Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

o que fazer em caso de acidente de trabalho

Saiba ​o que fazer em caso de acidente de trabalho na sua empresa!

SIPAT online

Zelar pela segurança e saúde do trabalhador, além de oferecer equipamentos necessários para o desempenho das funções e treinamentos, são obrigações do empregador. Entretanto, mesmo quando a empresa toma todas as medidas previstas por lei, podem ocorrer problemas.

É considerado acidente de trabalho o acidente ou doença adquiridos durante o exercício das atividades laborativas. Assim, saber o que fazer em caso de acidente de trabalho é muito importante para garantir atendimento médico de qualidade ao colaborador, assegurar que ele receba os benefícios previdenciários, e, principalmente, poder tomar as atitudes necessárias para evitar que eles voltem a acontecer.

Quer saber como agir em caso de acidente de trabalho na sua empresa? Confira os tópicos abaixo!

Procure auxílio médico

O primeiro passo a ser tomado diante de uma ocorrência de acidente de trabalho é a prestação de socorro ao funcionário. Em casos graves, é indicado acionar os serviços de emergência, Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193).

Se a situação estiver sob controle, é necessário providenciar o transporte do funcionário até um hospital. É extremamente importante que um técnico de segurança do trabalho da empresa acompanhe todos os serviços médicos e dê a notícia aos familiares.

Também é necessário que todos os funcionários saibam o que fazer em caso de acidente de trabalho, pois a resposta rápida em uma eventual emergência pode salvar vidas.

Faça a CAT à Previdência Social

Depois de garantir o atendimento médico ao funcionário acidentado, é necessário emitir uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para a Previdência Social. Esse documento deve ser feito pela empresa em, no máximo, um dia útil após a o acidente.

Dinâmicas para SIPAT

Caso as lesões do empregado sejam consideradas leves e não comprometam a capacidade laborativa por mais de 15 dias, o funcionário deve retornar ao trabalho após o fim desse período ou conforme orientação médica.

Caso o problema precise de mais do que 15 dias para ser tratado, o funcionário tem direito ao auxílio-doença pago pelo INSS — os primeiros 15 dias são cobertos pelo empregador e o período restante pela Previdência. Todas as despesas médicas resultantes do acidente também devem ser reembolsadas ao empregado.

Vale lembrar que, após o retorno ao trabalho (depois do acidente), o funcionário tem direito a 12 meses de estabilidade.

Acidente de trabalho: Investigue as causas

Fazer uma análise de riscos e investigar os motivos que provocaram o acidente é necessário para evitar que o problema ocorra novamente. Para isso, é importante coletar e documentar informações sobre o acidente, fazer um diagnósticos da ocorrência e propor medidas corretivas. Responder às seguintes questões ajuda nesse processo:

  • o que aconteceu?
  • como aconteceu?
  • por que aconteceu?
  • o que fazer para impedir uma nova ocorrência do problema?

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) pode ficar à cargo das investigações. Com base nas respostas, é possível encontrar os erros e definir diretrizes que vão aumentar a segurança dos trabalhadores — e é importante reforçar que garantir um ambiente seguro é responsabilidade do empregador.

As palestras corporativas são uma maneira de conscientizar gestores e funcionários sobre o que fazer em caso de acidente de trabalho e orientá-los, assim, sobre como cumprir a legislação e garantir condições seguras para o desempenho das atividades. É importante alinhar as diretrizes em todas as frentes, pois acidentes podem ser graves e representam não somente riscos à integridade dos trabalhadores, como prejuízos para a empresa.

Agora que você já sabe como agir em caso de acidentes de trabalho, que tal conhecer um pouco mais sobre a CIPA e suas atribuições? Leia o post no nosso blog e entenda porque a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é tão importante!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Conheça os benefícios do treinamento comportamental
Palestra show “Percepção de Riscos” é sucesso na SIPAT 2017 da Furnas Poços de Caldas

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.