Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Discussão como organizar a SIPAT

Conheça 4 benefícios de se promover palestras na SIPAT

SIPAT online

Se você anda preocupado com o número de acidentes dentro da sua empresa e não consegue resolver esse problema, saiba que a SIPAT foi criada justamente para auxiliar os gestores nessa difícil tarefa.

Independentemente do tamanho do negócio sempre existe oportunidade de melhoria na segurança interna e que acaba refletindo nos resultados do grupo. Pensando nisso, listamos algumas informações que você precisa saber sobre a SIPAT. Confira!

O que é SIPAT?

Com o objetivo principal de divulgar informações que promovem a prevenção de doenças e acidentes de trabalho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é um evento obrigatório e que deve ocorrer anualmente nas empresas.

É importante que a organização se programe para a realização da SIPAT, pois todos os colaboradores devem ser dispensados para participar das gincanas, palestras, atividades motivacionais e outras atividades que a empresa propor.

Apesar da obrigatoriedade, não existe uma instrução específica para orientar os organizadores e tampouco há critérios de mensuração de resultados. A empresa tem a autonomia de escolher sua programação.

Quais são os benefícios da SIPAT?

Falar sobre os benefícios é muito importante para motivar os gestores a se envolverem de fato com esse evento em vez de pensarem na SIPAT apenas como algo obrigatório e que demanda esforços. Veja:

1. Promove a integração entre empregados e empregadores

É sempre bom promover momentos de interação entre os funcionários. Isso ajuda a aumentar a motivação do grupo e tornar o ambiente de trabalho mais agradável e propício ao desenvolvimento.

O gestor deve aproveitar a realização da SIPAT para desenvolver esse tipo de ação, até mesmo para ajudar a tornar o evento mais animado. Só não pode esquecer que o foco principal é a conscientização sobre a segurança do trabalho.

Dinâmicas para SIPAT

2. Aumenta a produtividade do trabalhador

Um dos principais objetivos de gestores é conseguir aumentar a produtividade do grupo e conquistar resultados significativos. Entretanto, os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais prejudicam a atuação e acabam sobrecarregando a equipe.

Após a SIPAT, todos os funcionários estarão capacitados para trabalhar em prol da segurança, tornando assim o ambiente mais harmonioso e direcionando os colaboradores para um mesmo objetivo em comum.

3. Diminui a ocorrência de acidentes de trabalho e afastamentos por problemas de saúde

Como dito no tópico anterior, os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais são realidades dentro das empresas. Conseguir prever essas situações demanda tempo e dedicação por parte do gestor para conscientizar os colaboradores.

Para corrigir esses problemas você pode, por exemplo, desenvolver atividades durante o evento sobre estresse, acidentes domésticos, tabagismo, alcoolismo, primeiros socorros e qualidade de vida. É essencial conhecer as principais causas para conseguir acertar no tema.

4. Garante o uso correto dos EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual são aqueles equipamentos utilizados pelos trabalhadores para prevenir acidentes de acordo com cada função, ou seja, cada setor tem sua particularidade de segurança.

Porém, nem todos utilizam os EPIs quando não estão sendo fiscalizados, fazendo com que os riscos de multa ou acidentes aumentem. Com a SIPAT, seu grupo estará apto a utilizar de forma correta os equipamentos e a reconhecer possibilidades de risco.

A chave do sucesso para o seu evento é promover atividades com assuntos pertinentes à sua empresa e que de fato farão a diferença na rotina de trabalho. Crie a consciência da importância da segurança dentro da organização e qual a contribuição de cada um para um ambiente melhor.

Se você já tiver realizado alguma SIPAT na sua empresa, compartilhe nos comentários as atividades que foram desenvolvidas e de que forma contribuiu para o crescimento do seu negócio!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Palestra show “Percepção de Riscos” é sucesso na SIPAT 2017 da Furnas Poços de Caldas
Palestra Show “Influenciando ou influenciado” faz sucesso na XXIII SIPAT da Sonoco Brasil

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu