Independente da finalidade e dos objetivos que se deseja alcançar, práticas preventivas são sempre a melhor opção. Isso porque, a prevenção nos leva a ter um olhar estratégico para o futuro, pensando em possibilidades de risco, que nos ajuda a ter um caminho mais assertivo.
Na segurança do trabalho não é diferente. Prevenir é sempre o melhor caminho para evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Com esse objetivo, a medicina preventiva nas empresas exerce papel fundamental, pois promove recursos para que os colaboradores estejam saudáveis, resultando em tarefas diárias com maior êxito.
Dessa forma, neste post, veja como a medicina preventiva agrega valor e segurança ao ambiente de trabalho. Confira o que você vai encontrar, nesta leitura:
- Importância da medicina preventiva
- Boas práticas
- Como implementar
Importância da medicina preventiva
Segundo uma pesquisa, publicada pela Havard Business Review, 50% dos custos no setor de saúde são provenientes de doenças crônicas. Já os episódios agudos seguem com 35% de gastos, enquanto o investimento com medicina preventiva fica com a média de 5% a 14%.
Esse é um dado fundamental para entender a importância da medicina preventiva, nas empresas, pois através dela é possível tratar patologias e promover a saúde, evitando casos de emergência e riscos no desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Assim, a medicina preventiva antecipa os riscos, conscientizando o cultivo de hábitos saudáveis. Por isso, é uma forma eficientes de promover integridade mental e física dos trabalhadores, proporcionando benefícios tanto para a empresa como para os colaboradores. Entre os principais benefícios estão:
– Redução de gastos com doenças;
– Menor taxa de absenteísmo;
– Maior produtividade;
– Melhora da imagem da empresa;
– Maior atração de novos talentos;
– Funcionários mais motivados;
– Maior produtividade;
– Saúde e bem-estar dos funcionários;
– Prevenção de vidas.
É importante salientar que muitas doenças são provenientes de maus hábitos alimentares, estresse e sedentarismo. Sendo que esses problemas afetam não só o trabalhador, mas todas as suas relações diárias, já que seu desempenho, humor e atenção podem ser impactados.
Dessa forma, adotar boas práticas, com a adesão da medicina preventiva, resulta em benefícios para os trabalhadores e para a empresa. Veja quais são essas práticas, acompanhando a leitura.
Boas práticas
Para fazer a implementação da medicina preventiva, existem práticas que podem ajudar. Algumas, envolvem o uso de ferramentas e softwares de gestão que controlam e mapeiam a situação geral da empresa.
Isso facilita a criação de estratégias assertivas para a prevenção. Separamos as principais práticas:
– Levantamentos de dados: é fundamental entender informações pertinentes à rotina dos colaboradores. Por isso, fazer um levantamento de consumo de álcool, práticas esportivas ou histórico de doenças, por exemplo, pode ajudar nas intervenções.
– Planejamento de estratégias: a partir dos dados levantados, a empresa poderá traçar perfis. Dessa forma, será possível ter maior visibilidade dos casos que merecem mais atenção e quais intervenções são necessárias para fomentar o cuidado.
Um exemplo, é a implementação de programas educacionais sobre hábitos saudáveis ou parcerias com professores de ginástica e academias.
Como implementar
Após planejar as estratégias, chega o momento de colocar os planos em prática. Para isso, algumas ações podem ser elaboradas, visando a necessidade da equipe.
Com intuito de implementar a cultura da prevenção entre os colaboradores, a empresa poderá:
– Disponibilizar plano de saúde;
– Disponibilizar plano odontológico;
– Promover momentos de ginástica laboral, no ambiente de trabalho;
– Fomentar consultas com psicólogo, sobretudo, para os funcionários que tem uma rotina estressante;
– Fazer o acompanhamento adequado de colaboradores expostos em atividades de risco;
– Investir em cursos e palestras sobre normas, segurança, bem-estar e saúde no ambiente de trabalho.
Portanto, ter uma estratégia para difundir a medicina preventiva é o caminho ideal para conseguir uma empresa mais produtiva, com funcionários mais saudáveis.
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