Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Palestras com mágicas e Palestras SIPAT

SIPAT: palestras marcantes geram os melhores resultados

SIPAT online

Palestras com mágicas podem manter motivação para valorizar a segurança no trabalho!

Realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é sempre um desafio para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Isso porque é preciso tratar de temas relacionados à saúde e segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho de forma atrativa.

A Semana ocorre durante o horário de trabalho e requer o máximo de atenção e engajamento dos trabalhadores. Por isso, a importância de preparar palestras interativas e criativas.

O objetivo da SIPAT é conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no trabalho, informar sobre ações preventivas em relação à saúde e segurança e chamar a atenção para riscos de doenças ocupacionais.

Para tanto, a Semana conta com diversas atividades, entre seminários, dinâmicas de grupo, espaços de saúde e gincanas. As palestras devem contém dados estabelecidos por Normas Regulamentadoras que, se não forem bem estruturadas, podem se tornar cansativas.

Uma alternativa interessante pode ser intercalar uma conversa sobre como cuidar e usar os Equipamentos de Proteção Interna (EPI), dados que sempre devem estar presentes na Semana de Prevenção, com palestras sobre saúde e qualidade de vida, por exemplo.

Dados que se aproximam da realidade do colaborador e iniciativas positivas que demonstram a importância do trabalho em equipe também devem ser explorados com dinâmicas de grupo e jogos cognitivos.

Dinâmicas para SIPAT

Estimular o conhecimento por meio da competição e das competências individuais, também ajuda a engajar o colaborador e, por consequência, a fixar o conhecimento compartilhado.

Palestras com mágicas

É com o intuito de engajar o colaborar e fazê-lo refletir sobre sua segurança no presente para garantir o futuro, que palestras como “A fórmula mágica da segurança” investem em sonhos.

E como o sonho de cada um é único, a segurança necessária agora para preservar a vida no futuro depende da própria pessoa. Assim ele é responsável por suas atitudes hoje. E essa é a motivação que falta a muitos.

Não é seguir sozinho, porque ninguém chega a lugar algum sem a ajuda do outro. Por isso, a palestra conta com o momento de trabalho em equipe e desenvolve ações que incentivam o cuidado com o outro.

O roteiro inclui também a mensuração dos resultados na vida profissional e pessoal, com dados e informações que vão deixar claro o que deve ser prioridade: a segurança no ambiente de trabalho e a preservação da qualidade de vida.

Portanto, o que se pretende é, a partir da valorização da vida, metas e objetivos, fazer com que eles sejam motivados e dispostos a respeitarem as orientações das normas de segurança do trabalho. Isso inclui o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais e coletivos (EPI’s e EPC’s).

Ao final os resultados vão além do que se pode mensurar: respeito ao trabalho e as pessoas envolvidas no processo de segurança do trabalho, incentivo para a atividade mais segura em equipe, aumento da qualidade e da produtividade no trabalho, e a memorização da maneira correta de utilizar os EPI’s.

Se você gostou desse conteúdo e deseja se aprofundar um pouco mais nele, continue nos seguindo! Estamos sempre trazendo informações relevantes sobre esse assunto. Caso tenha restado alguma dúvida, você pode deixar um comentário ou entrar em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Prevenção de Acidentes: Ações preventivas para a indústria
Prevenção de Acidentes: Ações preventivas para cozinhas industriais

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu