Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Palestras SIPAT 2022

SIPAT 2022: qual a melhor forma para realizar o evento com segurança

SIPAT online

A SIPAT é um evento que precisa ser realizado anualmente nas organizações, pois possui o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes no ambiente de trabalho, além de promover a saúde e bem-estar dos colaboradores.

O evento é obrigatório. No entanto, é preciso saber que após a pandemia do novo Coronavírus, a SIPAT precisou se adequar ao contexto, a fim de atender às regras de distanciamento social.

Dentro desse cenário, a rotina de muitos profissionais mudou através da implementação de home office, escala de trabalho reduzida, sem falar nos novos hábitos e nos padrões de higiene e segurança.

Em 2021, o evento foi realizado online em muitas empresas. Em outras, em ambientes abertos e com o público reduzido, seguindo normas de segurança contra contaminação.

Atualmente, vivemos um momento mais esperançoso, já que cerca de 38,59% dos brasileiros estão totalmente imunizados e 66,86% receberam, pelo menos, a primeira dose da vacinação (esperamos que quando você ler este artigo os números sejam muito melhores).

Visto isso, será que a SIPAT já pode voltar aos seus moldes eventuais? Como a SIPAT 2022 deve ser realizada? Saiba qual é a melhor solução, a partir deste artigo.

Aqui, você vai encontrar:

  • Importância da realização da SIPAT
  • Benefícios do evento
  • Desafios para realizar o evento em 2022
  • Qual a melhor estratégia para realizar a SIPAT 2022?

Importância da realização da SIPAT

Assim como o próprio nome descreve, na SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) a empresa dedica uma semana para a realização de atividades, que objetivam a conscientização e a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes.

Na SIPAT, qualquer assunto relacionado a saúde e bem-estar dos colaboradores pode e deve ser abordado. Entretanto, as empresas precisam eleger assuntos que sejam mais adequados às necessidades do ambiente.

Tal evento fica sob responsabilidade da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a qual possui obrigatoriedade prevista na NR-5, a Norma Regulamentadora que cuida de assuntos referentes à segurança no trabalho.

Desse modo, a SIPAT deve ser realizada anualmente, a fim de promover a saúde física e mental dos trabalhadores, criando a cultura de prevenção.

O evento tem papel essencial nas empresas, já que promove atividades que fomentam a conscientização dos colaboradores, sobre a importância de estarem atentos aos riscos aparentes e aos invisíveis, como a postura incorreta, por exemplo.

Até porque, apenas através da conscientização, os funcionários conseguem ter condutas responsáveis que priorizam a segurança individual, bem como de toda equipe.

E em um momento de pandemia, o evento se torna ainda mais relevante, visto que educar a equipe com recomendações e informações podem ajudar na prevenção da disseminação do Coronavírus.

Embora o contágio esteja reduzindo, devido a vacina, ainda existem cuidados que devem permanecer no convívio social. Antes de você saber quais são, reforçamos os benefícios que a realização da SIPAT oferece. Acompanhe a leitura!

Benefícios do evento

Uma semana voltada para a saúde e segurança dos funcionários é essencial, sobretudo, em um cenário pandêmico. No entanto, pensar que a SIPAT promove benefícios apenas para os funcionários é um grande erro.

O evento tem o papel vantajoso para os funcionários, de fato, mas também proporciona inúmeras vantagens para a empresa, em diversos aspectos.

Separamos abaixo, os principais benefícios de realizar a SIPAT:

  1. Reduz o índice de afastamento dos trabalhadores

Inegavelmente, quando os funcionários estão mais atentos e instruídos sobre possíveis riscos a sua saúde, conseguem diminuir episódios de faltas por doenças ou acidentes no ambiente de trabalho.

Como resultado, o negócio terá uma equipe mais sólida, presente e saudável, deixando de impactar nos entregáveis da empresa.

  1. É uma excelente forma de promover integração entre a equipe

As atividades da SIPAT servem como uma boa forma de unir a equipe, promover um ambiente colaborativo e até de descontração enquanto aprendem.

Até porque, o aprendizado pode ser feito com tarefas descontraídas e que incentivem a participação de todos. E mesmo com as restrições de segurança, devido a Covid-19, existem estratégias que ainda permitem esse entrosamento sem riscos e contatos.

  1. Eleva os resultados do negócio

Com funcionários mais conscientes, os riscos diminuem e, consequentemente, as faltas são reduzidas, gerando mais produtividade e melhores resultados para a empresa.

Além disso, mostrar para os funcionários como a empresa se preocupa com sua saúde motiva-os, não só para as atividades preventivas no dia a dia, mas para entrega de resultados.

Dinâmicas para SIPAT

De tal modo que, empresas comprometidas com a saúde dos colaboradores conseguem entregar serviços de qualidade, sem falar que são mais competitivas, já que melhoram sua imagem no mercado.

Desafios para realizar o evento em 2022

Ainda que o evento mantenha sua relevância, a realização da SIPAT passa por desafios para sua realização desde 2020. Isso se deve às proibições de qualquer tipo de evento que causasse aglomerações.

A saída para o primeiro ano de 2020 foi a realização do evento online. O que resolveu tanto no que tange às necessidades de isolamento, quanto a acessibilidade para funcionários que estavam trabalhando em regime home office.

Em 2021, o cenário menos caótico proporcionou um caráter híbrido ao evento. Foi possível realizar a SIPAT online, mas também presencial, seguindo as regras de distanciamento e evitando reunir os colaboradores em locais fechados, como auditórios.

Agora, já temos um contexto com uma parte da população vacinada e novos casos de contaminação reduzidos, mas isso não significa que os cuidados acabaram.

Ao contrário, devemos reforçar entre os funcionários a necessidade de manter os hábitos de higienização e distanciamento, pois, mesmo com a vacina, existe o risco de contágio e muitas pessoas ainda não desenvolveram os anticorpos, a depender da data de vacinação.

Além disso, existe outro fator de alerta: a variante Delta do vírus, a qual consiste em uma mutação preocupante, visto que é mais transmissível do que as outras.

Vale ressaltar também que não existe, até o momento, uma vacina desenvolvida especificamente para essa variante, o que reforça as necessidades de cuidados preventivos, até que toda população esteja vacinada.

Por isso, como a SIPAT geralmente é realizada em um espaço físico fechado da empresa, o evento pode gerar riscos para a saúde dos colaboradores, caso não seja feito de maneira cuidadosa.

Isso aponta para a atenção em formatar a SIPAT, de maneira que atenda às necessidades atuais dos colaboradores, de forma eficiente e que consiga manter o senso de equipe mesmo, com as regras de distanciamento.

Qual a melhor estratégia para realizar a SIPAT 2022

Antes de tudo, é preciso ter em mente que, nesse momento, pensar na segurança e saúde dos colaboradores precisa de ser uma prioridade. Principalmente, porque estamos falando de um evento que visa promover a prevenção à saúde.

Outro fator relevante é que, com a aceleração do uso de novas tecnologias, o ambiente virtual tem atendido muito bem às demandas de educação a distância, promovendo conteúdo e engajamento mesmo no isolamento.

Nesse contexto, é possível realizar a SIPAT 2022 em, pelo menos, três formatos:

  1. Presencial;
  2. Online;
  3. Híbrido.

No formato presencial, como já mencionado, é fundamental que a empresa não abra mão das medidas de segurança entre os funcionários, mantendo cuidados como:

– Distanciamento social;

– Realização do evento em um pátio aberto e ventilado;

– Disponibilizar pontos de higienização com álcool em gel, água e sabão;

– Não incluir atividades que exijam contato entre os participantes.

Já no formato online, devemos estar alertas para a qualidade do conteúdo abordado, bem como das atividades aplicadas, para que assim, o evento possa ter o mesmo caráter educativo e integrativo.

Até porque, a SIPAT online surge como excelente solução para agregar informações de prevenção, saúde e segurança, sem expor os funcionários e a empresa a contaminações.

E como o formato é mais moderno, pode se tornar uma tendência, mesmo após o período de pandemia.

Inclusive, por conta dessa tendência algumas empresas estão mantendo parte dos funcionários em trabalho remoto, o que aponta para a necessidade de um evento híbrido. Uma boa estratégia para esse modelo é ter dias com atividades presenciais, como abertura e fechamento, enquanto os demais dias podem ter atividades online.

Portanto, se você precisa realizar a SIPAT 2022, preze pela qualidade e segurança. Não espere a pandemia passar, pois ações de prevenção nunca devem ser interrompidas.

Nesse sentido, a Realizarte vem promovendo SIPATs diferenciadas, independente do formato, com temas inovadores e descontraídos, apresentados com números de mágica que proporcionam a fixação do conteúdo.

Entre em contato e saiba como fazer uma SIPAT 2022 inesquecível.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Projetos de RH: como dar vida às boas ideias e ser agente da mudança
Medidas de segurança do trabalho: descubra quais são as principais

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu