Acidentes de trabalho são situações terríveis as quais nenhum colaborador ou empresa gosta de enfrentar. Além de ser um transtorno para a saúde da pessoa, um acidente tem o poder de abalar toda a equipe e sua produtividade.
Para evitar esse tipo de episódio, as empresas e indústrias desenvolvem políticas internas de segurança do trabalho, algo que complementa as leis trabalhistas já estabelecidas. O que acontece é que, muitas vezes, a empresa faz tudo o que está ao seu alcance para evitar os acidentes, mas sofre com a negligência dos colaboradores.
Um dos maiores desafios dos gestores hoje em dia é contextualizar a importância da segurança do trabalho junto às equipes, por isso, compilamos aqui algumas informações que podem ser úteis para você que precisa conscientizar seu time sobre a segurança laboral. Confira!
A segurança do trabalho e o papel de cada um
O início da conscientização começa com cada um sabendo do seu papel. Em termos de segurança no ambiente de trabalho, não há segredos. A empresa deve fornecer os EPIs, efetuar os mapas de risco, aplicar as sinalizações e oferecer treinamentos necessários.
Já os colaboradores devem respeitar as regras internas de segurança, utilizar os EPIs para desempenhar as atividades e sempre se atentar aos riscos do ambiente, evitando atitudes negligentes.
Por fim, os gestores devem estar alinhados com a política interna de segurança e precisam orientar e cobrar de seus comandados o respeito às regras e o uso dos itens de proteção.
Como engajar os funcionários nesse tema
Provavelmente essa pergunta já tirou o sono de muitos gestores. O fato é que o engajamento dos colaboradores nas questões de segurança do trabalho passam pela influência do líder de equipe. É ele que precisa transmitir a mensagem de maneira eficiente e clara para todos, e também fazer as cobranças e correções necessárias.
Veja algumas dicas de como engajar a equipe.
1. Transmita a sua preocupação
Mais do que apenas seguir as regras, as leis do trabalho evitam que pessoas sofram acidentes e adoeçam. O gestor que consegue transmitir que está preocupado com o ser humano por trás do colaborador ganha pontos junto à equipe.
2. Oriente, não cobre o “tempo inteiro”
Não seja o chefe chato que grita “cadê o EPI!?” o tempo inteiro. Converse com seus colaboradores, faça eles entenderem que não se trata de um assunto banal e oriente-os de maneira educada e construtiva sobre a importância de seguir os procedimentos de segurança da empresa.
3. Dê o exemplo
Você, como gestor de equipes, precisa ser um modelo de profissional para seus comandados, isso significa acatar as ordens da empresa e não se deixar levar pela hierarquia como desculpa para ser “diferente dos demais”.
Dê o exemplo, não transgrida as regras e cumpra o regulamento interno.
4. Compartilhe conhecimento
Traga para a sua equipe as informações e dados que achar importante. Educar é a melhor maneira de evitar problemas mais sérios. Tente sempre aportar um novo conhecimento para construir uma cultura da segurança do trabalho em seu time.
5. Crie estímulos para o cumprimento das regras
Se você sente que é preciso ser um pouco mais persuasivo para engajar os funcionários nos temas de segurança, crie uma espécie de premiação para os mais colaborativos.
Independente do prêmio que você possa conceder (e não precisa ser nada material, basta o reconhecimento), o importante é transformar essa disputa em algo saudável e que resulte no seu objetivo de conscientização da equipe.
Essas são algumas dicas importantes para fazer com que seus colaboradores entendam a importância da segurança do trabalho. Se você quer ficar por dentro de mais novidades sobre temas de segurança e gestão ou quer conhecer formas eficientes de motivar e engajar seus colaboradores, cadastre seu e-mail, curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!