Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

siglas da segurança do trabalho funcionários discutindo

Conheça 10 siglas da segurança do trabalho

No Brasil, garantir a integridade física dos trabalhadores e minimizar riscos de acidentes trabalhistas é obrigatório por lei. Em prol do bem-estar dos empregados, todas as empresas devem ter uma equipe que atue diretamente no cumprimento das normas e das convenções.

Nesse sentido, para desempenhar essa função tão importante é necessário ter conhecimento. Por isso, entender o significado das principais siglas da segurança do trabalho é primordial.

Existem muitos termos técnicos que devem estar na “ponta da língua” de todas as pessoas envolvidas com a segurança do trabalho. Somente com o conhecimento adequado elas poderão desempenhar seu trabalho com confiança e eficácia. Além disso, as siglas facilitam o diálogo, agilizam o repasse de informações e asseguram uma comunicação mais direta.

Para ajudá-lo nessa tarefa, no post de hoje, fizemos um glossário com as 10 principais siglas que todo profissional de segurança do trabalho deve conhecer. Confira!

1. AFT

Auditor Fiscal do Trabalho

Designa um servidor público, ligado ao Ministério do Trabalho, que fiscaliza o cumprimento das leis trabalhistas.

2. AET

Análise Ergonômica do Trabalho

Consiste no levantamento dos riscos ergonômicos presentes no local de trabalho, tanto com relação ao estado dos objetos utilizados pelos funcionários quanto aos níveis de luminosidade, de ruídos etc.

3. CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A CIPA é uma comissão mista formada por representantes dos trabalhadores e do empregador que atua com o objetivo de propor melhorias e garantir o cumprimento das leis trabalhistas na empresa. Ouve os funcionários e age lado a lado com eles.

4. ASO

Atestado de Saúde Ocupacional

Consiste em um documento expedido por um médico do trabalho que avalia a capacidade laborativa de um funcionário e seu estado de saúde.

5. LER

Lesão por Esforço Repetitivo

Refere-se a problema de saúde que pode acometer o trabalhador por razões ligadas ao desempenho das funções laborativas. O distúrbio pode ocorrer pela repetição constante de tarefas ou, até mesmo, caso o funcionário passe muito tempo na mesma posição, por exemplo.

6. CAT

Comunicação de Acidente de Trabalho

Consiste em um documento que deve ser emitido pela empresa, em até um dia útil, após a ocorrência de um acidente de trabalho. Em caso de óbito, deve ser emitido de imediato.

7. EPI

Equipamento de Proteção Individual

Equivale aos equipamentos que são usados individualmente pelo trabalhador para sua proteção, como luvas, botas, redutores de ruídos, óculos, entre outros.

8. EPC

Equipamento de Proteção Coletiva

Compreendem os equipamentos que protegem os trabalhadores coletivamente, como exaustores de ar, cones sinalizadores, entre outros.

9. SAT

Seguro de Acidentes de Trabalho

Constitui-se de uma contribuição feita pela empresa, em forma de tributo, que serve para auxiliar o INSS a manter os benefícios referentes a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

10. SIPAT

Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Trata-se de um evento obrigatório que deve ocorrer anualmente. Durante a SIPAT, os funcionários recebem treinamentos sobre uso de EPIs, participam de gincanas, assistem a palestras motivacionais, entre outras atividades voltadas para promover a integração das equipes e a redução das ocorrências de acidentes.

As siglas da segurança do trabalho citadas acima são um resumo das principais que todo profissional da área deve conhecer. Como existem muitas outras, é necessário estudar sempre.

Nesse sentido, vale ressaltar que existem empresas especializadas que promovem palestras e treinamentos voltados para segurança no trabalho, qualidade de vida, motivação, saúde e bem-estar. Ademais, utilizar meios lúdicos é uma ótima maneira de fixar ainda mais o conhecimento.

Agora que você já conhece as principais siglas da segurança do trabalho, que tal ficar por dentro de mais informações úteis sobre esse tema tão relevante para a sua empresa? Curta nossa página no Facebook e conheça um pouco mais sobre nosso trabalho!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
CIPA, Segurança no trabalho
3 dicas para organizar uma SIPAT de sucesso!
Como organizar uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) eficaz?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.