Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Quais são as principais medidas de segurança do trabalho

Medidas de segurança do trabalho: descubra quais são as principais

SIPAT online

Os cuidados com a saúde e bem-estar estão cada vez mais em evidência. No Brasil, segmentos ligados a esse tema – como medicina, beleza e prevenção – demonstraram um aumento no faturamento de 12,7% no primeiro trimestre de 2021.

No entanto, engana-se quem pensa que esses cuidados se restringem apenas a rotina pessoal no horário livre. Até porque, a maioria dos brasileiros passam, em média, oito horas por dia no ambiente de trabalho.

Isso demonstra como é essencial medidas, nesses locais, que também prezam pela atenção com a qualidade de vida dos colaboradores.

Para isso, medidas de segurança no trabalho são indispensáveis, pois garantem a prevenção de riscos que resultam em acidentes, doenças ocupacionais e até a morte de pessoas.

Por isso, neste post, descubra quais são as principais medidas de segurança no trabalho que toda empresa deve adotar.

Veja os tópicos que separamos:

  • Importância da segurança no trabalho
  • Principais medidas de segurança

Importância da segurança no trabalho

A preocupação com a segurança no trabalho é de grande importância, não só para o funcionário, como para a empresa.

Por um lado, o colaborador consegue exercer suas atividades com mais saúde, disposição e prevenido de riscos de acidentes que podem comprometer sua saúde ou, em casos mais graves, a própria vida.

Por outro lado, empresas que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários, conseguem alcançar maior produtividade, já que reduzem os afastamentos por atestados médicos e desenvolvem equipes mais motivadas e satisfeitas.

Veja, no próximo tópico, as principais medidas de segurança que devem ser adotadas.

Principais medidas de segurança

– Fornecer e incentivar o uso de EPIs

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) fazem parte das principais medidas de segurança e, por isso, a NR 06 deixa claro que a empresa precisa fornecer esses equipamentos para a equipe.

Dinâmicas para SIPAT

Como cada atividade irá exercer um nível de risco, é importante avaliar quais EPIs são essenciais na empresa.

Além disso, é preciso deixar claro para os funcionários a necessidade de utilização e manutenção desses materiais, listando riscos da não utilização, como os problemas com perda da audição em locais barulhentos, sem o uso de protetores auriculares.

– Ter profissionais dedicados a essa tarefa

Toda empresa deve designar pelo menos um funcionário para verificar as questões de segurança. Para algumas empresas, a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – é obrigatória.

A formação de uma comissão ou a capacitação de um profissional, nesse sentido, ajuda a garantir a identificação de riscos, elaboração de ações de prevenção, divulgação de medidas preventivas na empresa e, consequentemente, a melhorar a segurança no trabalho.

– Monitorar os ambientes

Uma das ações de prevenção aos riscos é o monitoramento constante nos espaços de trabalho.

Assim, é fundamental inspecionar rotineiramente as instalações, máquinas e equipamentos, a fim de tomar decisões antecipadas, antes de um eventual acidente.

Nessa tarefa, uma boa prática é estabelecer prazos para manutenções, respeitar as orientações dos fabricantes das máquinas e equipamentos utilizados, sem falar na atenção de isolar e sinalizar o local, antes de realizar tais procedimentos.

– Investir em treinamento constante

Por fim, algo imprescindível é o treinamento e capacitação de toda equipe. Com certeza, o valor investido em treinamentos eficazes é muito mais econômico do que os gastos com acidentes de trabalho.

Além disso, esse é um assunto sensível, já que envolve algo muito maior: a vida das pessoas. Por isso, eduque sua equipe, conscientize o time em relação aos riscos que as atividades da empresa podem apresentar e sobre quais são os procedimentos que minimizam acidentes.

Todas essas ações, juntas, tornaram o ambiente mais seguro e produtivo, beneficiando a empresa e seus colaboradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog do Cipinha, onde você pode encontrar centenas de conteúdos sobre saúde e segurança do trabalho.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
SIPAT 2022: qual a melhor forma para realizar o evento com segurança
SIPAT 2022: expectativas para o evento no ano que se inicia

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu