Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

líderes de equipe

Como os líderes podem se comunicar melhor com a equipe de trabalho?

SIPAT online

Todos líderes desejam ter uma equipe engajada, produtiva, comprometida com suas metas e entregando os melhores resultados para o negócio. Afinal, o resultado do time é um reflexo da qualidade do trabalho desenvolvido por seu líder.

O que muitos não sabem é que, para ter um time de sucesso, entre outras habilidades, é fundamental ter uma comunicação eficaz. Isso porque, é através da comunicação que ocorre a troca de ideias, que conseguimos compartilhar desejos e pensamentos.

Sem isso, fica impossível ser entendido, muito menos conseguir que outras pessoas desempenhem as tarefas da forma que a gestão deseja.

Pensando no poder que a comunicação possui, trouxemos neste texto um conteúdo que irá te ajudar a melhorar a comunicação com os trabalhadores e adquirir resultados de sucesso.

Líderes, vejam o que vocês irão encontrar, nesta leitura:

  • Importância da comunicação com a equipe
  • Dicas para a melhorar a comunicação

Importância da comunicação com a equipe

A comunicação clara e inspiradora mostra uma liderança forte e assertiva. Esse é um atributo essencial para o sucesso dos resultados.

Certamente, a comunicação eficaz contagia pessoas, não deixa dúvidas dos processos e aproxima o time. Por isso, uma liderança precisa ter essa habilidade, pois esse aspecto é muito importante na realização das atividades, no engajamento e no entrosamento do time.

Caso você não tenha essa habilidade forte, não se preocupe. Veja as dicas que separamos abaixo para te ajudar.

6 Dicas para a melhorar a comunicação

  1. Seja verdadeiro

É importante que os líderes transmitam a verdade para seu time. E não há como fazer isso falando mentiras.

Dessa forma, seja verdadeiro com seu time, compartilhe suas ideias, valores e dificuldades. Mostre como você entende seus desafios e quais estratégias utiliza para superá-los, distanciando a imagem de liderança superior e arrogante.

  1. Se inclua nos discursos

Outra forma de melhorar a comunicação é se incluindo nos discursos. Assim, ao invés de mostrar como “a equipe” pode fazer uma tarefa melhor, diga como “nós podemos fazer” com que isso melhore.

Dessa forma, você mostrará que também está aberto a aprender e aprimorar seu trabalho.

Dinâmicas para SIPAT
  1. Seja acessível e fale de forma clara

Um dos piores tipos de líder é o inacessível. Que não tem tempo para as demandas do time e que, ao se comunicar, utiliza palavras rebuscadas e difíceis de ser compreendidas por todos.

Por isso, seja objetivo, fale com uma linguagem que todos, independente da escolaridade, possam entender. Até porque, isso será uma precondição para ser atendido, interpretado e ter as metas realizadas.

  1. Atrele o trabalho ao desenvolvimento pessoal

Muitos líderes têm dificuldades para cobrar a produtividade dos funcionários. Uns pelo excesso de autoridade e outros pela falta de firmeza e objetividade.

De fato, autoritarismo não cabe mais nos métodos de gestão atuais. E se um líder deseja que o que ele manda seja atendido, precisa mostrar valor no que propõem não só para a empresa, mas também para o funcionário.

Dessa forma, alie sempre a melhora de produtividade com o desenvolvimento pessoal. Mostre as habilidades que seu colaborador conseguirá com a demanda e como isso pode ser útil dentro e fora da empresa.

  1. Saiba escutar e peça sugestões

A comunicação é uma troca e se comunicar também é escutar. A fala de apenas um interlocutor não constitui um diálogo e sim um monólogo.

Por isso, escute sua equipe, peça sugestões e mostre como você está aberto para entender os anseios do time.

Além de aproximar seus colaboradores, você vai conseguir extrair valiosos insights para resolver os processos diários de maneira mais assertiva.

  1. Tenha a atitude que você espera do time

Por fim, seja o exemplo. Pode parecer clichê, mas nenhuma comunicação é assertiva se você pode algo que nem você mesmo cumpre. Desse modo, seja o que você proponha a sua equipe.

Se você deseja um time pontual? Seja também. Se necessita de mais engajamento? Também esteja engajado com as demandas do time.

Com certeza, suas atitudes mostrarão uma comunicação não verbal, que também é valiosa.

Espero que tenha aproveitado as dicas e continue acompanhando a Realizarte. Até mais!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
CIPA: quais as atividades principais exercidas pela comissão?
Prevenção de acidentes do trabalho: ações para um ambiente mais seguro

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.