Atuar na prevenção de acidentes de trabalho é primordial para reduzir os custos da empresa. À primeira vista, a afirmação pode parecer estranha, mas não é. Acidentes podem e provavelmente vão ocorrer em algum momento, mas tomar medidas para minimizar a incidência desse tipo de problema é o que difere um bom de um mau gestor.
Isso porque os custos diretos e indiretos associados aos acidentes são muitos. É importante pensar que, na falta de um funcionário acidentado, outro deverá ser contratado para assumir seu lugar. E uma nova contratação, além dos custos tributários, requer treinamentos e outros gastos indiretos.
Também são custos decorrentes de acidentes trabalhistas possíveis danos a equipamentos, interrupção no fluxo de trabalho ou processo produtivo, despesas com primeiros socorros, etc.
Quer saber como prevenir acidentes de trabalho e conhecer os benefícios de uma boa gestão de acidentes? Confira os tópicos que listamos abaixo!
Como fazer a prevenção e cortar custos?
O primeiro passo é fazer um levantamento de todos os riscos existentes durante o desempenho das funções laborativas na empresa. Com o mapeamento adequado, é possível estabelecer diretrizes para minimizar as chances de acidentes.
Em seguida, é necessário capacitar e treinar todos os colaboradores para que estejam aptos a trabalhar de maneira segura. É primordial fornecer equipamentos de proteção individuais e coletivos para todos, além de observar questões de ergonomia.
Também é preciso inspecionar constantemente. Averiguar se as normas de segurança repassadas estão sendo seguidas de maneira correta e avaliar as condições físicas da empresa, dos maquinários, ferramentas e instalações em geral. A manutenção deve ser constante e preventiva.
Por fim, é primordial implantar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Formada por funcionários eleitos e representantes da empresa, atua na criação e fiscalização de regras de segurança, dá suporte aos funcionários afastados ou acidentados e promove palestras de conscientização. A CIPA é obrigatória por lei e tem papel fundamental na prevenção de acidentes de trabalho.
Quais são os benefícios de uma boa gestão de acidentes?
Fazer uma boa gestão de acidentes é atuar na prevenção dos mesmos e dar suporte total aos funcionários afastados ou acidentados. Entre os principais benefícios de dar grande importância a esse quesito, estão a garantia de maior produtividade dos funcionários, a valorização da imagem da empresa internamente e externamente e a redução dos gastos com ações na justiça, contratação de mão de obra temporária, indenizações, etc.
Além de cumprir seu papel social e zelar pelo bem-estar e saúde dos colaboradores, fazer a prevenção de acidentes de trabalho traz benefícios inegáveis ao gestor e, em consequência, à empresa. O capital humano é o que a companhia tem de mais valioso e, por isso, não devem ser medidos esforços para a sua preservação. Bom gestor é aquele que é respeitado e valorizado por sua equipe, que trabalha em conjunto e garante condições seguras de trabalho.
Agora que você já sabe como diminuir os custos por meio da prevenção de acidentes de trabalho, também é importante aprender como agir em caso de acidente de trabalho na sua empresa. Explicamos tudo neste outro post, não deixe de conferir!