Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

SIPAT palestra

3 dicas para organizar uma SIPAT de sucesso!

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) é um evento previsto por lei que deve ser realizado anualmente em todas as empresas que optam pelo regime CLT de contrato.

Durante uma semana, são realizados treinamentos, gincanas e palestras com o objetivo de motivar e integrar ainda mais as equipes, garantir o bem estar dos funcionários, e, principalmente, assegurar o cumprimento das leis trabalhistas e reduzir o número de acidentes.

A SIPAT deve ser organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), grupo misto formado por empregados e representantes do empregador que são eleitos pelos colegas de trabalho.

Entre as inúmeras atribuições da CIPA, a organização da SIPAT merece destaque e deve ser planejada nos mínimos detalhes, para garantir a participação de todos e ainda assegurar que os seus objetivos sejam cumpridos.

Confira abaixo algumas dicas importantes para organizar uma SIPAT de sucesso!

1. Divulgue o evento com criatividade

É muito importante divulgar a SIPAT com criatividade e com antecedência. Como o evento deve ser realizado durante o horário de trabalho, é necessário permitir que os funcionários possam se planejar para deixar de lado as atividades laborativas durante essa semana.

Além disso, a criatividade é essencial, pois apesar da realização da SIPAT ser obrigatória por lei, a participação dos demais colegas não é. Por isso, utilizar frases chamativas na divulgação, elaborar cartazes diferentes e deixar claro que o evento é benéfico para todos são maneiras de despertar o interesse.

2. Escolha um espaço adequado

A escolha do local deve ser feita com cuidado. É necessário pensar no conforto dos colegas que participarão do evento. Caso seja possível, opte por um espaço amplo, com boa luminosidade e circulação de ar.

As cadeiras também devem ser confortáveis. Auditórios são indicados para receber esse tipo de evento, e salas de reunião também. Entretanto, até o pátio da empresa pode ser adaptado e utilizado para esse fim, desde que sejam preservados o conforto e a segurança dos trabalhadores.

3. Ofereça palestras interessantes

A última dica para organizar uma SIPAT de sucesso é inovar. Esqueça os modelos tradicionais de palestra em que uma pessoa fala burocraticamente e apresenta infinitos slides. O engajamento é um dos principais objetivos da SIPAT e adotar palestras diferenciadas é uma maneira de garantir a participação e envolvimento de todos.

Que tal aliar um show de mágica com a SIPAT? Por meio das chamadas palestras show, é possível divertir e ensinar tudo sobre segurança do trabalho ao mesmo tempo. Dessa forma, o conteúdo ministrado é fixado pelos funcionários mais facilmente.

Organizar uma semana inteira de treinamentos e palestras não é uma tarefa simples. Pelo contrário, demanda muita dedicação e estudo. Entretanto, seguindo as dicas que listamos acima, você certamente conseguirá atingir esse objetivo. A SIPAT é muito importante, pois auxilia na preservação do bem mais precioso que a empresa detém: seu capital humano.

Agora que você já conhece as principais dicas para organizar uma SIPAT de sucesso, entre em contato conosco! Somos uma empresa especializada em palestras show e treinamentos motivacionais voltados para a segurança do trabalho. Atuamos em todo o Brasil!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
CIPA, Segurança do trabalho, SIPAT
Como escolher temas a serem abordados na SIPAT 2018?
Conheça 10 siglas da segurança do trabalho

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.