Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

prevenção de acidentes de trabalho

Como diminuir custos por meio da prevenção de acidentes de trabalho?

SIPAT online

Atuar na prevenção de acidentes de trabalho é primordial para reduzir os custos da empresa. À primeira vista, a afirmação pode parecer estranha, mas não é. Acidentes podem e provavelmente vão ocorrer em algum momento, mas tomar medidas para minimizar a incidência desse tipo de problema é o que difere um bom de um mau gestor.

Isso porque os custos diretos e indiretos associados aos acidentes são muitos. É importante pensar que, na falta de um funcionário acidentado, outro deverá ser contratado para assumir seu lugar. E uma nova contratação, além dos custos tributários, requer treinamentos e outros gastos indiretos.

Também são custos decorrentes de acidentes trabalhistas possíveis danos a equipamentos, interrupção no fluxo de trabalho ou processo produtivo, despesas com primeiros socorros, etc.

Quer saber como prevenir acidentes de trabalho e conhecer os benefícios de uma boa gestão de acidentes? Confira os tópicos que listamos abaixo!

Como fazer a prevenção e cortar custos?

O primeiro passo é fazer um levantamento de todos os riscos existentes durante o desempenho das funções laborativas na empresa. Com o mapeamento adequado, é possível estabelecer diretrizes para minimizar as chances de acidentes.

Dinâmicas para SIPAT

Em seguida, é necessário capacitar e treinar todos os colaboradores para que estejam aptos a trabalhar de maneira segura. É primordial fornecer equipamentos de proteção individuais e coletivos para todos, além de observar questões de ergonomia.

Também é preciso inspecionar constantemente. Averiguar se as normas de segurança repassadas estão sendo seguidas de maneira correta e avaliar as condições físicas da empresa, dos maquinários, ferramentas e instalações em geral. A manutenção deve ser constante e preventiva.

Por fim, é primordial implantar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Formada por funcionários eleitos e representantes da empresa, atua na criação e fiscalização de regras de segurança, dá suporte aos funcionários afastados ou acidentados e promove palestras de conscientização. A CIPA é obrigatória por lei e tem papel fundamental na prevenção de acidentes de trabalho.

Quais são os benefícios de uma boa gestão de acidentes?

Fazer uma boa gestão de acidentes é atuar na prevenção dos mesmos e dar suporte total aos funcionários afastados ou acidentados. Entre os principais benefícios de dar grande importância a esse quesito, estão a garantia de maior produtividade dos funcionários, a valorização da imagem da empresa internamente e externamente e a redução dos gastos com ações na justiça, contratação de mão de obra temporária, indenizações, etc.

Além de cumprir seu papel social e zelar pelo bem-estar e saúde dos colaboradores, fazer a prevenção de acidentes de trabalho traz benefícios inegáveis ao gestor e, em consequência, à empresa. O capital humano é o que a companhia tem de mais valioso e, por isso, não devem ser medidos esforços para a sua preservação. Bom gestor é aquele que é respeitado e valorizado por sua equipe, que trabalha em conjunto e garante condições seguras de trabalho.

Agora que você já sabe como diminuir os custos por meio da prevenção de acidentes de trabalho, também é importante aprender como agir em caso de acidente de trabalho na sua empresa. Explicamos tudo neste outro post, não deixe de conferir!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Entenda qual a relação entre segurança do trabalho e sustentabilidade
Como dimensionar a CIPA na minha empresa?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu