Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Como organizar a SIPAT 2022

SIPAT 2022: expectativas para o evento no ano que se inicia

SIPAT online

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) é um evento organizado pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que tem como objetivo prevenir acidentes e doenças recorrentes no ambiente do trabalho, além de promover a saúde física e mental de todos os funcionários. É um evento de caráter obrigatório e regulamentado de acordo com a NR-5. No entanto, devido à pandemia do novo Coronavírus, é necessário adaptar a SIPAT a esse novo contexto, de modo a atender as exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entenda aqui como pode funcionar esse evento em 2022.

Formato do evento

A SIPAT 2022 pode ser realizado em três formatos principais: presencial, online ou até de forma híbrida.

Presencial

Levando em consideração que boa parte da população está vacinada e os recentes casos de contaminação reduzidos, é possível realizar o evento no formato presencial. Contudo, ainda assim é importante tomar algumas medidas de segurança entre os colaboradores. Entre esses cuidados estão:

  • Disponibilizar pontos de higienização contendo álcool em gel ou água e sabão;
  • Manter um distanciamento seguro entre os funcionários;
  • Evitar a realização do evento em locais fechados e pouco ventilados;

Como é um evento voltado para promoção da saúde e segurança dos colaboradores, é muito importante ficar atento a todos esses pontos listados antes de escolher o seu formato, para que assim os funcionários possam aproveitar o evento cumprindo os protocolos e a legislação vigente.

Online

Com o avanço das plataformas de videoconferência, realizar a SIPAT no formato online pode ser uma ótima alternativa para manter os colaboradores seguros. No entanto, é necessário levar em consideração tanto a qualidade do conteúdo a ser abordado, como também as atividades aplicadas para que assim seja possível trazer o caráter educativo e colaborativo do evento. Para atender a essas demandas podem ser utilizadas diferentes ferramentas como: slides criativos com imagens e vídeos para prender a atenção dos colaboradores; enquetes para testar o conhecimento ou conferir a opinião dos profissionais; jogos e quizzes com prêmios e recompensas.

Dinâmicas para SIPAT

Híbrido

Outra tendência tem sido o formato híbrido, em que atividades como a abertura do evento e fechamento, são realizadas presencialmente com as medidas de segurança necessárias, enquanto o restante da programação pode ser realizado remotamente, sem expor assim os funcionários a contaminação.

Melhores temas a serem abordados na SIPAT 2022

Independente do formato utilizado, é importante levar aos trabalhadores temas relevantes que conscientizem sobre os riscos aos quais estão expostos como também conteúdos que estão relacionados à saúde e bem-estar. Entre os possíveis temas que podem ser trazidos estão:

  • Segurança no trabalho;
  • Hábitos saudáveis;
  • Ergonomia;
  • Saúde mental;
  • Gestão de tempo.

Lembre-se que esse evento é uma ótima oportunidade de proporcionar ações diferentes na empresa, assim o conteúdo listado pode ser trazido com descontração por meio de peças de teatro/mágica ou até atividades dinâmicas que envolvam a participação dos funcionários. É importante também adaptar essas dinâmicas ao formato escolhido.

Benefícios do evento

Com todo esse conteúdo, não há dúvidas de que a SIPAT traz inúmeros benefícios para a empresa e seus funcionários. Veja alguns deles:

  • Diminuição do índice de afastamento: Com os colaboradores conscientizados, é mais fácil que esses adotem condutas responsáveis que priorizem a segurança individual e coletiva de modo a evitar acidentes e consequentes
  • Promoção do trabalho em equipe: Independente do formato adotado, as palestras e dinâmicas promovem um ambiente mais descontraído e colaborativo dentro da empresa.
  • Aumento dos resultados da empresa: No momento em que a empresa passa a se preocupar com a saúde dos seus funcionários, ela passa a fazer com que esses se sintam mais motivados a produzir e atingir resultados melhores.

Como é possível perceber a SIPAT é essencial uma vez que conscientiza a todos sobre a importância da prevenção de acidentes. Além disso, é uma forma de aproximar os empregados e demonstrar a importância deles para se ter um ambiente mais seguro e agradável.

Agora que você está por dentro de como pode funcionar a SIPAT em 2022, porque não conferir mais dicas sobre esse evento no nosso blog?

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Medidas de segurança do trabalho: descubra quais são as principais
Clima organizacional: dicas para melhorar a motivação no trabalho

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu