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O que é ansiedade no Trabalho

Ansiedade no Trabalho: como identificar e prevenir de forma rápida?

A ansiedade é um sentimento que faz parte da vida de muitas pessoas. É comum, por exemplo, ficar ansioso para tomar uma grande decisão ou até na entrevista de emprego. No entanto, é necessário ficar atento quando a ansiedade se torna uma preocupação contínua. Nesse caso, esse sentimento pode vir acompanhado de náuseas, diarreia, contração gástrica, dor de cabeça, tontura, sudorese e aumento da frequência cardíaca.

No contexto ocupacional, essa preocupação contínua tem sido cada vez mais frequente, sobretudo na pandemia. Isso impacta não só a saúde dos trabalhadores como também o crescimento da organização.

Por isso, é importante que as empresas busquem identificar o quanto antes comportamentos que podem estar associados a ansiedade nos seus colaboradores para que assim medidas possam ser tomadas para  tornar o ambiente de trabalho agradável e produtivo para todos.

Para saber mais como identificar a ansiedade no trabalho e assim preveni-la de forma rápida, continue a leitura.

Como identificar a ansiedade?

Além dos sintomas comuns, como náuseas, sudorese e aumento da frequência cardíaca, é possível identificar a ansiedade no trabalho por meio de alguns comportamentos. Entre eles estão:

  • Diminuição da produtividade

Muitos colaboradores quando estão ansiosos tendem a ter um desempenho menor no ambiente de trabalho. Isso pode ser observado por meio da dificuldade para se concentrar e para concluir determinadas tarefas.

É por isso que muitos deles levam mais tempo para finalizar atividades que poderiam ser concluídas rapidamente. Isso impacta não só o seu rendimento na empresa como também a sua vida pessoal.

  • Dificuldade de convivência com a equipe

De modo geral, os colaboradores quando sofrem de transtorno de ansiedade começam a sentir que o trabalho está sendo um peso nas suas vidas. Como resultado, eles ficam não só menos produtivos como também menos pacientes para lidar com a convivência com a equipe, o que acaba tornando o ambiente de trabalho desagradável.

Lembre-se que essas são apenas algumas formas de identificar se o seu colaborador pode estar sofrendo de ansiedade no trabalho, mas o ideal sempre é optar pela ajuda de um profissional da área para realizar o diagnóstico.

Como prevenir a ansiedade?

Para prevenir a ansiedade no trabalho primeiro é necessário identificar as suas causas. Os transtornos de ansiedade podem estar relacionados tanto com problemas pessoais como também com a exaustão causada pelo ambiente de trabalho.

Isso porque muitas vezes as empresas estabelecem metas inatingíveis e cargas de trabalho excessivas, o que pode causar uma sobrecarga no trabalhador e acabar levando a transtornos de ansiedade. Além disso, outros fatores como a comunicação agressiva e ambiente competitivo também podem desencadear esse sentimento.

Por isso, para prevenir a ansiedade no trabalho é importante adotar algumas medidas como:

  • Comunicação não-violenta

Tente criar um ambiente saudável em que os colaboradores possam ser ouvidos e tratados com dignidade. Muitas vezes os trabalhadores têm medo de expressar sua opinião ou de cometer alguma falha com receio da reação dos seus gestores.

Então, procure criar um ambiente em que os trabalhadores sejam ouvidos, principalmente quando determinada falha acontecer. Isso faz com que criem um relacionamento de confiança com a equipe e assim se sintam mais dispostos e consequentemente menos ansiosos.

  • Estabeleça metas alcançáveis

Metas inalcançáveis muitas vezes causam o sentimento de frustração e ansiedade. Por isso é importante que as metas estabelecidas sejam realistas e levem em consideração a saúde mental do trabalhador, para que assim seja possível criar um ambiente de trabalho agradável para todos.

  • Crie momentos para descontrair

A tensão devido às demandas do trabalho também pode gerar ansiedade. Em vista disso, procure separar um tempo para promover atividades diferentes da qual os colaboradores estão acostumados a realizar durante o expediente.

Isso pode ser feito por meio de dinâmica entre os funcionários que é uma ótima forma de descontrair e até estimular o trabalho em equipe. Além disso, uma ótima opção é a ginástica laboral, que além de aliviar o estresse também ajuda a prevenir lesões.

Continue acompanhando mais conteúdos como esse no nosso blog!

 

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