Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Trabalho em espaço confinado

O que é espaço confinado e quais os principais riscos

O espaço confinado é definido como um ambiente de trabalho impróprio para a ocupação humana contínua. São áreas com ventilação e iluminação insuficientes, que não contém oxigênio suficiente ou possui a molécula em excesso e, principalmente, são espaços com entrada e saídas limitadas.  Por conta dessas condições, atividades nesse tipo de campo são altamente perigosas para o trabalhador

Os tanques combustíveis e de caminhões, de água e esgoto, tubulações, galerias de rede de esgoto subterrâneas, silos, moengas, poços, cisternas, elevadores, reatores, chaminés e moinhos industriais, além de bases de torres de energia eólica são exemplos de locais confinados, que só podem ser habitados pelo homem por tempo limitado.

Apesar das consequências que a atividade nesse tipo de ambiente pode gerar a saúde do homem, algumas organizações precisam desenvolver trabalhos específicos nesses locais. E foi com o objetivo de garantir a segurança do empregado nesses espaços, que o Governo Federal instituiu a Norma Regulamentadora NR 33 e a lei 14.787. Elas, juntas, contribuem para identificar esse tipo de espaço e para fazer avaliação e controle de riscos.

Diante de tamanha peculiaridade, cada espaço confinado tem um ponto de alto risco que deve ser analisado. Entre os mais comuns estão a falta ou excesso de oxigênio para um bom funcionamento da respiração humana, incêndio ou explosão, intoxicação por substâncias químicas, infecções por agentes biológicos, afogamento, soterramento e quedas.

Riscos Biológicos

Chamamos a atenção para os riscos biológicos, que derivam da presença de vírus, bactérias e protozoários. Eles podem ser oriundos de ambientes hospitalares ou de lugares, cuja presença de animais transmissores de doenças seja constante, como em galerias e porões. Espécies de roedores e morcegos são os principais vilões desses locais. Também são derivados do contato com animais peçonhentos, que se escondem em tubos subterrâneos e caixas de passagem elétricas, por exemplo.

Soterramento

Acidentes como esse podem ocorrer em fundações e escavações profundas nas obras da construção civil. Nas minas subterrâneas existe também o risco de aprisionamento por desabamento das paredes. Os silos podem gerar engolfamento, situação onde a pessoa afunda dentro de uma grande quantidade de material sólido.

Afogamento

Esse risco pode ocorrer dentro de reservatórios de material líquido como em atividades de tratamento de água e esgoto e áreas de laticínios. Também é necessário ficar atento ao trabalho de exploração de cavernas, onde podem ser encontradas cavidades alagadas. Nesse tipo de trabalho são necessários treinamentos direcionados e equipamentos de mergulho próprios.

Asfixia

A asfixia pode acontecer por muitos motivos. Entres eles está a falta de ventilação em espaços confinados, o que dificulta a dispersão de elementos tóxicos, a deficiência de oxigênio, a presença de gases asfixiantes como o metano e o sulfídrico, a asfixia mecânica, quando uma causa ou pressão externa impede o movimento normal da respiração.

Explosões e incêndios

Atividades de construção subterrâneas utilizam explosivos na execução do serviço, o que pode gerar acidentes. A concentração de gases e vapores pode levar a um incêndio. Esses fatores também podem elevar a temperatura ao calor extremo, o que implica em alterações fisiológicas graves no empregado, como desidratação, taquicardia e sincope.

Se você gostou desse conteúdo sobre espaço confinado e deseja se aprofundar um pouco mais nele, continue nos seguindo! Estamos sempre trazendo informações relevantes sobre esse assunto. Caso tenha restado alguma dúvida, você pode deixar um comentário ou entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Espaço confinado, Prevenção de acidentes, Segurança do trabalho
Por que a palestra é um importante recurso de desenvolvimento individual?
Motivos para investir no treinamento comportamental

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.