A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) é um evento previsto por lei que deve ser realizado anualmente em todas as empresas que optam pelo regime CLT de contrato.
Durante uma semana, são realizados treinamentos, gincanas e palestras com o objetivo de motivar e integrar ainda mais as equipes, garantir o bem estar dos funcionários, e, principalmente, assegurar o cumprimento das leis trabalhistas e reduzir o número de acidentes.
A SIPAT deve ser organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), grupo misto formado por empregados e representantes do empregador que são eleitos pelos colegas de trabalho.
Entre as inúmeras atribuições da CIPA, a organização da SIPAT merece destaque e deve ser planejada nos mínimos detalhes, para garantir a participação de todos e ainda assegurar que os seus objetivos sejam cumpridos.
Confira abaixo algumas dicas importantes para organizar uma SIPAT de sucesso!
1. Divulgue o evento com criatividade
É muito importante divulgar a SIPAT com criatividade e com antecedência. Como o evento deve ser realizado durante o horário de trabalho, é necessário permitir que os funcionários possam se planejar para deixar de lado as atividades laborativas durante essa semana.
Além disso, a criatividade é essencial, pois apesar da realização da SIPAT ser obrigatória por lei, a participação dos demais colegas não é. Por isso, utilizar frases chamativas na divulgação, elaborar cartazes diferentes e deixar claro que o evento é benéfico para todos são maneiras de despertar o interesse.
2. Escolha um espaço adequado
A escolha do local deve ser feita com cuidado. É necessário pensar no conforto dos colegas que participarão do evento. Caso seja possível, opte por um espaço amplo, com boa luminosidade e circulação de ar.
As cadeiras também devem ser confortáveis. Auditórios são indicados para receber esse tipo de evento, e salas de reunião também. Entretanto, até o pátio da empresa pode ser adaptado e utilizado para esse fim, desde que sejam preservados o conforto e a segurança dos trabalhadores.
3. Ofereça palestras interessantes
A última dica para organizar uma SIPAT de sucesso é inovar. Esqueça os modelos tradicionais de palestra em que uma pessoa fala burocraticamente e apresenta infinitos slides. O engajamento é um dos principais objetivos da SIPAT e adotar palestras diferenciadas é uma maneira de garantir a participação e envolvimento de todos.
Que tal aliar um show de mágica com a SIPAT? Por meio das chamadas palestras show, é possível divertir e ensinar tudo sobre segurança do trabalho ao mesmo tempo. Dessa forma, o conteúdo ministrado é fixado pelos funcionários mais facilmente.
Organizar uma semana inteira de treinamentos e palestras não é uma tarefa simples. Pelo contrário, demanda muita dedicação e estudo. Entretanto, seguindo as dicas que listamos acima, você certamente conseguirá atingir esse objetivo. A SIPAT é muito importante, pois auxilia na preservação do bem mais precioso que a empresa detém: seu capital humano.
Agora que você já conhece as principais dicas para organizar uma SIPAT de sucesso, entre em contato conosco! Somos uma empresa especializada em palestras show e treinamentos motivacionais voltados para a segurança do trabalho. Atuamos em todo o Brasil!