+55 (43) 3344-0690
contato@realizartepalestras.com.br
  • Início
  • Quem Somos
  • Palestras SIPAT
  • Capacitação SST
  • Blog
  • Solicite orçamento
saúde e segurança no ambiente de trabalho

Saúde e segurança do trabalho: sua empresa está em dia com as obrigações?

16 de julho de 2019
Raphael Lima
Segurança do trabalho
Nenhum comentário
Desafio 21 dias sem acidentes

Não é novidade que no mundo empresarial, para se conseguir atingir a capacidade de produção, é necessário a atividade e força de trabalho humana. Uma consequência disso, porém, é que algumas empresas, preocupadas com as questões operacionais e de otimização da entrega, acabam negligenciando as condições de trabalho, ignorando riscos no ambiente, que cedo ou tarde, acabam prejudicando os funcionários, muitas vezes vítimas de lesões por má postura, por repetição de movimento ou mesmo sujeitos a acidentes de trabalho.

Hoje em dia é uma preocupação normal e frequente observar a saúde e segurança do trabalhador, e também uma exigência legal, mas nem sempre foi assim. Por muitos anos, o empresariado encarava todo o conjunto de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) como pura despesa.

E essa conscientização não aconteceu à toa: soluções que favoreçam o bem-estar do colaborador podem ser benéficas não só para eles, mas para a empresa como um todo. Por meio do investimento na qualidade de vida do empregado, a produtividade aumenta e melhoram os resultados da corporação em seu mercado de atuação. Além disso, a empresa contribui para a satisfação dos seus funcionários, o que os torna mais engajados e propenso a continuar produzindo cada vez mais e melhor.

Pensando na validade desse tema, neste artigo separamos alguns pontos importantes da legislação vigente, referente à promoção da saúde do trabalhador. Saiba como se adequar as exigências:

Legislação

Frente à quantidade cada vez maior de casos de acidentes de trabalho e problemas de saúde relacionados à rotina do trabalhador, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) vem, desde 1919 realizando Tratados e Convenções no intuito de proporcionar mais qualidade de vida e dignidade ao empregado.

No Brasil, a prevenção de acidentes do trabalho e a proteção da saúde do trabalhador contam com a aplicação de Normas Regulamentadoras (NRs) definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para reduzir os riscos à saúde e à segurança do colaborador.  As NRs determinam práticas de formação, acompanhamento e fiscalização do dia a dia da empresa e são organizadas por área específica.

Punições

Com o tempo, a legislação brasileira foi se adequando a tendência mundial e criando leis que buscavam punir empresas que atuavam fora das respectivas NRs. A mais emblemática delas foi a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho, criada em 2011. Agora, como parte desse processo de maior fiscalização e agilidade chegou a vez do sistema nacional de informações, o eSocial.

Por isso, se você administra empresa de grande porte no Brasil, fique atento ao período para inserir informações da última fase de implantação do eSocial. O sistema criado pela lei 8.373/14 unifica a prestação de dados de cunho fiscais, previdenciário e trabalhistas, padronizando a transmissão, validação, armazenamento e distribuição de documentos relativos à saúde e segurança dos trabalhadores.

A adesão é obrigatória e, se não for feita, pode trazer complicações futuras. Lembra-se das guias previdenciárias e fiscais? Na prática serão substituídas pelo software nacional, que deve ser devidamente preenchido. Para facilitar a vida da equipe responsável, o preenchimento foi divido em etapas. As primeiras começaram em 2018: cadastro de empregador e tabelas, informações sobre empregados e seus vínculos, folhas de pagamento, substituição da GFIP e, por último, os dados sobre segurança e saúde dos colaboradores.

O calendário inclui as empresas de médio porte, produtores rurais, entidades sem fins lucrativos, empregadores pessoas físicas, micro e pequenas empresas do Simples Nacional, com limite para janeiro de 2020, e entes públicos e organismos internacionais, para janeiro de 2021. Ou seja, para não passar sufoco, o empresário deve estar em dia com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Ambos devem ser elaborados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho (SESMT) ou profissional capacitado.

Saúde e Segurança do trabalho não é despesa!

Portanto, se o empresário ainda pensa que SST é custo, pode estar prestes a mudar seu pensamento. O Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho registrou um impacto de 12 bilhões por ano nas contas da Previdência em razão desse tipo de acidente. Para as empresas, além dos custos diretos com empregado, existem os indiretos, aqueles que implicam na perda de produtividade e no emocional da equipe.

A hora é de encarar o trabalhador como o bem mais precioso da empresa e contribuir para um ambiente mais seguro e saudável, incentivando as relações interpessoais e investindo na saúde ocupacional. O resultado será maior produtividade e clima de confiança. Trocar maquinários antigos por mais modernos podem, inclusive, reduzir a quantidade de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Um exemplo são as silenciosas em lugar das barulhentas. Com a redução de acidentes, a empresa também ganha um Fator Acidentário de Prevenção menor, o que impacta em um percentual mais baixo a ser pago pelos Riscos Ambientais do Trabalho.

O investimento em SST não pode ser considerado despesa, uma vez que o aumento da produtividade se traduz em lucro. Além de fortalecer a imagem, a empresa demonstra a responsabilidade social, o que, atualmente, é visto com bons olhos por clientes e agrega valor a marca. Todas essas orientações ainda vão te trazer um benefício maior, a redução no pagamento de multas, afastamento por acidente ou doenças relacionadas ao trabalho e indenizações trabalhistas.

E aí? Esse artigo te ajudou no que você estava procurando? Deseja mais conteúdo como esse ou se aprofundar mais nesse assunto? Continue nos seguindo! Caso tenha restado alguma dúvida, você pode deixar um comentário ou entrar em contato com nossa equipe.

eSocial, Prevenção de acidentes, Saúde do trabalhador, Segurança do trabalho
Raphael Lima
Mágico e Palestrante profissional requisitado em todo país. As empresas onde já ministrou palestras e treinamentos o tem reconhecido como uma das maiores revelações da atualidade. Graduado em Marketing com especialização em Gestão de Pessoas pela UNIUBE. Atuou como líder de equipes num dos maiores Call Center do Brasil (DEDIC-GPTI-CONTAX); é comunicador, diretor executivo e palestrante da Realizarte Palestras e Treinamentos, cujo foco é trazer a motivação trabalhista dentro da esfera empresarial, usando a mágica como meio interacional da mensagem a ser inculcada. Assim, os temas são voltados para segurança no trabalho, relacionamento interpessoal, motivação e desenvolvimento de equipes. Já ministrou palestras para mais de 5000 colaboradores de empresas em todo o Brasil, como PETROBRAS, Hydro, Cocamar, Celesc, Fischer, OAS, Furnas, SLC Agrícola, Café Iguaçu, entre outras. E, apaixonado por Deus, esposo da Larissa e papai da Laurinha.
Post anterior
5 motivos para investir em segurança do trabalho
Próximo post
Entenda a importância de uma consultoria em EPI para o seu negócio

Posts relacionados

Prevenção a choques no ambiente de trabalho

Prevenção a choques: dicas para segurança elétrica nos escritórios

19 de janeiro de 2021
Dicas para SIPAT 2021

Quais os melhores temas de palestras para SIPAT 2021?

12 de janeiro de 2021
quais são os riscos com empilhadeira no ambiente de trabalho

Saiba quais são os riscos com empilhadeira no ambiente de trabalho

5 de janeiro de 2021

Comentários Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

  • Depoimentos
  • GuestPost
  • Meio ambiente
  • Motivação
  • Notí­cias
  • Saúde do trabalhador
  • Segurança do trabalho
  • Segurança no trânsito
  • SIPAT

Posts recentes

Prevenção a choques no ambiente de trabalho

Prevenção a choques: dicas para segurança elétrica nos escritórios

19 de janeiro de 2021
Dicas para SIPAT 2021

Quais os melhores temas de palestras para SIPAT 2021?

12 de janeiro de 2021
quais são os riscos com empilhadeira no ambiente de trabalho

Saiba quais são os riscos com empilhadeira no ambiente de trabalho

5 de janeiro de 2021
Como funciona e quais as vantagens da cultura de aprendizado

Quais as vantagens de investir na cultura de aprendizado?

29 de dezembro de 2020
Como fazer a SIPAT 2021 interativa

Faça a SIPAT 2021 acontecer de forma interativa e diversificada

22 de dezembro de 2020

Somos uma instituição totalmente focada no desenvolvimento de pessoas, cuja finalidade é ajudar a eliminar o acidente de trabalho nas empresas de todo o Brasil.

Posts recentes

  • Prevenção a choques: dicas para segurança elétrica nos escritórios 19 de janeiro de 2021
  • Quais os melhores temas de palestras para SIPAT 2021? 12 de janeiro de 2021
  • Saiba quais são os riscos com empilhadeira no ambiente de trabalho 5 de janeiro de 2021
  • Quais as vantagens de investir na cultura de aprendizado? 29 de dezembro de 2020

Contatos

contato@realizartepalestras.com.br
+55 (43) 3344-0690
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Realizarte Palestras © 2018 Todos os direitos reservados

  • Palestras SIPAT
  • Blog
  • Solicite orçamento
Menu