+55 (43) 3344-0690
contato@realizartepalestras.com.br
  • Início
  • Quem Somos
  • Palestras SIPAT
  • Capacitação SST
  • Blog
  • Solicite orçamento
EPI equipamento de proteção individual

Proteja o EPI: Limpeza, higienização e conservação fazem parte da proteção

3 de setembro de 2019
Raphael Lima
Segurança do trabalho
Nenhum comentário
SIPAT online

A Norma Regulamentadora de número seis (NR-6) define Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e integridade física do trabalhador. Essa mesma NR trata ainda da limpeza, higienização e conservação dos equipamentos.

Por isso, não basta adquirir o equipamento, é preciso cuidar deles e ensinar o funcionário a limpá-los corretamente. A legislação ainda coloca esse tratamento sob duas linhas de responsabilidade: os de uso pessoal devem ser limpos pelo colaborador que o utiliza e guarda.

Já a higienização e conservação dos materiais de utilização coletiva devem ser realizadas pela empresa, seguindo os critérios sanitários exigidos pela lei, assim como a guarda em ambiente adequado e o controle de entrada e saída, com o nome do trabalhador responsável.

Higienização comum do EPI

Como cada campo tem EPIs específicos, vamos tratar dos procedimentos mais comuns para a limpeza desses equipamentos. Exceto nos casos de materiais descartáveis ou aqueles que não são laváveis, a maioria pode ser higienizada com um simples processo de lavagem em água corrente e secagem com pano úmido.

Nesses casos, lave com sabão neutro, quando não exigirem produtos próprios. Não seque ao sol, pois pode ressecar o material e fazê-lo rachar. Também não guarde o equipamento ainda úmido. Isso pode gerar um ambiente propício a mofo e bactérias

A luva de segurança, o mangote e a perneira são alguns desses materiais que podem ser higienizados dessa forma ou a seco, sempre com atenção à forma de secagem.

Equipamentos sensíveis

Os óculos de proteção exigem um pouco mais de cuidado. Podem até ser lavados na água corrente como a maioria, mas devem ser secados de forma cuidadosa. A indicação é secá-lo ao ar livre e evitar que pano úmido ou papel que possa arranhar as lentes.

Lembre-se de que qualquer alteração na sua visão pode prejudicar seu trabalho e, principalmente, a sua saúde. Por isso, se apresentar rachadura ou embasamento, avise ao superior da área. Também não o coloque debaixo do sol. Depois de seco pode passar uma toalha macia.

Outro equipamento muito pessoal é o protetor auricular. Quando não forem descartáveis, devem ser limpos todos os dias para não juntar secreção oriunda do próprio ouvido. Com o tempo, isso pode gerar uma infecção no aparelho auditivo.

Materiais de uso superficial

Para alguns equipamentos a limpeza pode ser feita com pano úmido apenas. Capacetes de segurança, por exemplo. Como eles, basicamente, pegam poeira durante todo o dia, a orientação é passar pano úmido sempre ao final do dia, para evitar o acúmulo de sujeira.

Os respiradores também devem ser higienizados dessa forma, com uma observação importante, nesse caso, os filtros devem ser trocados periodicamente.

Apesar de não tão superficiais, os calçados também merecem cuidados especiais. Eles devem ser colocados à sombra para secar todos os dias e limpos por fora com pano seco. Para mantê-los mais limpos, use sempre meias e as troque diariamente.

Conservação do EPI

Alguns equipamentos são descartáveis. Mesmo para esses, devem ser estabelecidos locais próprios para o descarte. Eles devem ser de conhecimento de todos os colaboradores.

Para os que são reutilizáveis, além da limpeza permanente e adequada, devem ser seguidas as orientações de cada produto. Aqueles que precisam de produtos específicos precisam ter um tratamento diferenciado para isso. Contando ainda com as indicações de período de troca de filtros, de lentes ou de materiais substituíveis.

Se você gostou desse conteúdo e deseja se aprofundar um pouco mais nele, continue nos seguindo! Estamos sempre trazendo informações relevantes sobre esse assunto. Caso tenha restado alguma dúvida, você pode deixar um comentário ou entrar em contato com a nossa equipe.

Desafio 21 dias sem acidentes
EPI, Equipamento de proteção individual, Prevenção de acidentes, Segurança do trabalhador, Segurança do trabalho
Raphael Lima
Mágico e Palestrante profissional requisitado em todo país. As empresas onde já ministrou palestras e treinamentos o tem reconhecido como uma das maiores revelações da atualidade. Graduado em Marketing com especialização em Gestão de Pessoas pela UNIUBE. Atuou como líder de equipes num dos maiores Call Center do Brasil (DEDIC-GPTI-CONTAX); é comunicador, diretor executivo e palestrante da Realizarte Palestras e Treinamentos, cujo foco é trazer a motivação trabalhista dentro da esfera empresarial, usando a mágica como meio interacional da mensagem a ser inculcada. Assim, os temas são voltados para segurança no trabalho, relacionamento interpessoal, motivação e desenvolvimento de equipes. Já ministrou palestras para mais de 5000 colaboradores de empresas em todo o Brasil, como PETROBRAS, Hydro, Cocamar, Celesc, Fischer, OAS, Furnas, SLC Agrícola, Café Iguaçu, entre outras. E, apaixonado por Deus, esposo da Larissa e papai da Laurinha.
Post anterior
Vantagens dos eventos corporativos para a sua empresa
Próximo post
Atividades de riscos: 4 dicas para evitar os acidentes de trabalho

Posts relacionados

Como elaborar o Mapa de Risco

Mapa de Risco: o que é mapa de risco e por que usá-lo?

23 de fevereiro de 2021
Equipamentos de proteção individual EPIS

Quando é necessário substituir os equipamentos de proteção individual?

16 de fevereiro de 2021
O que é mapeamento de riscos de acidentes em uma empresa

Como funciona o mapeamento de riscos de acidentes em uma empresa?

12 de fevereiro de 2021

Comentários Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

  • Depoimentos
  • GuestPost
  • Meio ambiente
  • Motivação
  • Notí­cias
  • Saúde do trabalhador
  • Segurança do trabalho
  • Segurança no trânsito
  • SIPAT

Posts recentes

O que é Experiência do colaborador

Experiência do colaborador: o que é e qual a importância para o seu negócio?

25 de fevereiro de 2021
Como elaborar o Mapa de Risco

Mapa de Risco: o que é mapa de risco e por que usá-lo?

23 de fevereiro de 2021
Quais os principais pilares da gestão de pessoas

Quais os principais pilares da gestão de pessoas?

18 de fevereiro de 2021
Equipamentos de proteção individual EPIS

Quando é necessário substituir os equipamentos de proteção individual?

16 de fevereiro de 2021
O que é mapeamento de riscos de acidentes em uma empresa

Como funciona o mapeamento de riscos de acidentes em uma empresa?

12 de fevereiro de 2021

Somos uma instituição totalmente focada no desenvolvimento de pessoas, cuja finalidade é ajudar a eliminar o acidente de trabalho nas empresas de todo o Brasil.

Posts recentes

  • Experiência do colaborador: o que é e qual a importância para o seu negócio? 25 de fevereiro de 2021
  • Mapa de Risco: o que é mapa de risco e por que usá-lo? 23 de fevereiro de 2021
  • Quais os principais pilares da gestão de pessoas? 18 de fevereiro de 2021
  • Quando é necessário substituir os equipamentos de proteção individual? 16 de fevereiro de 2021

Contatos

contato@realizartepalestras.com.br
+55 (43) 3344-0690
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Realizarte Palestras © 2021 Todos os direitos reservados

  • Palestras SIPAT
  • Blog
  • Solicite orçamento
Menu