Os treinamentos de primeiros socorros são fundamentais nas empresas, tanto que a prática já é regulamentada por lei, através da Norma Regulamentadora nº 7, que fala sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, na Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho.
O objetivo desse treinamento é fazer com que os colaboradores saibam como agir e socorrer os seus colegas, caso algum acidente ocorra nas organizações. Ter esse conhecimento básico é relevante, pois, se os primeiros socorros não foram realizados de forma correta, o quadro da pessoa acidentada pode se agravar.
Portanto, se você tem dúvidas sobre o que é necessário e como desenvolver um treinamento de primeiros socorros na empresa, continue a leitura e informe-se sobre o assunto.
O que é necessário para desenvolver treinamentos de primeiros socorros?
A legislação vigente prevê que todas as empresas precisam ter kits de primeiros socorros dispostos em diferentes locais, sendo de fácil acesso dos socorristas. Eles são primordiais para que os treinamentos possam ser realizados.
Cada tipo de empresa, no entanto, precisa de um kit específico para sua área de atuação, contendo itens que variam de acordo com os riscos que seus colaboradores estão expostos. Desse modo, uma siderúrgica, por exemplo, deve ter um diferente do de um campo de obras da construção civil.
Empresas cujos riscos são menores, como escritórios, devem ter kits com itens básicos, como gazes, algodão, curativos, luvas, esparadrapo, tesoura mayo, entre outros. Já em outras, em que os riscos são mais graves, os kits devem ter talas para imobilização, colares cervicais etc.
Vale destacar que também existem itens que não podem fazer parte de um kit de primeiros socorros, como medicamentos de qualquer espécie, que só podem ser administrados com orientação médica.
Para saber que tipos de itens o seu kit deve conter, convém uma consulta à legislação específica da área.
Como promover um treinamento em uma empresa?
Antes de iniciar um treinamento de primeiros socorros é importante que sejam escolhidos os trabalhadores que farão parte do grupo de socorristas da empresa. Convém que sejam convidados os membros da CIPA e também colaboradores estratégicos de cada setor, de modo que nenhuma área seja desamparada e fique sem uma pessoa com tais conhecimentos.
Os treinamentos devem ser ministrados por médicos e enfermeiros qualificados, que saberão como desenvolvê-los de forma prática, utilizando recursos diversos, como material didático impresso e simulações.
Os novos socorristas precisam ser orientados a analisar o local do acidente, aprender como manter a calma em situações alarmantes, sobre o protocolo que precisa ser seguido etc. Também é importante que ele seja orientado sobre como solicitar ajuda a outras pessoas, para que sejam chamados médicos para o socorro e, se necessário, o transporte até uma clínica ou hospital.
Entender porque e como oferecer treinamentos de primeiros socorros na empresa é importante para que os colaboradores se sintam ainda mais protegidos e também para que sejam evitadas multas para a organização, tendo em vista que isso é previsto na legislação.
Você deve concordar que esse assunto é bastante relevante, não é mesmo? Então, não guarde o conhecimento apenas para você. Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem bem informados.