País não continue em gradual crescimento. Os equipamentos e as máquinas devem estar sempre tinindo, com testes de acordo com as necessidades de cada uma delas.
A quantidade de funcionários contratados para uma determinada atividade, seja construção, transporte, logística, não importa, deve ser mensurada de forma que todos possam trabalhar, efetuar suas tarefas, sem que seja necessário se transformar em um polvo no ofício, em um verdadeiro multitarefas.
Quando temos uma quantidade considerável de informações e obrigações na cabeça, aumentando a pressão de forma desmedida, sabemos que o que fatalmente acontecerá é começar a apressar as tarefas, para terminar tudo mais ou menos dentro do período que foi estipulado como limite.
Deve-se considerar também o fato de que o trabalhador, em geral, recebe pouquíssimo respaldo dos chefes e donos das empresas, o que significa que, se tais designações não forem cumpridas de acordo com o que se espera, mesmo que seja demais da conta, existe a possibilidade real de acabar perdendo o emprego, o que, na atual conjuntura do País, pode ser catastrófico para o trabalhador.
Então, se você é dono de um negócio, grande ou pequeno, tem total responsabilidade sobre a segurança de seus funcionários e deve sim montar uma equipe bem distribuída, condizente com todas as atividades de rotina de sua empresa, para que o número de acidentes no País não continue aumentando.
Acidente de trabalho: Mantenha uma comunicação efetiva e evite-o
A falta de comunicação é um problema grave até mesmo em empresas de comunicação, imagine então em outras vertentes de produção. Sempre, mas sempre mesmo que notar algo de diferente em qualquer etapa do processo que realiza, seja em alguma máquina, em algum espaço, objeto, qualquer coisa, reporte isso ao seu superior, o mais rápido possível.
Manter a comunicação com os colegas de trabalho, com os chefes ou subordinados, é obrigação de todos aqueles que fazem parte de um corpo de funcionários. O sistema de direcionamento de comunicação deve ser esquematizado de acordo com o que abordaremos agora.
Explore a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
Foi criada em séculos passados (não necessariamente com esse nome), com o boom na industrialização de países europeus e, gradativamente importada para as atividades no Brasil, de acordo com a aparição das grandes fábricas por aqui, sendo regulamentada algumas décadas atrás como NR-5, como você certamente escutará falar mais vezes.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, como conhecemos hoje, é uma obrigação direcionada às empresas com determinados números de funcionários para também determinadas atividades comerciais. Uma companhia de tecnologia da informação, por exemplo, tem uma rotina diferente do que uma de engenharia civil, exatamente por isso as exigências são diferentes.
Acidente de trabalho: CIPA importante aliada para eliminar
O que é certo é que a CIPA consiste em uma equipe de funcionários eleitos pelos próprios trabalhadores da empresa, todos passam a ficar responsáveis por levar as atribuições adiante, montar as estratégias não apenas para que acidentes de trabalho não aconteçam, mas para zelar pela saúde de todos.
Os “cipeiros” ficam na função de avaliar os riscos de todos os processos de produção, assim como de organizar treinamentos para esquipe de funcionários, elaborar panfletos e peças de divulgação de prevenções básicas na rotina, dicas de saúde, avaliar se os espaços são ergonômicos o suficiente (organizados e seguros)
Se você for um dos funcionários que não se elegeu, a sua missão é levar tudo o que foi dito a sério, cumprindo com todas as indicações, participando dos treinamentos e, assim como já discutimos, passando as informações e os processos à frente, àqueles que chegaram depois de você na companhia e ainda não tiveram tempo de absorver todas as precauções.
Agora, se fizer parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de sua companhia, como contrapartida por ganhar estabilidade no emprego pelo ano de atuação e também pelo seguinte, terá que atuar como um grande paizão dos funcionários, agindo intensamente na criação de mecanismos para conscientizar e proteger a todos.
Seja um trabalhador ativo
Para concentrar tudo que foi dito até agora, o segredo para não se envolver em acidentes de trabalho é se tornar um trabalhador ativo, mesmo que não participe da linha de frente dos processos. É seu dever comunicar, alertar, brigar por períodos de trabalho que não sejam completamente extenuantes, informar colegas, enfim, ser atuante.
Não andar por aí assobiando e pensando no que será do final de semana ou no que foi o resultado do futebol de quarta também ajuda bastante a evitar um acidente de trabalho, é sempre bom lembrar.