Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

NR-26 segurança do trabalho

Sinalização de Segurança (NR-26): o que é, classificação e cores

SIPAT online

No universo da segurança do trabalho há várias vertentes que podem ser seguidas. Algumas são escolhidas a partir da empresa em que se começou a trabalhar durante ou após a formação, outras são escolhidas a partir da identificação com o conteúdo.

Dentre os vários assuntos tratados dentro da segurança do trabalho, tem a sinalização de segurança que é abordada pela Norma Regulamentadora de número 26, a NR-26.

Independente de qual seja a sua especialização, este texto é para você. Para você que precisa ou tem curiosidade de saber mais sobre esse assunto!

Vamos juntos conhecer a NR-26?

  • O que é a NR-26?
  • NR-26: o uso das cores para sinalizar
  • Como saber a cor e o que ela representa

O que é a NR-26?

A Norma Regulamentadora 26 tem como subtítulo “Sinalização de segurança” e aborda as cores utilizadas na segurança do trabalho.

De acordo com o tópico 26.2.2, ela objetiva “fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.”.

Dinâmicas para SIPAT

Ou seja: ela padroniza a utilização das cores para que haja um conhecimento comum para todos sobre os seus significados.

NR-26: o uso das cores para sinalizar

Já citamos que o objetivo da NR-26 é sinalizar a partir das cores. De maneira sucinta, discorreremos sobre elas e os objetivos do uso.

  • Vermelho: indica equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio;
  • Amarelo: usada para indicar “Cuidado!”, mas não dispensa o motivo da sinalização. Ex.: equipamentos que oferecem riscos.
  • Branco: utilizada para sinalizar passarelas, corredores de circulação, zonas de segurança, localização de bebedouros etc.;
  • Preto: usada para indicar inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade, como: piche, óleo lubrificante, asfalto etc.;
  • Azul: também é utilizada para indicar “Cuidado!”, mas o seu uso é limitado a avisos de não movimentação de equipamentos;
  • Verde: cor que indica segurança. O seu emprego indica: dispositivos de segurança; fontes lavadoras de olhos; chuveiros de segurança etc.;
  • Laranja: usada para identificação de dispositivos de corte, bordas de serras, prensas, canalizações contendo ácidos, partes móveis de máquinas e equipamentos etc.;
  • Púrpura: deve ser usada para indicar perigos de radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares;
  • Lilás: indicada para canalizações que contenham álcalis. Sendo que as refinarias de petróleo podem utilizá-la para identificar lubrificantes;
  • Cinza: em tom claro serve para identificar canalizações em vácuo e em tom escuro para identificar eletrodutos;
  • Alumínio: usado em canalizações que contenham gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade. Ex.: diesel, gasolina etc.;
  • Marrom: a empresa pode adotar essa cor, ao seu critério, para identificar qualquer fluido que não foi previsto pela NR.

Como saber a cor e o que ela representa

Saiba que é preciso que você tenha em mente o que importa para o segmento que você atua. Não é necessário decorar o significado das cores presentes na NR-26.

Tente aprender o que realmente importa para a sua rotina.

De qualquer forma, destacamos que as informações presentes nessa Norma devem sempre ser consultadas para não cairmos no risco de confundir os significados. Tirar dúvidas e pesquisar são características de quem está em constante aprendizado.

Se você quer mais detalhes sobre a sinalização das cores, acesse o documento da NR-26.

Caso precise de alguma ajuda, entre em contato conosco! Gostou do texto? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , , ,
Como estimular a cultura organizacional entre os colaboradores
Palestra online: qual a importância no período de pandemia?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu