Muito se ouve falar sobre cultura organizacional, por conta da importância que ela tem para os negócios. Mesmo assim, poucos empreendedores sabem o que ela realmente significa e por que deve estar presente em sua empresa.
Para entender melhor a sua importância, podemos dizer que, na construção de uma casa, o negócio seria os tijolos e a cultura organizacional a argamassa. E os dois componentes precisam ser de alta qualidade.
Portanto, neste artigo, vamos falar sobre o que é cultura organizacional, sua importância e dar algumas dicas para colocá-la em prática.
O que é cultura organizacional?
Cultura organizacional é definida com um conjunto complexo de valores, crenças e ações, e funciona como um guia para o comportamento e a mentalidade dos colaboradores.
Portanto, ela vai englobar fatores como:
- Práticas;
- Hábitos;
- Comportamentos;
- Princípios;
- Política;
- Crenças.
Mesmo assim, muitos gestores ainda questionam a importância da cultura organizacional, por acreditarem que ela não interfere diretamente no cliente.
Só que a verdade é que ela não diz respeito apenas ao comportamento dos colaboradores, mas também à maneira como os clientes são tratados.
Ela também está ligada à motivação da equipe nas empresas de esquadrias de alumínio e todas as outras.
Então, não se pode acreditar mais que as pessoas são movidas apenas por dinheiro, pois mesmo que o salário seja excelente, a motivação não pode ser baixa.
Importância nos negócios
A cultura organizacional é importante por diversos fatores. Por exemplo, quando bem empregada, os colaboradores vestem a camisa e trabalham em prol dos objetivos da empresa.
O ambiente corporativo melhora e a comunicação interna flui naturalmente. A partir disso, os envolvidos se dedicam mais ao grupo e estabelecem uma relação de confiança.
Só que para colher esses resultados, as organizações devem saber aplicar a cultura organizacional de diversas formas.
Dicas para implantar uma boa cultura organizacional
Existem muitas formas de implantar a cultura organizacional, até mesmo por meio de um projeto de prevenção e combate a incêndio.
Além dele, outras estratégias são:
Treinamentos
Os treinamentos são muito importantes e devem fazer parte de empresas de qualquer tamanho.
Por meio deles, os colaboradores têm acesso a informações e conhecimentos importantes sobre suas atividades.
Além disso, conseguem crescer e melhorar como profissional e pessoa, o que aumenta seu engajamento e espírito de equipe.
Materiais
Investir em materiais de trabalho é fundamental para o bom desempenho das atividades, e muitas vezes para garantir a segurança dos funcionários.
Uma loja de móveis planejados, por exemplo, pode investir em um bom software para controle de vendas e comissões. Isso ajuda a organizar o dia a dia dos vendedores e motivá-los diariamente.
Comunicação visual
A comunicação é importante não apenas quando se trata de marketing, mas também internamente. Por meio dela, é possível estabelecer uma comunicação rápida e efetiva com os colaboradores.
Ela ajuda na sinalização dos espaços e também a informar os funcionários sobre qualquer acontecimento importante, como eventos, datas comemorativas, feriados, etc. Além disso, também pode tornar o ambiente mais leve e descontraído.
Palestras
As palestras são uma carta na manga por várias razões, mas principalmente no que diz respeito à motivação dos colaboradores.
Elas trazem informações importantes e interessantes que melhoram a carreira dos funcionários e o desenvolvimento pessoal.
Reuniões
As reuniões são a base para uma boa comunicação dentro da organização, bem como um dos pilares da cultura organizacional.
Por meio delas, é possível oferecer feedback a cada membro da equipe, organizar projetos e estratégias, estabelecer objetivos, entender as ações que estão trazendo resultados e as que não estão, dentre outras possibilidades.
Além disso, se uma empresa de paisagismo realiza reuniões com frequência, mantém tudo organizado e caminhando com um fluxo muito melhor.
As reuniões alinham os colaboradores a uma mesma direção, além de possibilitarem atingir os resultados com muito mais facilidade.
Conclusão
A cultura organizacional pode ser colocada em prática de diversas maneiras. De qualquer forma, é importante que ela seja parte do dia a dia das organizações efetivamente, para promover o espírito de equipe e trazer os resultados esperados.
Lembrando que o clima dentro da empresa define muitas coisas, dentre elas a maneira como o cliente será tratado, como a marca é vista pelos consumidores e, até mesmo, na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Por isso, é importante planejar as ações que a envolvem, de acordo com a realidade da empresa, suas necessidades e também os seus objetivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.