Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Como melhorar o clima organizacional e geral motivação

Clima organizacional: dicas para melhorar a motivação no trabalho

SIPAT online

Manter os funcionários motivados tem sido um grande desafio para qualquer empresa, sobretudo quando o ambiente está cercado de individualismo, egoísmo e competição. Com os colaboradores desmotivados, atividades e processos acabam atrasando e os resultados da companhia por sua vez tendem a decair. Em vista disso, é fundamental que as organizações promovam incentivos para que os trabalhadores desempenhem sua função mais motivados e consequentemente mais produtivos.

Conheça aqui 8 dicas para engajar os colaboradores e melhorar o clima organizacional da empresa!

1. Procure treinar e capacitar a sua equipe

Muitos colaboradores ficam desmotivados para executar determinadas atividades por não terem recebido um treinamento prévio. Por isso, é fundamental que a empresa invista no treinamento constante e na capacitação profissional da sua equipe para que esta execute as suas funções da melhor forma possível.

2. Mostre perspectiva de crescimento

É muito importante que os colaboradores tenham uma perspectiva futura nas empresas para se sentirem satisfeitos e motivados, principalmente em tempos de crise. Então, cabe às organizações elaborarem planos de carreira profissional para os trabalhadores de modo que se sintam motivados com a possibilidade de crescimento dentro da instituição.

3. Proporcione condições de trabalho adequada

Não tem como o funcionário se manter motivado, se o ambiente em que ele trabalha não dispõe de materiais para que possa realizar sua função de maneira eficiente. Isso inclui a ausência de equipamentos como computadores ou tablets, instalações inadequadas para execução das suas atividades ou até mesmo as condições de transporte. Dessa forma, para manter os funcionários motivados é essencial investir em melhores condições de trabalho.

4. Melhore o clima organizacional

Considerando que o ambiente de trabalho é onde os funcionários vão passar boa parte do seu dia, é importante que esse local seja agradável e organizado de modo a favorecer o desenvolvimento das atividades com mais qualidade e eficiência. Além disso, o ambiente é fundamental para aquelas empresas que estão à procura de inovação uma vez que ele pode estimular a criatividade dos funcionários. É recomendado que de tempos em tempos a empresa realize uma pesquisa de clima organizacional entre os colaboradores para avaliar novas estratégias e planejamentos para melhorar o ambiente.

Dinâmicas para SIPAT

5. Conceda recompensas

Outra forma de contribuir com o engajamento da equipe é recompensando aqueles que obtiverem um bom desempenho na execução das suas atividades. Essas recompensas podem ser comissões por vendas, bônus de performance anuais ou até mesmo prêmios mais descontraídos como viagens. Para além desses prêmios, uma ótima recompensa que deve ser feita com regularidade em qualquer empresa é o reconhecimento pelo trabalho dos funcionários. Isso inclui um elogio sincero, uma folga ou até mesmo uma promoção para que assim a equipe esteja sempre motivada a dar o seu melhor.

6. Forneça benefícios corporativos

Benefícios corporativos como tickets de refeição ou alimentação, descontos em livrarias e academias ou até um plano de saúde médico e odontológico melhor são uma excelente alternativa para manter os funcionários engajados. Isso porque os colaboradores se sentem valorizados ao ter as suas necessidades atendidas pela empresa.

7. Dê Feedbacks

Feedbacks são ótimos parâmetros para  que os profissionais possam avaliar a qualidade do seu trabalho como também o seu desempenho. Por meio deles é possível evitar eventuais falhas e assim alinhar a equipe com os propósitos da empresa, o que contribui com os seus resultados e satisfação dos funcionários.

8. Estabeleça metas realistas e alcançáveis

Estabelecer metas inalcançáveis pode muitas vezes causar frustração e desmotivação na equipe. Por isso, é importante que as metas estabelecidas sejam realistas e coerentes com a dinâmica da empresa, para que assim seja possível manter os colaboradores motivados a atingir as metas traçadas.

Como é possível perceber, quando as empresas entendem as necessidades da sua equipe, sejam elas materiais como equipamentos sejam imateriais como reconhecimento do serviço, é possível construir um ambiente muito mais agradável em que os funcionários se sentem motivados para produzir e entregar resultados.

Agora que você já sabe todas as dicas de como melhorar o engajamento da sua equipe, é só colocar todas elas em prática.

Continue acompanhando mais conteúdos como esse no nosso blog!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
,
SIPAT 2022: expectativas para o evento no ano que se inicia
Ansiedade no Trabalho: como identificar e prevenir de forma rápida?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu