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O que é Experiência do colaborador

Experiência do colaborador: o que é e qual a importância para o seu negócio?

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A Employee Experience, ou EX, é a soma de todos os sentimentos que um colaborador vive nas interações com sua empresa. Também conhecida como experiência do colaborador, é um processo fundamental para entender o funcionamento interno da companhia.

Esse processo engloba toda a jornada de um funcionário, desde sua entrada até o desligamento na empresa, e essa experiência pode ter diversos resultados, baseados em elementos variados como:

  • Engajamento no trabalho;
  • Cultura da empresa;
  • Clima organizacional;
  • Possibilidade de crescimento.

O que mais define a qualidade da experiência é uma somatória de todos os fatores que o colaborador viveu enquanto fez parte do quadro de funcionários de uma empresa, avaliando cada um destes pontos de contato.

Pensando nos pontos citados anteriormente, uma empresa de stand para eventos, por exemplo, assim como outras de diversos segmentos, precisa cuidar de seus funcionários para conseguir resultados cada vez mais satisfatórios.

Conheça os benefícios do EX

Existem muitos benefícios em aplicar a experiência do colaborador em sua estrutura negocial, e muitos agentes de RH consideram esta uma das melhores métricas para definir melhorias e conseguir resultados positivos junto a equipe.

Conquista de talentos

Hoje em dia, o mercado está cada vez mais competitivo. Isso significa que profissionais de alta performance são cada vez mais requisitados, sendo difícil conseguir um em sua equipe.

Por isso, é preciso oferecer uma experiência diferente do que ele está acostumado, principalmente para conseguir conquistá-lo para sua empresa.

Até mesmo na área operacional, uma boa experiência pode conseguir os melhores instaladores de quadro de transferência automática para gerador para sua equipe, assim como profissionais qualificados em outras frentes, derrubando a concorrência.

Isso porque quanto mais novo o potencial funcionário for, maior é a mudança de paradigma afetada por uma série de elementos que são importantes para ele.

Enquanto um profissional antigo se contentaria com um bom salário e benefícios, o profissional novo, de alta performance, busca uma experiência diferenciada, um propósito. Ele quer se identificar com a cultura da empresa, entender os conceitos e aplicá-los.

Por isso, quanto mais informações você conseguir sobre como os colaboradores se sentem ao trabalhar em sua empresa, melhor você conseguirá explorar os conceitos de aplicabilidade para conquistar novos profissionais.

Aumenta a produtividade

A experiência do colaborador tem um impacto direto na produtividade da empresa. Isso porque o colaborador é aquele que busca resultados melhores, e quando ele se sente feliz e satisfeito, produz de maneira mais efetiva.

Muitas empresas que começaram a aplicar as regras de experiência do colaborador acabaram sofrendo um grande aumento na produtividade, uma vez que as equipes começaram a se sentir mais felizes e valorizadas.

Por exemplo, uma empresa de coberturas em lona, que conte com uma equipe qualificada, consegue produzir muito mais do que se contasse apenas com funcionários insatisfeitos.

Com isso, o impacto de resultados de sua empresa é sentido de maneira forte, além de garantir uma retenção maior no quadro de colaboradores, uma vez que um funcionário satisfeito dificilmente sairá de sua empresa por conta própria.

Melhoria no clima organizacional

Um dos principais métodos de compreender a experiência do colaborador é através do clima organizacional. Esse modelo costuma englobar o sentimento geral de seus colaboradores com relação a sua empresa e ao trabalho em si.

Quanto mais satisfeitos os funcionários estiverem, mais eles trabalharão bem e sem reclamações. Ademais, o nível de insatisfação de sua equipe é um dos principais meios de afetar o clima organizacional.

Entretanto, quando você consegue fazer um bom trabalho com o time, é possível identificar essas melhorias ao notar um ambiente mais leve, onde os colaboradores se ajudam mutuamente e buscam resultados melhores para a empresa.

Imagine o seguinte, um funcionário especialista em recuperação de prata, por exemplo, não terá problemas em difundir seu conhecimento em uma equipe que esteja com um bom clima, funcionando perfeitamente.

Por isso, manter o clima organizacional em alta é um dos passos mais fundamentais para conseguir bons resultados para sua empresa.

Promover sua marca

Embora a maioria das estratégias de marketing e publicidade insistam em criar uma boa estrutura para sua marca na visão dos clientes, é importante não deixar de lado o que seus colaboradores acham de sua empresa.

A marca empregadora é um ponto fundamental para conseguir manter sua equipe em alto nível e atrair novos talentos que possam agregar positivamente ao seu quadro de funcionários.

Não basta ser, por exemplo, a melhor produtora de correias em v do mercado, você deve proporcionar uma boa experiência interna também.

Isso porque a marca empregadora dita como o lugar é bom para trabalhar. Então se você possui colaboradores e ex-funcionários que digam o quão boa foi a experiência deles enquanto estavam em sua empresa, logo ela ficará conhecida no meio profissional.

Assim, pessoas talentosas que estejam buscando novas oportunidades ou insatisfeitas com o local atual em que trabalham, acabarão pensando nos detalhes contados sobre sua marca, e enviarão contatos buscando uma chance de fazer parte de sua equipe.

Como criar uma experiência de colaborador?

A base de uma estrutura de employee experience é que cada funcionário tenha uma boa experiência ao longo de sua jornada na empresa. Para isso, você pode realizar uma série de ações que podem impactar positivamente o resultado.

Trabalhar para o sucesso de seus colaboradores significa trabalhar para seu próprio sucesso, então esse tipo de investimento acaba sendo muito bom para a empresa como um todo.

Ouça o que eles têm a dizer

Quem melhor para falar sobre a experiência de colaborador do que seus próprios colaboradores? Identifique suas necessidades e dê ouvidos a suas opiniões. Bons funcionários dificilmente tentarão tirar vantagem da empresa.

Ouça o que sua equipe operacional tem a dizer sobre a manufatura de um compressor industrial, por exemplo, para identificar soluções e dificuldades no processo de sua empresa.

Na verdade, o que todo funcionário deseja é ter as condições adequadas para o trabalho, e quando você os ouve e começa uma movimentação em prol de suas necessidades, passa uma sensação muito forte de valorização.

Logo, seus funcionários estarão com uma sensação boa com relação à experiência de trabalhar com você, e serão mais produtivos, uma vez que se sentem parte da companhia de fato, onde suas vozes são ouvidas.

A jornada do colaborador

Para conseguir calcular estratégias de EX, você deve compreender como é a passagem de um colaborador por sua empresa. Considere cada uma das etapas que ele passou desde o momento de sua admissão.

Nesta jornada você pode identificar as necessidades e dificuldades que ele obteve em cada uma das etapas, desde a seleção até o desligamento, passando por elementos como promoções, treinamentos e formações.

Por exemplo, um operador de máquina plotter passa por diversos momentos ao longo de sua jornada pela empresa. Então, é preciso identificar quais foram os principais pontos de cada uma delas.

Quanto mais você compreender a jornada do colaborador, mais estruturada sua empresa estará para oferecer uma otimização desse processo, alcançando resultados ainda melhores com relação a seus futuros funcionários.

Por isso, é importante estudar cada uma das etapas e identificar seus pontos fracos e fortes para essa estrutura.

Criando um programa de experiência do colaborador

Quando você compreende o que seus funcionários precisam, deve começar a estruturar os passos que serão necessários para conseguir cativar e melhorar o relacionamento com eles. Uma das melhores formas de fazer isso é ser franco.

Se você criar abertamente um programa de experiência do colaborador, estará dizendo a toda sua equipe que você ouve as vontades dela, e que está buscando melhorias no ambiente de trabalho.

Com isso, sua equipe se sentirá muito mais valorizada e motivada, aumentando a confiança em sua empresa, o que traz vários benefícios, como o aumento da produtividade e a redução de rejeição.

Crie oportunidades de crescimento

A estagnação é um terrível oponente de uma boa experiência de colaborador. Isso porque ninguém gosta de sentir que não está saindo do lugar.

A criação de um projeto de carreira e a oportunidade de crescimento é frequentemente um tema importante na vida dos colaboradores.

Uma empresa de engate rápido hidráulico, por exemplo, pode ter muitos colaboradores operacionais, mas é preciso dar oportunidade de crescimento para que eles se estimulem a continuar a produção e melhorar cada vez mais.

Quanto mais você conseguir explorar essa vertente, com a criação de planos de cargos, aumento de salário e possibilidade de evoluir dentro da empresa, mais conseguirá colaboradores que buscarão esse crescimento pessoal.

Isso faz com que os funcionários se empenhem em alcançar esses novos patamares, sentindo-se sempre estimulados e ávidos a conquistar o sucesso profissional.

Assim, você acaba criando uma forma sadia de competição entre seus colaboradores, que buscarão o crescimento juntos e poderão solucionar diversos obstáculos que sua empresa possua para conseguir conquistar esse sucesso profissional.

Considerações finais

O foco no colaborador deve ser uma máxima que qualquer empresa que busca excelência em seus profissionais deve manter. Quanto melhor for a experiência do colaborador, mais oportunidades serão criadas.

Assim, você conquistará uma excelente posição não só no mercado tradicional, mas entre as empresas concorrentes, tendo em vista de que essa experiência positiva de colaboradores acabará atraindo novos talentos para sua companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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