Além de motivar os funcionários, definir prioridades, traçar metas, avaliar resultados e planejar ações futuras, o gestor deve, ainda, garantir a segurança da equipe. A relação entre gestão de pessoas e segurança do trabalho é muito importante e não pode ser deixada de lado em meio a tantas atribuições, pois impacta diretamente na qualidade de vida e no ambiente de trabalho.
Além disso, influencia também nos lucros do negócio. Um eventual acidente traz consequências negativas não apenas por um provável dano à imagem da empresa perante o mercado e os próprios funcionários, mas também pelos custos com um possível afastamento, cobertura de despesas médicas, treinamento de um substituto, atraso na produção ou até mesmo dano a equipamentos.
Quer entender melhor essa relação? Confira os tópicos que listamos abaixo!
Identifique possíveis riscos de acidente
Conhecer bem as funções desempenhadas, avaliar o espaço de trabalho e a metodologia utilizada são fatores importantes para identificar possíveis riscos de acidente. O gestor é a melhor pessoa, junto a um técnico em segurança do trabalho, para apontar quais tipos de problemas podem ocorrer durante o desempenho das funções laborativas.
O técnico é capaz de identificar riscos comuns e inerentes a todos os espaços de trabalho, enquanto o gestor tem conhecimento específico sobre sua equipe e os perigos que podem enfrentar.
Zele pelas normas de segurança
A aplicação das normas de segurança do trabalho deve ocorrer de maneira consciente e precisa. Deve ser uma prioridade. Não é permitido desenvolver qualquer tipo de atividade laborativa com descumprimento dessas normas, pois elas existem para proteger o funcionário e sua saúde.
O gestor deve garantir o fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual), fiscalizar e assegurar condições seguras do ambiente e informar os trabalhadores sobre riscos.
Promova a conscientização
A melhor maneira de garantir a segurança do trabalho é a conscientização. Explicar aos funcionários porque devem ficar atentos, quais são as normas a serem seguidas, os motivos pelos quais são importantes e como ajudam a prevenir problemas graves é muito importante. Essa conscientização pode ser feita com palestras, treinamentos, rodas de conversa e distribuição de informativos, entre outros.
Garanta a capacitação adequada dos funcionários
Funções diferentes têm requisitos distintos e precisam ser desempenhadas da maneira correta para garantir a segurança do trabalhador. Promover uma capacitação adequada é necessário para assegurar não somente que todos os envolvidos no trabalho tenham consciência de como desempenhar suas funções, mas para que saibam proteger a si e aos colegas de eventuais riscos que podem surgir.
O capital humano é o que a empresa tem de mais valioso. Por isso, atrelar a gestão de pessoas e segurança do trabalho é a melhor maneira de garantir não somente o cumprimento das normas regulamentadoras (NR) e legislações trabalhistas como também, de fato, coordenar a equipe, envolvê-la e ensiná-la a zelar pelos colegas.
Fornecer informações, equipamentos necessários, promover palestras e treinamentos, fiscalizar as condições de trabalho e, principalmente, manter uma comunicação aberta e transparente são pontos fundamentais para o bom andamento de uma empresa. E não há ninguém melhor do que o gestor de pessoas para atuar diretamente com elas na preservação da vida.
Gostou do texto e quer receber conteúdos relevantes sobre a segurança do trabalho? Assine nossa newsletter!