Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

segurança do trabalho e sustentabilidade

Entenda qual a relação entre segurança do trabalho e sustentabilidade

SIPAT online

Você sabe qual é a relação entre segurança do trabalho e sustentabilidade? Caso a sua resposta seja negativa, não se preocupe! Muitos empresários ou responsáveis pela segurança do trabalho nas empresas não têm noção sobre as relações entre os dois conceitos, pois isso pouco é trabalhado nos cursos técnicos da área.

Mas, para que você entenda mais sobre o assunto, desenvolvemos este post, que falará um pouco mais sobre a segurança do trabalho e a sustentabilidade nas empresas. Para isso, no entanto, é preciso ter uma noção ampla sobre o que significa sustentabilidade. Vamos lá?

Qual é o significado de sustentabilidade?

Quando falamos em sustentabilidade, a primeira coisa que vem à cabeça da maioria das pessoas é a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, como os cuidados com a flora e a fauna, o bom uso da água, a separação do lixo em reciclável e orgânico etc.

Essa ideia não está errada, mas a sustentabilidade tem um conceito mais amplo. De acordo com a definição oficial do termo, explicado no relatório de Brundland em 1987, “desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades e aspirações”.

Dentro desse contexto, podemos dizer que a sustentabilidade diz respeito a tudo que engloba os seres humanos, seja no conceito social, seja no conceito econômico.

Qual a relação entre segurança do trabalho e sustentabilidade?

A segurança do trabalho visa estabelecer na empresa uma cultura em que a promoção da saúde e do bem-estar do trabalhador sejam garantidos. Desse modo, a sustentabilidade se encaixa nesse conceito quando são desenvolvidos programas ou ações que prezem pelo desenvolvimento humano nas empresas.

Dinâmicas para SIPAT

No caso de uma empresa emitir gases poluentes ou depositar conteúdo tóxico no solo, está cometendo um crime ambiental, pois isso poderá impactar na sustentabilidade do planeta, uma vez que pode comprometer as gerações futuras — como descreve o conceito do termo.

O mesmo problema, no entanto, ocorre quando um trabalhador é submetido a condições insalubres, como a manipulação de produtos químicos que possam comprometer a sua saúde. Isso causará um desequilíbrio em um ser vivo, que pode contrair doenças e até mesmo adoecer outras pessoas, como seus familiares, que poderão desenvolver estresse ou desgaste emocional ao terem que lidar com a patologia ou o acidente de trabalho de um ente querido.

Como desenvolver um programa que alinhe a sustentabilidade com a segurança do trabalho?

Alinhar a sustentabilidade com a segurança do trabalho é um desafio para os responsáveis por esse setor nas empresas. Para que isso seja feito, deve-se desenvolver um programa que vise sempre proporcionar boas condições aos trabalhadores.

Não basta, por exemplo, que a empresa pague um adicional insalubridade, que é previsto em lei, para os seus funcionários que exercem funções perigosas. Ela precisa também desenvolver boas práticas que amenizem os riscos nesse tipo de trabalho, como o uso correto de EPIs e o desenvolvimento de novas técnicas menos nocivas à saúde.

Conseguiu entender um pouco mais sobre a relação entre segurança do trabalho e sustentabilidade? Então é só colocar isso em prática na sua empresa, conscientizando gestores e empregados sobre a relevância desse tema.

E para acessar mais conteúdos interessantes como este, recomendamos que nos siga em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , , ,
Saúde e Qualidade de Vida: temas que não podem faltar na sua SIPAT
Como diminuir custos por meio da prevenção de acidentes de trabalho?

Posts relacionados

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.