Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Como fazer a Prevenção de Acidentes ações preventivas para cozinhas industriais

Prevenção de Acidentes: Ações preventivas para cozinhas industriais

Ações preventivas para cozinhas industriais devem acontecer de forma constante, tendo em vista que elas são estruturadas, especificamente, para atender a produção de alimentos de forma profissional e que consistem de diversas atividades de risco.

Dessa maneira, diversos empreendimentos que produzem e comercializam alimentos podem contar com essa estrutura.

Para que a produção ocorra de forma prática e com a qualidade necessária, é preciso atender uma série de normas que prezam pela segurança e higiene.

As normas vigentes podem envolver, desde o contrato de uma empresa de construção civil até o emprego de equipamentos de proteção no dia a dia.

Isso se deve ao fato de que cada elemento deve ser adequado de acordo com a área, para garantir uma boa logística no dia a dia, além de conforto, devido à tranquilidade proporcionada por um ambiente planejado com cautela.

Quais são os principais riscos?

De um modo geral, os riscos de maior destaque em uma cozinha industrial estão associados com fatores físicos, biológicos e, até mesmo, químicos.

Afinal, deve-se considerar que no dia a dia, os profissionais são expostos às mais variadas situações, sendo que parte delas podem representar certo risco, de acordo com cada posição no espaço.

Entre as atividades que exigem uma maior atenção, é interessante abordar:

Higienização de ambientes e utensílios

Em primeiro lugar, é de grande valia abordar que a limpeza precisa ser constante, devido à ocorrência de respingos por causa da higienização de louças ou, até mesmo, frituras.

Dessa maneira, a atenção aos derramamentos e respingos deve ser redobrada, principalmente, para que esse tipo de situação seja resolvida da forma mais rápida possível e com os itens adequados.

É algo que está associado com outro ponto de grande relevância nesse cenário, o fato de que determinados produtos aplicados na higienização do espaço podem ser, significativamente, nocivos para os profissionais, principalmente, por meio do contato direto e inalação.

Além dos cuidados com os produtos envolvidos nesses procedimentos, é preciso considerar que a limpeza inadequada pode ser perigosa, tanto para a saúde dos funcionários quanto para a dos clientes do local.

No entanto, é possível recorrer aos métodos químicos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica o uso de agentes, como o cloro, que combatem fungos e bactérias em diversas superfícies.

Os produtos empregados naturalmente dependem de cada item, o que exige atenção e conhecimento por parte dos profissionais.

Escolha de materiais

Para garantir a funcionalidade no dia a dia, certamente a escolha de materiais associados aos revestimentos, utensílios, mobília e equipamentos tem um grande impacto.

Um grande exemplo é a escolha da prateleira de inox e outros elementos desse material, uma vez que ele favorece a limpeza e tem grande resistência contra corrosão.

Acrescenta-se a esse contexto a necessidade de considerar que, até mesmo, a escolha do piso tem grande influência no dia a dia de uma cozinha industrial, não apenas na manutenção do espaço como na prevenção de acidentes.

Em meio as ocorrências que recebem destaque nesse caso, as quedas podem ter resultados severos.

O mais recomendado é que a superfície seja impermeável e antiderrapante, afinal, quedas podem ser comuns caso a opção inadequada seja instalada.

Manejo de fornos e fogões

Um dos principais riscos que envolvem o uso de fornos e fogões é o calor, além disso, o uso inadequado de panelas a vapor.

Queimaduras são comumente apontadas nesse contexto, principalmente, ao considerar que são recursos cruciais na etapa de produção das refeições.

Por esse motivo, áreas próximas devem ser devidamente higienizadas e secas, além da necessidade de aplicar acendedores adequados.

Afinal, nesse contexto também é importante abordar que, comumente, queimaduras ocorrem devido ao modo inadequado de acender o fogão, principalmente, com elementos com álcool em excesso.

Acidentes elétricos

Choques e ações que resultem em um curto-circuito podem ocorrer em diversas situações nas cozinhas industriais, por esse motivo, é uma das situações que exigem grande atenção.

Por exemplo, no uso de balcões quentes, o ideal é que a água não falte, uma vez que a resistência pode ser queimada e um curto-circuito gerado.

Ademais, equipamentos elétricos jamais devem ser mexidos com as mãos molhadas, muito menos com os pés.

Dicas para garantir um ambiente mais seguro

Além de conhecer as principais situações que originam acidentes e algumas formas de enfrentá-las, é interessante obter um maior conhecimento sobre como tornar o ambiente ainda mais seguro.

Embora as cozinhas industriais possam apresentar estruturas diferentes de acordo com cada modelo de negócio, outras dicas gerais podem ser adotadas, tais como:

Utilização de EPIS

O uniforme para restaurante deve ser analisado não apenas com base na estética, mas também na segurança.

Por essa razão, no que diz respeito aos equipamentos que podem ser empregados, itens como os seguintes recebem grande visibilidade:

  • Touca;
  • Luva de látex;
  • Máscara;
  • Bota de borracha.

Ademais, nesse cenário é interessante ter consciência de que acidentes como cortes, quedas e queimaduras, que são muito comuns, podem ser evitados ou amenizados por equipamentos de proteção ( EPI’s – Equipamento de Proteção Individual).

Vale citar também que, dependendo dos elementos manuseados, pode haver uma variação significativa nos materiais de cada equipamento, esse é o caso da luva, que deve ser de malha de aço para evitar cortes nos dedos ao lidar com lâminas.

Estruturação adequada

Pode-se perceber que a estrutura tem grande influência nesse contexto, não sendo algo que está ligado apenas com revestimentos.

No que diz respeito aos equipamentos, a escolha e instalação adequadas fazem toda a diferença, esse é o caso de alternativas de alta rotação e que contam com engrenagens, que precisam de acompanhamento regular.

Devem ser posicionados em locais sem vibrações e com o máximo de segurança possível. Assim como com outros equipamentos, o uso de itens como luvas é de grande importância para evitar choques e outros acidentes.

Além dessas questões, é preciso que exista cautela com elementos como o distribuidor de gás e instalação da fiação, que deve ser aterrada, o que também potencializa a prevenção contra choques.

As necessidades ligadas com a fiação são originadas, principalmente, de uma alta frequência que caracteriza os equipamentos industriais.

Por esse motivo, é fundamental garantir que a rede de alimentação seja planejada com um cuidado redobrado quando comparada com modelos convencionais.

Aplicação de treinamentos

Além de investir na orientação para que os trabalhadores usem os equipamentos de proteção, é indispensável que exista a capacitação e supervisão para que as atividades sejam realizadas de forma eficaz e segura.

Por exemplo, algumas dicas são importantes para evitar machucados com facas, como, sempre utilizar o talher na direção oposto do seu corpo e da sua mão.

De um modo geral, os treinamentos podem contribuir com um melhor fluxo de trabalho e com que cada colaborador esteja mais preparado para lidar com situações críticas.

Conheça as principais medidas de combate a incêndio

Anteriormente, algumas medidas que contribuem com a prevenção contra diversos acidentes foram abordadas, e no caso de incêndios, é interessante dar ênfase em uma obrigatoriedade de diversos locais: laudo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Trata-se de um documento de grande importância, que atesta que no momento da vistoria do local, as condições de proteção contra incêndio eram adequadas.

Para a solicitação do laudo, há necessidade de elaborar um plano contra incêndio, que conta com a instalação adequada de equipamentos como:

  • Sinalização de emergência;
  • Extintor;
  • Suporte para extintor;
  • Luminária de emergência.

No que diz respeito a obrigatoriedade do laudo, os processos envolvem pontos técnicos e estruturais, propostos pela legislação para os mais variados locais, desde os que realizam exames laboratoriais variados até grandes indústrias.

Ademais, vale citar que o laudo conta com um tempo que fica válido, que pode variar de forma significativa, de acordo com a avaliação realizada pelos profissionais da área.

No geral, o prazo é de dois a cinco anos, mas nesse tempo é fundamental manter a cautela, uma vez que o órgão competente pode verificar as declarações a qualquer instante, e uma irregularidade pode resultar em penalidades para o empreendimento.

Naturalmente, há uma série de procedimentos que podem ser empregados para evitar incêndios, além de comprar extintor de incêndio e garantir o laudo de vistoria, principalmente, no cotidiano.

Esse é o caso do uso adequado da coifa, um equipamento de grande importância para garantir a qualidade do ar.

Esse equipamento, quando apresenta o acúmulo de gordura e demais impurezas, pode resultar, não apenas na queima do motor como também no favorecimento do início de incêndios.

Dessa forma, pode-se observar a importância do alinhamento da produtividade, eficácia e cuidados com as condições do ambiente, de forma que o bem-estar e saúde dos trabalhadores não tenham indicadores negativos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Acidentes de trabalho, Prevenção de acidentes, Segurança do trabalhador, Trabalho seguro
SIPAT: palestras marcantes geram os melhores resultados
Brigada de incêndio: a importância de uma equipe capacitada

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.