Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

como desenvolver projetos de RH

Projetos de RH: como dar vida às boas ideias e ser agente da mudança

SIPAT online

No mercado atual, as organizações precisam estar atentas às mudanças constantes. Isso porque, com os avanços tecnológicos e as mudanças decorrentes da globalização, a adaptação é uma precondição de qualquer empresa, que queira se manter competitiva no mercado.

Nesse cenário, diversos setores passaram a desenvolver outros papéis ou estender suas habilidades e funções. É o que ocorreu com o setor de Recursos Humanos (RH), o qual sempre teve o objetivo de cuidar de pessoas, mas que tem reinventado essa tarefa, com ações mais estratégicas.

Por isso, o RH contemporâneo precisa estar atento para identificar e propor melhorias, que ajudem a desenvolver e facilitar os processos dentro da empresa.

No entanto, por onde começar a desenvolver os novos projetos de RH? Como apresentar essas melhorias com clareza, embasamento e objetividade?

Para ter as respostas dessas perguntas e entender como desenvolver estratégias de melhoria na empresa, acompanhe os tópicos que separamos:

  • Por onde começar os projetos de RH?
  • Entenda os fatores aliados aos seus projetos
  • Como propor a implementação das ideias

Por onde começar os projetos de RH?

Antes de qualquer passo, o fator inicial da mudança em uma organização é a observação do andamento dos processos, bem como dos meios disponíveis que podem otimizá-los.

Assim, é fundamental observar as tarefas que ainda são realizadas de forma manual gerando retrabalho, os questionamentos levantados pelos colaboradores, os impactos das insatisfações levantadas, o tempo empenhado com atividades operacionais e como isso impacta nas atividades estratégicas etc.

Não existe um caminho pronto, mas sim a observação das necessidades reais da empresa, aliando às possíveis soluções desses problemas.

Exemplos de soluções para o RH, podem ser sistemas automatizados nos processos operacionais, ferramentas para ouvir e entender as demandas dos funcionários, estudo dos indicadores da equipe, entre outras soluções.

Por isso, os problemas devem ser olhados de uma maneira clara, a fim de entender o objetivo que se deseja alcançar e os meios capazes de ajudar nesse caminho.

Entenda os fatores aliados aos seus projetos

Em uma organização, todos os setores são dependentes uns dos outros, de alguma forma, para que no final toda a estrutura da empresa funcione bem.

Por isso, desenvolver estratégias com todos os setores unidos fica muito mais fácil e eficaz. Assim, uma excelente prática é ouvir colegas de outros setores, verificar os fatores aliados ao seu projeto e coletar feedbacks importantes.

Dessa forma, você poderá ter apoiadores a sua proposta, já que será mostrada uma solução para melhorias conjuntas em todo negócio.

Além disso, diferentes pessoas conseguem ter também diversos olhares para o mesmo problema, podendo contribuir com sugestões que você não pensou ou ainda validar as suas propostas.

Lembre-se de que, nessa apresentação, é preciso destacar os aspectos positivos que as mudanças irão proporcionar a todos os setores. Isso fará com que haja um engajamento de toda equipe.

Como propor a implementação das ideias

Depois de identificar quais são os problemas, quais processos precisam de melhoria, levantar soluções e buscar os fatores e pessoas aliadas, surge o momento de ter um esboço do projeto.

Esse esboço, servirá de norteador para apresentar o que precisa mudar e como essa mudança deve ser feita. Nessa proposta, deve conter os fatores que precisam de melhorias, as possíveis soluções levantadas, os setores aliados, média de investimento e prazo de implementação. Isso pode ser feito em um documento, com o detalhamento de cada etapa do projeto.

Com o esboço pronto, a próxima etapa consiste na apresentação para a gestão e equipe. Esse é um momento que o RH deve levantar todos benefícios que o projeto irá proporcionar, no que tange ao rendimento do negócio, produtividade dos colaboradores, competitividade no mercado etc.

É essencial que o seu projeto demonstre como ações estratégicas dentro do RH têm impacto direto em todos os outros setores, proporcionando melhores condições de trabalho e, consequentemente, resultados mais expressivos.

Seguindo essas dicas, sem dúvidas a gestão irá entender a relevância do seu projeto e traçará com você o melhor caminho para implementar as soluções.

Para continuar antenado, sobre esses e outros assuntos, continue acompanhando o blog da Realizarte Palestras.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Prevenção de acidentes do trabalho: ações para um ambiente mais seguro
SIPAT 2022: qual a melhor forma para realizar o evento com segurança

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu