Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

O que é prevenção de acidentes de trabalho

Prevenção de acidentes do trabalho: ações para um ambiente mais seguro

SIPAT online

A preocupação com as ações de prevenção de acidentes de trabalho sempre esteve entre um dos assuntos mais falados, no meio corporativo. E esse é um tema que não deve sair de pauta, já que um ambiente seguro garante a saúde e integridade, tanto física como mental, dos trabalhadores.

No contexto do nosso país, faz-se ainda mais necessário reforçar tal tema, já que a cada ano, em média 700 pessoas sofrem algum tipo de acidente de trabalho. Esse é um dado levantado pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho.

Ou seja, podem existir muitos outros casos de acidentes não registrados, tornando essa realidade ainda mais assustadora.

Deve-se ressaltar, também, que a maioria dos brasileiros passam, em média, oito horas por dia no ambiente de trabalho. O tempo que a jornada de trabalho dura, demonstra como é essencial medidas, nesses locais, que priorizem a atenção com a qualidade de vida dos funcionários.

Desse modo, medidas de segurança no trabalho são indispensáveis, visto que garantem a prevenção de riscos, os quais resultam em acidentes, doenças ocupacionais e até a morte de pessoas.

Pensando nessa relevância, neste post, descubra quais são as principais medidas de prevenção aos acidentes e saiba quais ações tornam o ambiente da empresa mais seguro.

Acompanhe os tópicos deste post:

  • Importância da segurança no trabalho
  • Principais medidas de prevenção
  • Ações que tornam o ambiente seguro

Importância da segurança no trabalho

A prevenção de acidentes de trabalho é de grande importância, não só para o funcionário, como para a empresa.

Se de um lado o colaborador consegue exercer suas atividades com mais saúde, disposição e livre de riscos de acidentes, que podem comprometer sua saúde ou, em casos mais graves, a própria vida; por outro lado, as empresas alcançam vantagens.

Isso porque, organizações que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários, conseguem alcançar maior produtividade, já que reduzem os afastamentos por atestados médicos e desenvolvem equipes mais motivadas e satisfeitas.

Assim, boas práticas de prevenção têm vantagens para todos os envolvidos na rotina de trabalho.

Agora, entenda quais são as principais medidas de prevenção de acidentes de trabalho, que devem ser adotadas.

Principais medidas de prevenção

– Entregar a toda equipe e incentivar o uso de EPIs

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) fazem parte das principais medidas de segurança e, por isso, a NR 06 deixa claro que a empresa deve fornecer tais equipamentos para a sua equipe.

Como cada atividade irá exercer um nível de risco, é importante avaliar quais EPIs são essenciais no negócio, de acordo com o ramo atuante.

Sem falar que é preciso deixar claro para os funcionários a necessidade de utilização e manutenção desses materiais, listando riscos da não utilização, como os problemas com perda da audição em locais barulhentos, sem o uso de protetores auriculares.

– Ter pessoas destinadas a promover a prevenção

Toda empresa deve designar pelo menos um funcionário para verificar as questões de segurança, já que isso é obrigatório. Para algumas empresas, a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – não pode faltar. Isso irá depender da quantidade de funcionários que o negócio possua.

A formação de uma comissão ou a capacitação de um profissional, nesse sentido, ajuda a garantir a identificação de riscos, elaboração de ações de prevenção, divulgação de medidas preventivas na empresa e, consequentemente, a melhorar a segurança no trabalho.

Dinâmicas para SIPAT

– Monitorar os ambientes

Uma das ações de prevenção aos riscos é o monitoramento constante nos espaços de trabalho.

Assim, é fundamental inspecionar rotineiramente as instalações, máquinas e equipamentos, a fim de tomar decisões antecipadas, antes de um eventual acidente.

Nessa tarefa, uma boa prática é estabelecer prazos para manutenções, respeitar as orientações dos fabricantes das máquinas e equipamentos utilizados, sem falar na atenção de isolar e sinalizar o local, antes de realizar tais procedimentos.

Ações que tornam o ambiente seguro

Agora que você conheceu as principais medidas de segurança, listamos algumas ações simples, mas que são eficazes para manter o ambiente de sua empresa seguro:

– Oriente constantemente sobre o uso de EPIs;

– Evite brincadeiras e distrações durante o expediente;

– Não faça e não permita que outra pessoa faça improvisos com ferramentas;

– Oriente os novos colaboradores sobre os riscos da função, fortemente;

– Priorize a limpeza e organização dos ambientes;

– Organize os horários e evite fazer atividades com pressa;

– Deixe os locais de circulação de pessoas completamente livres;

– Oriente a equipe a manter a postura, tirar pausas entre as atividades e praticar alguma atividade física no dia a dia;

– Verifique se a iluminação dos ambientes está adequada – nem a mais nem menos.

Por fim, porém fundamental, busque sempre por treinamentos e capacitação de toda equipe. Com certeza, o valor investido em treinamentos eficazes, que ajudem a propagar a prevenção, é muito mais econômico do que os gastos com acidentes de trabalho.

Além disso, esse é um assunto sensível, já que envolve algo muito maior: o principal propulsor do negócio, os colaboradores. Portanto, eduque sua equipe, conscientize o time em relação aos riscos que as atividades da empresa podem apresentar, mostrando quais são as possibilidades de prevenção nesse cenário.

Desse modo, todas essas ações, se aplicadas de maneira responsável, tornarão o ambiente mais seguro e produtivo, beneficiando a produtividade do negócio e a saúde e segurança dos funcionários.

E se precisar de ajuda com treinamentos, conheça as palestras da Realizarte. Trabalhamos com a capacitação e desenvolvimentos dos trabalhadores, fortalecendo a cultura da segurança na sua empresa de uma maneira totalmente diferente.

Isso porque, nossos treinamentos permitem que assuntos complexos sejam assimilados, de maneira simples, objetiva e divertida. Fale com a gente, receba nossa proposta e entenda como promover medidas de prevenção de acidentes de trabalho.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Como os líderes podem se comunicar melhor com a equipe de trabalho?
Projetos de RH: como dar vida às boas ideias e ser agente da mudança

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu