As mudanças que o mundo corporativo verificou nos últimos anos são conhecidas por nós e verificadas em nosso desenvolvimento individual.
O papel da informática e da formação superior, a rotina de trabalho que extrapola o horário comercial, a concorrência e dificuldade dos processos seletivos (mesmo para as vagas mais simples), entre outras coisas.
Tudo isso passou a exigir do profissional de hoje nada menos que um desenvolvimento constante.
Nesse universo de inovações e modificações permanentes, costuma-se ouvir dizer que o conhecimento que vale para hoje pode não valer nada para daqui dois anos, ou mesmo para daqui um ano.
Por isso, é fundamental manter-se antenado e reciclar o próprio saber, especialmente por meio de palestras, treinamentos e workshops.
A vantagem da palestra sobre os demais eventos dessa natureza é que ela tem uma abrangência enorme de formatos e possibilidades.
Adiante veremos como elas preenchem a bagagem e a vida de um profissional, tanto em sentido teórico e conceitual quanto em sentido prático e motivacional, inclusive contra dificuldades psicológicas.
Hoje existem palestrantes trabalhando e atendendo nas mais diversas instituições, em vários pontos e nichos de trabalho.
Os objetivos da empresa contratante podem ser os mais diversos. Embora foquem a melhoria dos seus próprios resultados, é evidente que os dois lados ganham com isso, e tais iniciativas enriquecem muito a experiência dos colaboradores.
Portanto, se você quer compreender qual o real valor das palestras em geral, e como tirar maior proveito delas em sua própria carreira e desenvolvimento profissional, siga adiante na leitura deste artigo.
Crescimento do ramo de palestras e eventos
Vivemos na época dos ativos intangíveis, do capital intelectual e da compreensão de que cada colaborador é único.
No dia a dia pode parecer que algumas empresas não pensam assim ou não saibam valorizar seus colaboradores, mas a verdade é que toda corporação de respeito sabe que seu maior ativo são as pessoas que trabalham ali.
De fato, por mais que hoje em dia uma indústria de tipo usinagem de precisão SP consiga delegar grande parte de sua parte operacional à automação e tecnologia robótica, ainda é das pessoas que vêm os resultados mais estratégicos e criativos.
Não é à toa que o setor de eventos corporativos cresce a cada ano que passa, e nos últimos períodos atingiu algo em torno de 15% de crescimento ao ano. Os dados são do SEBRAE e da própria Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos).
Esses eventos costumam incluir, além de coffee breaks, happy hours e outras confraternizações realizadas por buffets, as seguintes frentes:
- Seminários;
- Palestras;
- Workshops;
- Eventos corporativos;
- Feiras e simpósios;
- Congresso;
- Entre outros.
Alguns desses encontros são claramente profissionalizantes, focando no nicho de cada mercado.
Tal como uma feira de comunicação visual, que expõe o posicionamento de marcas que vão desde a fabricação de matéria-prima até uma oficina de instalação de painel de ACM e soluções similares.
Em outros casos, porém, torna-se evidente o formato e a proposta de um evento que pode agregar muito em termos de conhecimento, inspiração e produtividade para o próprio colaborador, como é o caso dos workshops, seminários, congressos e afins.
Essa tendência atual indica como as empresas devem se preocupar cada vez mais em promover esse tipo de evento para os seus funcionários, de modo que eles possam estar sempre satisfeitos e antenados, pois é o que a concorrência está fazendo.
Mudança de mindset e carreira profissional
Um dos termos mais badalados da atualidade é este: mindset. É possível encontrar mindset digital, mindset sustentável, mindset disruptivo, mindset de liderança, e daí por diante.
Em tradução direta mindset significa “mentalidade”. No contexto em que costuma ser tratado, alguns preferem traduzir como “mudança de mentalidade”.
Em qualquer um dos casos, certamente ele se tornou um norte para um plano de carreira e de crescimento pessoal.,
Vejamos um exemplo. Hoje em dia você vai fazer entrevista para uma vaga de emprego em uma empresa de calibração de instrumentos SP, que atende desde indústria química até agropecuária, e independentemente da vaga a que você vai concorrer, é bem provável que as etapas do processo seletivo sejam mais desafiadoras do que há vinte anos.
Ali, dos vários critérios de avaliação em jogo, é bem provável que o recrutador esteja tentando sondar qual o seu mindset.
Ou seja, qual a sua visão geral sobre sua carreira, sobre o papel de um funcionário em uma equipe, sobre a importância de você pensar como o dono para que a empresa possa contar com seu compromisso e responsabilidade, etc.
Se a empresa trabalha com algo como remediação de áreas contaminadas, além de todas as exigências técnicas para o desempenho do cargo, é possível que a expectativa do recrutador recaia sobre questões morais e éticas.
Em todos esses casos, o seu mindset ou desenvolvimento individual é o que estará em questão, e pode ser a diferença entre você conseguir ou não a vaga que deseja. Atualmente, a melhor maneira de mudar a própria mentalidade é por meio de palestras.
São elas que abrem nossa mente de mercado e até de modo global, por meio da vivência de pessoas que já estiveram no nosso lugar, mas com o tempo acumularam conhecimento e experiências que hoje podem nos dar uma direção a seguir.
Endomarketing: uma via de mão dupla
As palestras não valem apenas pelo conhecimento teórico que transmitem, embora elas também sejam um recurso excelente para esse tipo de crescimento.
Como vimos, hoje as empresas enxergam no seu corpo de colaboradores o seu maior ativo. Outro modo de se referir a esse fato é a popularização do que se convencionou chamar endomarketing, ou marketing interno.
A lógica central do endomarketing é a de que o colaborador tem de ser o primeiro cliente da marca em que trabalha.
Se uma pessoa lida com locação de transformadores, mas sempre que vê alguém precisando desse serviço, indica outra empresa que não aquela em que trabalha, certamente há algo errado, não é mesmo?
Pode parecer engraçado, mas a verdade é que isso acontece em muitos casos. Sempre que a situação é essa, o que se percebe é que a comunicação interna vai mal, os funcionários não se sentem seguros, não acreditam nos seus líderes e gestores, tampouco na solução que está sendo oferecida pela empresa.
Neste caso as palestras são um recurso para os dois lados. Primeiramente, para a empresa, já que além de reuniões e muita conversa, as palestras são uma das melhores estratégias de endomarketing das quais o mercado dispõe hoje em dia.
Para o colaborador é essencial abrir-se para novos pontos de vista, especialmente quando ele está vivendo uma situação estressante e desafiadora. É aí que entra em jogo o papel das palestras motivacionais e interativas, tratadas adiante.
Mindfulness e desenvolvimento pessoal
Não é segredo para ninguém que os ambientes de trabalho podem ser desgastantes e, até mesmo, fontes de doenças psicológicas, como depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e demais quadros clínicos similares.
Além do mais, esse cenário não se limita a este ou aquele segmento. Ele pode ocorrer em uma oficina mecânica que lida com conserto de compressor de ar automotivo, como pode ocorrer com escritórios de publicidade, contabilidade, advocacia e daí por diante.
Isso é assim pois, embora as exigências típicas de cada segmento possam contribuir e muito para o desgaste individual, a verdade é que é bastante comum os problemas surgirem em função das próprias relações humanas.
Pensando nisso, algumas palestras comportamentais chegam a lidar com técnicas psicológicas, hipnose analítica, yoga e meditação, além de poderem evoluir para mentorias específicas e acompanhamentos de profissionais e coachings.
Nesse contexto é que surge o termo mindfulness, traduzido como “atenção plena”. Algumas palestras abordam essa temática que o profissional pode e precisa trabalhar para tomar posse das suas escolhas, definições, biografia e, portanto, da sua trajetória.
Bônus: networking e iniciativa pessoal
Um aspecto importante das palestras é que você pode ser pró-ativo e buscá-las por conta, sem esperar que sua empresa tome essa decisão por você.
Além do mais, as palestras também são um excelente ambiente para quem está tentando se colocar no mercado, seja como profissional novo ou antigo, bem como para autônomos e profissionais liberais.
Se você sabe tudo sobre a área de comunicação visual, que mencionamos acima, e quer abrir algo na área de corte a laser MDF preço, certamente as palestras podem se tornar um local para fazer networking e ampliar sua influência no mercado.
Nesses locais também é possível colher experiências alheias bastante enriquecedoras. Basta estar atento e aberto a novos conhecimentos, que qualquer um poderá encontrar nesses ambientes muitas novidades e insights que não teria sozinho.
Outro ponto bacana é o do aspecto multifocal das palestras, que costumam abranger vários segmentos e nichos diferentes dentro do mesmo evento.
Como profissional da área de comunicação visual você pode encontrar oportunidades na área de recuperação de cilindros, por exemplo, algo que dificilmente você descobriria de outra maneira.
Em todo caso, as palestras são um excelente recurso para quem quer traçar um plano sólido de carreira, e até para o desenvolvimento pessoal de cada um de nós.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.