Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

treinamento comportamental

Motivos para investir no treinamento comportamental

Treinamento comportamental é o nome dado a atividade de aperfeiçoamento dos colaboradores dentro de uma empresa, com o intuito de desenvolver atitudes, habilidades e capacitar os seus participantes, de acordo com os valores e princípios da organização.

Dessa forma, tem-se uma equipe heterogênea, em que se respeita a diferença de cada indivíduo, para melhor atuação dentro da empresa.

O treinamento comportamental surgiu com o objetivo de minimizar conflitos no ambiente de trabalho, principalmente, pela falta de habilidade dos colaboradores de lidarem com seus colegas.

Por essa razão, o aperfeiçoamento ocorre no sentido de desenvolver a postura ética, o respeito, bem como o comprometimento com a empresa e com os demais funcionários.

No entanto, mesmo com um objetivo bastante claro, esse treinamento é, por vezes, confundido com uma tentativa de padronizar os colaboradores.

Mas, as práticas quando bem aplicadas atuam de uma forma bem diferente, sempre respeitando as singularidades dos indivíduos, em prol do aumento de produtividade e respeito aos valores.

A divergência de pensamentos é, inclusive, incentivada, desde que os problemas sejam resolvidos de maneira harmoniosa e coletiva.

Todos os tipos de empreendimentos podem se beneficiar do treinamento comportamental, desde pequenos negócios, até grandes empresas de engenharia ambiental.

Neste último caso, destaca-se a propagação de valores sustentáveis, com o desenvolvimento e respeito ao meio ambiente.

Ou seja, os princípios específicos da empresa também são levados em consideração para além das próprias instituições, para o fomento de práticas éticas no ambiente profissional e pessoal.

Devido a isso, separamos os principais motivos para investir em treinamento comportamental nas empresas, bem como as vantagens do aperfeiçoamento dos colaboradores.

1. A valorização do capital humano

Para que uma empresa tenha sucesso, ela precisa não só de um bom planejamento estratégico e financeiro, mas também, saber como realizar a gestão de pessoas.

Isso, porque toda a eficácia dos trabalhos depende, de certa maneira, da atuação dos colaboradores.

Por essa razão, o treinamento comportamental visa valorizar o capital humano, tornando-o um diferencial competitivo.

De acordo com pesquisa realizada pela Revista Forbes, os colaboradores que se sentem mais realizados no ambiente de trabalho produzem 20% a mais, se comparados aos funcionários insatisfeitos.

Portanto, é preciso criar condições para que os trabalhadores se sintam fortalecidos na empresa e, como consequência, mais próximos da instituição e seus valores.

Nesse sentido, o treinamento comportamental age justamente na valorização do capital humano, por meio de investimentos destinados ao crescimento de pessoas, em nível educacional e profissional.

Uma forma bastante eficaz é a promoção de cursos de especialização dentro das empresas. Por exemplo, imagine uma indústria de fabricação de peças que oferece aos colaboradores um treinamento sobre manutenção de caldeiras.

Além dos funcionários aprenderem mais a respeito do seu próprio trabalho, eles também têm a oportunidade de uma educação continuada, para aprimorar seus conhecimentos.

Os treinamentos e cursos também podem ser relacionado a tarefas do cotidiano, para qualificação nas funções diárias.

Para isso, recomenda-se que a equipe de RH faça uma pesquisa para compreender quais são as maiores dificuldades dentro da empresa e, assim, oferecer os melhores cursos, de acordo com os resultados apresentados.

2. A melhora na comunicação

A comunicação é, sem dúvida, o ingrediente principal para uma boa produtividade. Com ela, os líderes podem especificar exatamente o que desejam aos seus colaboradores, de forma clara e objetiva.

Imagine se as empresas de engenharia de projetos industriais não comunicarem de forma clara as especificações de cada projeto?

Isso pode significar a perda de um negócio ou, ainda mais grave, a ocorrência de acidentes durante a execução do trabalho.

Além disso, o desenvolvimento da comunicação por meio do treinamento comportamental evita obstáculos como fofocas e boatos desagradáveis na empresa.

Dessa maneira, todos saem ganhando, pois todos aprendem a falar e ouvir, o que melhora o trabalho em equipe.

3. A retenção de talentos

Muitas empresas sofrem com o turnover, isto é, com a rotatividade de funcionários. Além da burocracia de contratação de novos colaboradores, as instituições também sofrem com prejuízos no lucro, bem como a credibilidade como marca empregadora.

Sendo assim, o treinamento comportamental pode auxiliar na retenção de talentos e no aprimoramento profissional desses funcionários.

A retenção de talentos também ajuda a empresa a:

  • Demonstrar valorização e respeito pelos colaboradores;
  • Aprimorar os trabalhos cotidianos;
  • Oferecer novas oportunidades de aprendizado;
  • Detectar os desejos e necessidades dos trabalhadores.

O treinamento comportamental para adquirir novos talentos é muito comum em empresas que demandam certo nível técnico de conhecimento, como as que trabalham com limpeza de aeronaves.

Por ser um trabalho muito específico, é preciso não somente contar com profissionais qualificados, mas também fomentar atividades que aprimorem esses colaboradores.

Além de evitar a rotatividade, a retenção de talentos colabora com o reconhecimento no meio corporativo. Como consequência, os trabalhadores se sentem mais empenhados, o que afeta positivamente a qualidade do serviço executado e o clima organizacional.

Por esse motivo, empresas que possuem cultura com base na capacitação tendem a se destacar.

4. A diminuição de conflitos

A competição no ambiente de trabalho não é algo novo. Muitas empresas sofrem com os atritos entre os colegas de trabalho, que podem, até mesmo, destruir relações interpessoais.

Diante disso, percebe-se a necessidade de um treinamento comportamental para diminuir ações nocivas ao convívio no trabalho.

Vale ressaltar que, a melhora na comunicação e o reconhecimento dos colaboradores já ajudam bastante na diminuição dos conflitos. No entanto, em alguns casos, é necessário voltar um treinamento comportamental somente para esse setor.

Como exemplo podemos usar uma fabrica de engrenagens, na qual, os colaboradores dão mais importância na disputa entre si, essa competitividade pode afetar na produção, com queda e consequências no lucro.

Sendo assim, a equipe de gestão de pessoas deve atuar de forma direcionada, para avaliar quais são as problemáticas e promover ações para solucioná-las.

A diminuição de conflitos também é uma excelente alternativa para ajudar os colaboradores na vida pessoal. Buscando ensinar comportamentos éticos, baseados em respeito, é possível ter uma vida mais harmônica, manter relacionamentos e melhorar a convivência em sociedade.

5. O incentivo da cultura organizacional

A cultura organizacional nada mais é que um conjunto de valores e princípios que representam a empresa.

Quando há um treinamento comportamental voltado para esses aspectos, é possível desenvolver uma conexão dos princípios pessoais dos colaboradores, com os pilares da organização.

Com isso, tem-se uma sintonia no ambiente de trabalho e o maior engajamento dos funcionários.

Assim como o treinamento comportamental, a cultura organizacional pode ser adotada por todo e qualquer empreendimento.

As empresas de cabeamento estruturado sp e região, por exemplo, podem ter como principais valores a preservação da vida e a integridade física, demonstrando a importância de cumprir todas as obrigatoriedades e normas técnicas nos trabalhos com eletricidade.

Contudo, cabe à equipe de gestão de pessoas incentivar o fortalecimento desses princípios e, mais do que isso, compreender que a cultura pode ser flexível. Quer dizer que, em alguns momentos, é necessário adotar mudanças.

No caso do exemplo acima, pode haver uma modificação nas normas sobre pontos de ancoragem trabalho em altura; quando isso ocorrer, os colaboradores devem ser notificados.

Mas sempre, reforçando os valores da instituição e como essa mudança afeta o trabalho cotidiano.

O fortalecimento da cultura no ambiente corporativo também é uma maneira de engajar os trabalhadores e deixá-los satisfeitos, tendo como resultado a melhora na produtividade.

6. O desenvolvimento de habilidades

O treinamento comportamental leva em conta as singularidades de cada indivíduo. Portanto, nada melhor que desenvolver as habilidades demonstradas pelos colaboradores, incentivando a prática e o aprimoramento técnico.

Por exemplo, uma empresa que faz o conserto de portão basculante preço e portões automáticos pode se deparar com um funcionário com boa habilidade para a compreensão de dispositivos eletrônicos.

Quando isso ocorrer, a organização pode incentivar o colaborador a começar um curso de eletrônica, ou até mesmo, oferecer um treinamento.

Com isso, o funcionário se sentirá reconhecido e terá mais empenho na realização de atividades que envolvam a eletrônica.

Além disso, o desenvolvimento de habilidades também contribui para a diminuição da rotatividade, conforme abordamos anteriormente, já que o funcionário sente-se parte essencial da empresa.

Ou seja, o treinamento comportamental integra inúmeras vantagens, que influenciam de maneira positiva na produtividade, na lucratividade e na rentabilidade das instituições.

Porém, é de extrema importância compreender quais são as necessidades da empresa, para voltar ações personalizadas, que se encaixem a realidade do ambiente de trabalho e com os desejos dos colaboradores.

Quando isso ocorrer, é notório o crescimento e a vantagem competitiva da instituição no mercado de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
Capacitação de pessoas, Desenvolvendo talentos, Treinamentos
O que é espaço confinado e quais os principais riscos
Como realizar com segurança atividades em espaços confinados

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.