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Treinamento

Saiba como aprimorar a liderança dos seus gestores por meio do treinamento

A capacitação dos colaboradores é cada vez mais comum no meio empresarial, mas também é necessário atentar-se para a qualidade da liderança. Afinal, ter um bom líder na condução das tarefas pode ser muito mais vantajoso do que ter um gestor.

Os gestores são profissionais com competências técnicas, principalmente com relação à administração do empreendimento. Elas ajudam na otimização dos processos, melhorando os resultados, de acordo com os objetivos desejados pela organização.

Já os líderes são profissionais dotados de habilidades humanas, capazes de otimizar os resultados com o foco nas pessoas. Um bom líder é empático, altruísta, sabe fortalecer a autoconfiança e a motivação dos colaboradores, tem facilidade para se comunicar, administrar tempo, gerenciar atividades e tomar decisões rapidamente, com criatividade.

Portanto, pode-se dizer que as empresas de sucesso precisam de profissionais com os dois perfis, mas é importante ressaltar a importância do líder.

O investimento em treinamentos se mostra essencial, pois eles permitem que os gestores aprimorem suas habilidades de liderança.

A importância do líder nas empresas

Muitos empreendedores podem se perguntar os motivos pelos quais apenas as habilidades técnicas não são suficientes para garantir os resultados esperados para a equipe e para o negócio.

Os líderes são necessários nas organizações devido a três motivos principais, sendo eles: sobrevivência, propósito e realização.

A sobrevivência está relacionada à presença de alguém com quem o colaborador pode contar, principalmente como um guia em situações novas ou ameaçadoras.

Um funcionário de uma empresa de reciclagem de plástico, por exemplo, precisa trabalhar tomar decisões e assumir riscos durante as suas atividades rotineiras, e a criatividade ajuda a alcançar melhores resultados.

Contudo, quando os funcionários sabem que podem contar com alguém dentro da empresa, para pedir conselhos ou até para defendê-lo em algumas situações, tendem a arriscar e se dedicar mais.

O propósito está ligado à necessidade que as pessoas costumam ter de saber onde estão indo ou, mais especificamente, o motivo para isso. Em fornecedores de tampas plásticas, por exemplo, o líder da equipe é aquele que comunica o significado das atividades cotidianas, deixando claro as metas estabelecidas. Isso contribui para que os colaboradores tenham mais engajamento com as tarefas, o que traz melhores resultados para a empresa.

Por fim, a realização é um desejo humano relacionado ao crescimento, desenvolvimento, alcance de metas e objetivos. A auto realização é importante para todas as pessoas, e se torna um alvo depois que as necessidades básicas são cumpridas.

Na equipe de trabalho de uma distribuidora de peças para bicicletas, por exemplo, o líder é o indivíduo visto como o profissional que pode ajudar os colaboradores a aumentarem o seu potencial de sucesso, alcançando a auto realização. Isso é possível porque um bom líder se preocupa em ajudar no desenvolvimento das competências necessárias, além de dar suporte, ensinar, empoderar e recompensar.

De maneira geral, podemos dizer que o líder é um facilitador, que colabora para que o ambiente laboral seja agradável e motivador, em busca da auto realização e dos objetivos empresariais.

Qual é a relevância dos treinamentos para líderes?

Tendo em mente a necessidade de sobrevivência, propósito e realização, que fundamentam a importância da liderança nas empresas, uma das conclusões é que o investimento em treinamentos pode resultar em melhoras significativas na:

  • Redução da rotatividade de funcionários;
  • Implantação de uma cultura organizacional com foco em resultados;
  • Retenção assertiva de colaboradores considerados talentos na empresa;
  • Aumento da velocidade rumo aos resultados;
  • Desenvolvimento de habilidades e competências profissionais;
  • Oferecimento de feedbacks mais assertivos aos funcionários;
  • Aumento da motivação das equipes de trabalho;
  • Conquista da capacidade de comunicação, negociação e delegação de tarefas.

Portanto, podemos afirmar que os resultados do investimento podem ser sentidos a curto, médio e longo prazo.

O objetivo não é só beneficiar o profissional que têm acesso aos cursos e qualificações, mas toda a equipe e a própria empresa. Isso porque a postura do líder influencia bastante no ambiente organizacional, com mais positividade e assertividade.

Por outro lado, as qualificações possibilitam o desenvolvimento de habilidades muito valiosas para a cultura organizacional como um todo. A efetividade dos treinamentos está ligada aos seguintes aspectos:

Conhecimento e prática

Um treinamento relevante é aquele que é baseado em conteúdos, práticas e dinâmicas. Afinal os resultados não vêm do dia para a noite: é preciso que o líder esteja aplicando os conhecimentos no seu contato diário com os colaboradores, desenvolvendo os processos e atividades para melhorar a liderança.

Autoconhecimento

A compreensão sobre si mesmo é uma capacidade que possibilita uma consciência mais clara sobre as habilidades pessoais de cada um.

O autoconhecimento, portanto, é uma ferramenta que deve ser desenvolvida pelos profissionais para que eles consigam enxergar pontos de melhoria. Assim, o líder consegue avaliar o seu próprio desenvolvimento, visando a potencialização das suas ações no dia a dia.

Por isso, um treinamento para a liderança em empresas de radiografia industrial, por exemplo, deve enfatizar o autoconhecimento do próprio líder, para que ele também influencie os colaboradores a se conhecerem melhor.

Comunicação e relacionamento interpessoal

O desenvolvimento da comunicação e dos relacionamentos interpessoais do líder é fundamental para que ele consiga exercer a função de direcionar as pessoas em um objetivo comum.

A habilidade de se comunicar com clareza e objetividade, assim como de liderar as pessoas, é uma necessidade urgente para as empresas de transporte de máquinas e equipamentos, por exemplo, que nesse caso pode ajudar na produtividade e também na prevenção de acidentes.

Gerenciamento de equipe

Para gerir uma equipe de trabalho, o líder pode realizar treinamentos com diferentes enfoques, ajudando a garantir a harmonia no gerenciamento da equipe. O ideal é se dedicar separadamente às questões relativas a delegação de tarefas, gestão de pessoas e comunicação.

É preciso ter em mente que não basta distribuir as tarefas. O líder precisa ser e isso também pode ser de grande valia para a gestão de crises ou relacionamento com parceiros ou clientes.

O líder precisa ser estratégico e focar em resultados sustentáveis, pensando a curto, médio e longo prazo. Direcionar as demandas de acordo com o perfil de cada colaborador também é importante para que o líder consiga atingir os objetivos da empresa mais facilmente.

Gestão de tempo

A entrega de um resultado excelente é o desejo de todo líder, e a sincronia da equipe é primordial para que isso aconteça dentro dos prazos estipulados.

Ao desenvolver habilidades de gestão de tempo, o líder em uma empresa de montagem e manutenção industrial, por exemplo, vai conseguir entender o ritmo mais adequado de cada demanda diária, o que ajuda na obtenção de melhores resultados.

A gestão de tempo é fundamental sobretudo para evitar a pressa, que prejudica o desempenho de todos, aumentando o estresse, erros e frustrações nos processos necessários para a empresa.

Feedback

Parte da missão do líder é conduzir os profissionais da empresa para que eles se tornem melhores em suas funções a cada dia. Os feedbacks são uma ferramenta importante para isso, e que demandam habilidades especiais dos líderes.

Em uma indústria de usinagem, para exemplificar, é fundamental que o líder saiba dar retornos positivos ou negativos para os colaboradores com clareza e cuidado para motivar a pessoa, e não desmotivar ou desvalorizar, principalmente nos feedbacks negativos.

Como todo profissional, o líder também está sujeito à receber feedbacks, e eles também podem ser bastante proveitosos para melhorar o andamento das atividades empresariais.

Contudo, é necessária a humildade e a comunicação adequada para utilizar a ferramenta no dia a dia.

Reconhecimento

O hábito de reconhecer os pontos fortes da equipe é essencial, afinal são os colaboradores que tornam possível a produção adequada de concreto projetado, por exemplo.

Quando os profissionais têm o desempenho reconhecido, a tendência é que eles se sintam mais confiantes, engajados e motivados a cumprirem o seu papel com excelência.

Por isso, dar o devido reconhecimento aos funcionários é fundamental para o crescimento da equipe.

Contudo, é preciso entender que um bom líder sabe as melhores formas de fazer isso, para haja a contribuição efetivamente com o desempenho dos funcionários.

A conclusão é que o investimento em liderança para os gestores das empresas contribui para o sucesso das organizações, independente do segmento de atuação ou da dimensão dos negócios.

O treinamento de liderança para os gestores das empresas não deve ser visto como um gasto extra, mas sim como um investimento, facilitando o trabalho dos pontos fortes e corrigindo os pontos fracos da organização, principalmente com relação ao capital humano.

A liderança é essencial para o desenvolvimento de todos os profissionais das empresas, contribuindo para o progresso pessoal e empresarial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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