Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

O que faz o Técnico de segurança do trabalho

Técnico de segurança do trabalho: quais qualidades e competências eles devem ter?

SIPAT online

Todo Técnico de segurança do trabalho sabe que, infelizmente, acidentes de trabalho são mais comuns do que a maioria das pessoas imaginam. Só para exemplificar, em 2018, a Previdência Social registrou 576.951 acidentes de trabalho.

A fim de evitar riscos, é fundamental que toda empresa tenha em seu time profissionais com habilidades que ajudem na prevenção de acidentes e conscientização de toda equipe.

Nesse contexto, o técnico de segurança do trabalho é responsável por promover ações que ajudem a manter a saúde e segurança dos funcionários.

Por ter uma atuação extremamente importante, esse colaborador precisa apresentar qualidades e competências essenciais para gerar os resultados esperados pela empresa.

Você sabe quais são as habilidades que esse profissional precisa ter? Não se preocupe! Trouxemos as principais competências que o técnico de segurança do trabalho precisa.

Veja o que você vai encontrar:

  • Atuação com ações preventivas
  • Dominar a cultura e os processos da empresa
  • Ter empatia
  • Ter um bom relacionamento interpessoal
  • Manter-se sempre atualizado

Atuação com ações preventivas

Um bom profissional de segurança do trabalho tenta sempre estar a frente, atuando preventivamente na empresa.

Dessa forma, profissionais comprometidos buscam planos de ações para evitar que acidentes ocorram. Embora não seja possível prever tudo que pode acontecer, algumas medidas evitam vulnerabilidades no ambiente e ainda conseguem agilizar a atuação, mediante alguma ocorrência de emergência.

Assim, essa é uma qualidade que não poderá faltar nesse profissional.

Dominar a cultura e os processos da empresa

Para ter qualquer tipo de atuação com qualidade, realizar planejamentos e executar ações é necessário conhecer antes o meio para o qual essas medidas estão sendo desenvolvidas.

Ter conhecimento sobre os processos e cultura organizacional do negócio que está atuando é imprescindível para um técnico de segurança do trabalho.

Dinâmicas para SIPAT

Principalmente no que se refere a infraestrutura, já que muitas medidas de segurança são ligadas a ela. Isso irá impactar diretamente no resultado do trabalho.

Ter empatia

Através da empatia é possível se colocar no lugar das pessoas e entender profundamente seus anseios. O que ajuda na aproximação da equipe.

Atitudes empáticas não podem faltar num técnico de segurança do trabalho, pois ele receberá reclamações e sugestões de melhoria, sendo um porta-voz dos funcionários para a empresa, no intuito de gerar um ambiente mais seguro.

Ter um bom relacionamento interpessoal

Proteger a equipe tornando o ambiente mais seguro é uma tarefa quase impossível de ser feita sozinho. Será preciso contar com o engajamento de toda equipe.

Por isso, esse profissional precisa ter a qualidade de lidar com pessoas, com uma comunicação assertiva, confiante e de credibilidade.

Manter-se sempre atualizado

Por fim, manter-se atualizado é essencial. O mundo tem mudado rapidamente, novas tecnologias têm surgido e quem não acompanha essas novidades não consegue desempenhar um bom trabalho.

Assim, é preciso estar atualizado sobre os procedimentos de segurança, EPIs e tudo que esteja relacionado a manutenção da saúde e segurança no trabalho.

Portanto, aprender novas técnicas e se aprofundar em treinamentos constantemente é fundamental.

Essas são as principais habilidades que um técnico de segurança do trabalho precisa desenvolver para gerar resultados satisfatórios na empresa.

Deseja se manter atualizado, aprender mais e agregar valor a sua carreira e de seus funcionários? A Realizarte quer te ajudar nessa tarefa!

Inscreva-se gratuitamente no treinamento “Mudando a forma de perceber riscos”. O treinamento apresenta uma dinâmica diferente e inovadora que fará você e sua equipe perceber riscos com maior facilidade. Não perca tempo, estamos te esperando!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Experiência do colaborador: o que é e qual a importância para o seu negócio?
Quais as práticas de primeiros socorros em acidentes no trânsito?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu