Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Segurança e medicina do trabalho

Qual a diferença entre segurança e medicina do trabalho?

Embora muitas vezes tidas como sinônimos, a segurança e medicina do trabalho são processos diferentes, mas ambos muito importantes para as organizações e seus colaboradores.

Investir na segurança e na medicina do trabalho é essencial para garantir o bem-estar dos funcionários e evitar problemas para a empresa, como queda de produtividade e geração de custos em caso de acidentes.

E, para que você compreenda as diferenças entre essas modalidades, vamos explicar do que se trata cada uma delas e porque elas devem ser trabalhadas em conjunto nas empresas. Confira nos tópicos a seguir.

O que é a segurança do trabalho?

É chamada de segurança do trabalho todas as atividades desenvolvidas na empresa com foco na prevenção de acidentes nos ambientes profissionais. Quem atua nessa área é o técnico de segurança do trabalho, profissional que recebe formação para analisar, prevenir e combater riscos nas organizações.

Esse profissional, juntamente com o engenheiro do trabalho, deve realizar mapeamentos dos fatores de risco das empresas, sobretudo nas indústrias, analisando e planejando formas preventivas para que não ocorram acidentes em máquinas, contaminação por produtos químicos, choques elétricos etc.

Também é de responsabilidade desse setor educar os colaboradores, por meio de ações como palestras e a instituição da CIPA. Tais atividades podem abordar, por exemplo, sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar que aconteçam acidentes nos processos de trabalho.

E a medicina do trabalho, do que se trata?

Já a medicina do trabalho está mais relacionada às doenças ocupacionais que podem ser desencadeadas por conta de uma atividade profissional. Para trabalhar nessa área, os médicos devem cursar uma especialização, podendo ser contratados pelas próprias empresas ou atuando de forma terceirizada.

O objetivo é que os médicos do trabalho possam identificar, prevenir, diagnosticar e tratar doenças causadas pelas atividades exercidas nas empresas, preservando e garantindo a saúde mental e física dos trabalhadores.

Entre as principais atribuições da medicina do trabalho estão os exames admissionais, periódicos, demissionais, de mudança ou retorno às funções. Tratam-se de testes laboratoriais como de sangue e urina, bem como testes de audiometria e acuidade visual, que garantem a boa saúde e bem-estar de seus funcionários, além de promover a imagem da empresa.

Por que segurança e medicina do trabalho devem ser trabalhadas juntas?

Embora sejam conceitos distintos, os profissionais de segurança e medicina do trabalho podem e devem atuar em conjunto, principalmente no planejamento de atividades preventivas nas empresas.

A ideia é que as organizações não vejam essas atividades como uma mera obrigação, mas como uma forma de investir em seus profissionais, para que eles se sintam satisfeitos com o trabalho e consequentemente produzam mais, gerando maior lucratividade.

E na sua empresa? Estão sendo feitos investimentos em segurança e medicina do trabalho? Caso a sua resposta seja negativa, é preciso rever os conceitos e buscar saber mais sobre o assunto.

Uma maneira interessante de ficar bem informado sobre esses temas é assinando a nossa newsletter. Sempre produzimos e enviamos conteúdo de qualidade para nossos assinantes. Não perca essa oportunidade!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Acidentes de trabalho, Medicina do trabalho, Prevenção de acidentes, Segurança do trabalho, Trabalho seguro
CIPA: Qual a importância para o ambiente de trabalho
Por que oferecer treinamentos de primeiros socorros na sua empresa?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.