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Vantagens dos eventos corporativos para a sua empresa

Promover eventos corporativos é uma estratégia eficiente para qualquer tipo de segmento empresarial, tanto como uma ferramenta de marketing quanto de comunicação interna.

Como um evento possui a característica principal de atrair a atenção das pessoas, ele é uma forma eficaz de realizar a promoção de uma empresa. Ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de investir, de maneira agradável, na comunicação com os funcionários, gerando momentos de descontração e entrosamento.

Por isso, é preciso entender quais as principais formas de realizar um bom evento, além de programá-lo eficientemente para que o seu resultado final cumpra as expectativas.

Quais são as principais vantagens de realizar um evento?

Em uma perspectiva moderna, levando em consideração muitas das novas estratégias de marketing, é possível dizer que a principal vantagem de um evento é promover uma empresa ou marca, seja para o público externo, seja para os colaboradores.

Isso será alcançado de maneira mais efetiva com a realização de um evento de qualidade, que proporcione uma experiência diferenciada e marcante para os convidados.

Esse cenário envolve desde um bom planejamento até os mínimos detalhes, já que cada um dos pontos pode fornecer uma vivência diferente do comum. Desse modo, o evento ainda pode tornar-se uma referência no setor em que a empresa atua.

Não somente no setor atuante, mas no mercado como um todo, a realização de um evento criativo e relevante faz a empresa destacar-se de maneira benéfica. Isso traz retorno no curto prazo, em que é possível sentir o interesse de potenciais clientes, tanto quanto no longo prazo, em que é perceptível o aumento de lucros e resultados.

Por isso, apesar da importância desses fatores, o planejamento de um evento corporativo vai muito além de preparar o espaço, criar um banner promocional e investir na aparência.

É preciso focar em uma estratégia maior e mais eficiente, que promova um negócio de maneira mais abrangente, generalizada e sustentável.

Eventos para diferentes finalidades

Um evento pode ser idealizado para um determinado fim, mesmo que muitas vezes ele possa oferecer mais valor do que o que foi projetado inicialmente.

Aumentar a comunicação interna e promover um produto/serviço, sem dúvida, são bons motivos para organizar um momento especial para tornar esse objetivo alcançável.

Por isso, é possível planejar um evento para os mais diferentes tipos de finalidade, tais como:

  • Eventos para colaboradores;
  • Eventos para clientes;
  • Eventos para empresas associadas;
  • Eventos de caridade;
  • Eventos promocionais;
  • Entre outros tipos.

Essas modalidades de eventos podem ser responsáveis por transmitir informações importantes para colaboradores ou clientes, trazendo para a centralidade da ocasião os motivos pelos quais ela está sendo realizada.

Transmitir a missão e os valores do negócio

A missão, a visão e os valores de uma marca podem ir muito além da simples produção de um bem de consumo, da execução de um serviço ou mesmo do lucro.

Um evento bem feito pode ser importante para reforçar essa realidade. Muitas vezes, as empresas de impressão digital não querem simplesmente tirar cópias. O que elas desejam é fazer parte da rotina de seus clientes oferecendo soluções práticas para seus problemas.

Isso pode ser visto como uma meta pela empresa. Por isso, a equipe está sempre se especializando em novidades e recursos tecnológicos que forneçam diferentes resultados, trazendo para seus clientes maneiras eficientes de resolver suas pendências.

Como promover um produto?

Como exemplificação de uma eficiente estratégia de marketing, empresas de acrílicos podem realizar um evento para lançar uma nova linha de produtos ou focar especificamente em um item, por exemplo.

Desse modo, podem enviar um comunicado por meio das suas redes sociais, fazer e-mail marketing, convites impressos ou outros tipos de comunicação para anunciar aos seus clientes o evento que será promovido.

Realizar essa comunicação pode ainda trazer o benefício do remarketing: relacionar-se novamente com um público antigo, fazendo com que um antigo cliente relembre do seu contato anterior com a empresa.

Durante a realização do evento ocorre, por exemplo, a exposição das peças de acrílico, por meio de uma apresentação formal ou exposição dos itens, gerando interesse nos visitantes da ocasião.

Essa é uma maneira eficiente de lançar um produto específico e atrair um maior número de interessados.

A potencialização de campanhas

O marketing é o uso de diferentes estratégias para atrair clientes. Por isso, contar com anúncios é fundamental, independentemente do segmento de um negócio.

Desse modo, tão importante quanto a promoção de um produto/serviço, é a potencialização das ações de marketing com diferentes ferramentas.

Nesse caso, se uma empresa de móveis planejados lança uma nova linha de produtos, é preciso criar campanhas de promoção das novas peças, levando a informação não apenas para seus atuais clientes, como para possíveis interessados.

Então, se a empresa já publicou anúncios impressos e virtuais, promoveu mala direta e realizou uma ação de telefonemas para oferecimento de sua nova linha, uma próxima estratégia seria a da realização de um evento.

Isso se verifica porque, presencialmente, o cliente pode analisar de perto a qualidade dos produtos. Alguns desses eventos assumem o papel de um verdadeiro showroom: embora uma loja de móveis não vá realizar a venda de um armário planejado para cozinha ali, a cerimônia pode servir de abertura ou convite para uma feira propriamente comercial.

Afinal, tocar e sentir os materiais, assim como tirar dúvidas presencialmente, é uma das ferramentas mais eficientes para vender qualquer produto físico.

Além disso, em um evento/feira, é possível disponibilizar diferentes produtos de uma determinada linha. Isso pode atrair a atenção do cliente e facilitar o seu interesse por um conjunto completo uma coleção especial, por exemplo.

A ampliação de contatos

Um evento pode ser responsável pela ampliação de contatos.

Isso pode ser feito de maneira prática, realizando o convite para:

  • Clientes antigos;
  • Fornecedores de matérias-primas;
  • Representantes comerciais;
  • Profissionais da área;
  • Entre outros.

Reunir os diferentes tipos de público é uma estratégia eficiente, trata-se do famoso networking. Essa é uma maneira eficiente de ampliação de contatos por possibilitar a realização de novos negócios, tomar conhecimento de indicações do setor, compartilhar informações ou mesmo ampliar a região de atuação de uma empresa.

Isso tudo pode ser feito por meio de um evento específico para este fim, trazendo bons retornos e ampliando os horizontes de um negócio.

Qual a importância dos eventos internos?

Tão importantes quanto os eventos externos de uma empresa, para receber o público consumidor, são os eventos internos, idealizados para os colaboradores.

Isso porque o alinhamento de uma equipe é fundamental para o sucesso de uma operação, pois torna possível uma comunicação eficiente e aumenta os índices de produtividade e contentamento dos funcionários.

Os eventos internos podem ter várias finalidades, tais como:

  • Treinamentos;
  • Palestras motivacionais;
  • Comemorações específicas;
  • Confraternização, etc.

As finalidades citadas são exemplos comuns de como uma empresa pode investir em ocasiões especiais internas, atendendo à demanda dos seus colaboradores.

1 – O treinamento é essencial

Se, por exemplo, uma empresa especializada em sistema de energia solar residencial deseja ampliar a qualidade dos seus serviços, certamente ela precisará investir em treinamento para seus colaboradores.

Isso vai desde capacitar o responsável pelo atendimento telefônico até o técnico designado para prestar o serviço de instalação.

Por isso, os treinamentos são parte fundamental de qualquer segmento empresarial. Eles conferem o aprendizado de habilidades aos funcionários, que se tornam aptos para tirar dúvidas, oferecer benefícios e realizar vendas.

Sendo assim, é preciso disponibilizar o conhecimento adequado para cada função. Todos devem ter uma noção básica do que é oferecido pela empresa, mas os vendedores e técnicos devem saber mais detidamente sobre o bem ou serviço.

Por isso, faz total sentido, por exemplo, investir em um curso de projeto energia solar residencial para esses profissionais, capacitando-os a solucionar problemas, tirar dúvidas e executar os serviços.

2 – A motivação precisa ser alimentada

Contar apenas com a boa vontade dos funcionários não é uma boa estratégia. Isso não quer dizer que não existam bons funcionários, mas sim que todos possuem problemas pessoais e momentos de dispersão.

Nesse sentido, utilizar o recurso das palestras motivacionais é um modo eficaz de transmitir aos colaboradores estratégias de engajamento. Além do mais, relembrar pontos importantes e disponibilizar ferramentas de atuação são partes fundamentais para o bom desempenho de qualquer profissão.

A motivação pode ainda ser encorajada com campanhas internas, oferecendo bonificações e premiações especiais para os funcionários que conquistarem maior destaque de atuação em determinado período.

Essas são boas ferramentas para engajar os colaboradores e gerar maiores resultados.

3 – Comemorar é parte importante do processo

Comemorar resultados é uma das partes mais gratificantes de uma empresa. Por isso, ao se atingir uma meta, nada mais apropriado do que comemorar.

Os eventos de comemoração são essenciais, pois eles transmitem a alegria e confiança de que um bom trabalho foi feito e de que a dedicação de cada um dos colaboradores foi determinante para atingir uma meta.

4 – Confraternizar é agradecer

As confraternizações são os momentos mais aguardados por todos. Elas anunciam que o empenho e a dedicação foram satisfatórios, trazendo boas conquistas.

Além disso, sinaliza que o descanso merecido finalmente chegou. Que cada esforço foi considerado e que os resultados colhidos foram os melhores possíveis.

Por isso, as confraternizações são os eventos corporativos internos mais esperados, onde momentos de descontração e reconhecimento são essenciais.

Nesse cenário, é possível perceber que os eventos são parte fundamental da dinâmica de qualquer empresa.

Então, seja para atrair novos cliente e para criar novas parcerias, ou seja para comemorar conquistas e agradecer o esforço, os eventos corporativos oferecem vantagens animadoras, sendo essenciais em todos os tipos de segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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