Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Como lidar com os desafios da avaliação de desempenho

Quais os principais desafios da avaliação de desempenho?

SIPAT online

Todo líder busca o sucesso de sua equipe e sabe que existem muitos fatores que levam a isso. Esses fatores vão desde as características e incentivos ao grupo, até a capacidade de aprimoração do mesmo.

Esse último tópico é indispensável para qualquer equipe de sucesso. Afinal, a possibilidade de reconhecimento de pontos fracos e a melhora deles é a maneira ideal de lapidar um time.

Nesse sentido, a avaliação de desempenho é uma das principais aliadas de um líder. No entanto, ela é desafiadora e precisa ser exercida de maneira assertiva.

Desse modo, essa avaliação mostra-se como uma faca de dois gumes para uma liderança. Pois, enquanto ela pode trazer ótimos resultados para a progressão de melhoria da equipe, se mal aplicada, o efeito pode ser oposto!

Então como lidar com os desafios de uma avaliação de desempenho? E quais são eles?

Para ter a resposta dessas perguntas, você pode conferir este texto sobre os principais desafios da avaliação de desempenho!

Boa leitura!

Possibilidades de avaliação de desempenho

A adoção de avaliações de desempenho periódicas estão sendo bastante comuns em grupos de trabalho. Isso vem ocorrendo graças às diversas vantagens ocasionadas por um dos muitos exames de desempenho.

Sim, isso mesmo! Existe mais de uma avaliação de desempenho e cada uma delas pode agregar a sua equipe, tanto individual quanto coletivamente!

Entre as avaliações de desempenho estão:

  • avaliações em grupos;
  • avaliações individuais;
  • avaliações de lideranças;
  • autoavaliações;
  • avaliações 180º;
  • avaliações por competências (que pode ser tanto individual quanto em grupo) e muitas outras!

Benefícios de uma avaliação de desempenho

Apesar de ser uma lista robusta, essas são apenas algumas das possibilidades que uma liderança pode aplicar durante o trabalho em equipe. Além disso, as maneiras de aplicar as avaliações podem ser totalmente pessoais e instruídas segundo o desejo do líder.

Mas, independentemente de qual seja a avaliação e como ela seja aplicada, há muitos benefícios em realizá-la. Para conhecê-los, vamos dividir as vantagens em três grupos de beneficiários. Confira:

Benefícios para a equipe

A partir de avaliações de desempenho, é possível conhecer mais sobre o próprio time, assim como a rotina de trabalho.

Além disso, avaliações de desempenho em grupo, por exemplo, fazem com que os colaboradores ouçam um ao outro e deem ideias de melhorias. Essa é uma maneira bastante estratégica que ainda fomenta a troca entre o grupo.

Benefícios individuais

As avaliações de desempenho, sobretudo, identificam pontos fortes e pontos a melhorar de uma equipe ou funcionário.

Dinâmicas para SIPAT

No caso da avaliação de um colaborador, ela é indispensável para estipular metas, objetivos e também para verificar o progresso do mesmo.

Benefícios para a empresa

Ao final da análise e reconhecimento das características da equipe, assim como as qualificações individuais, a empresa tem muito a ganhar!

Afinal, sabendo onde melhorar, a motivação fica bem maior e o ritmo da empresa melhora como consequência!

Quais são os principais desafios da avaliação de desempenho?

Após conhecer sobre a variedade de avaliações de desempenho, assim como as vantagens de realizá-las, está na hora de responder a pergunta de partida: quais são os principais desafios da avaliação de desempenho?

Para responder isso, é necessário considerar alguns aspectos do processo da avaliação de desempenho. Pois, desde a etapa inicial até as ações com o resultado da avaliação, tudo requer planejamento preciso

Por isso, confira abaixo alguns dos desafios dessa avaliação:

Escolha da avaliação de desempenho assertiva

Com tantas possibilidades de avaliação, um líder pode hesitar em escolher a que melhor se enquadra para a sua equipe. Entretanto, esse desafio não precisa pará-lo!

Para escolher corretamente, identifique o seu objetivo e leia sobre as opções. Dessa maneira, certamente, você fará a escolha correta. Além do mais, sempre é possível variar entre as avaliações.

Administrar os feedbacks

Em conjunto ou individualmente, as críticas podem não ser as melhores possíveis. Nesses casos, é importante ser ágil e controlar a situação.

Assim, um bom líder deve se mostrar aberto à considerações respeitosas e construtivas e conduzir o debate de maneira pacífica.

Isso evita que haja conflitos com o grupo ou entre indivíduos ou que até mesmo alguém fique inibido de dividir o que pensa contigo.

Portanto, como líder, invista nesta administração e fique atento pois podem sair grandes diamantes dos feedbacks!

Parcialidade e temperamento

Por fim, durante uma avaliação de desempenho, é importante que o líder assuma o seu papel. Por isso, mesmo que haja um nível de aproximação e despojamento com a equipe, em casos como esse, o rigor é necessário.

Por isso, uma boa liderança exerce uma avaliação com parcialidade e temperamento.

E então, você gostou do conteúdo? Não deixe de conferir a nossa página principal e conferir os nossos serviços! Até a próxima!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Avaliação de desempenho: dicas para o líder melhorar a sua equipe
SESMT: qual a importância do diálogo com os empregados

Posts relacionados

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu