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cultura organizacional

Como estimular a cultura organizacional entre os colaboradores

Muito se ouve falar sobre cultura organizacional, por conta da importância que ela tem para os negócios. Mesmo assim, poucos empreendedores sabem o que ela realmente significa e por que deve estar presente em sua empresa.

Para entender melhor a sua importância, podemos dizer que, na construção de uma casa, o negócio seria os tijolos e a cultura organizacional a argamassa. E os dois componentes precisam ser de alta qualidade.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre o que é cultura organizacional, sua importância e dar algumas dicas para colocá-la em prática.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é definida com um conjunto complexo de valores, crenças e ações, e funciona como um guia para o comportamento e a mentalidade dos colaboradores.

Portanto, ela vai englobar fatores como:

  • Práticas;
  • Hábitos;
  • Comportamentos;
  • Princípios;
  • Política;
  • Crenças.

Mesmo assim, muitos gestores ainda questionam a importância da cultura organizacional, por acreditarem que ela não interfere diretamente no cliente.

Só que a verdade é que ela não diz respeito apenas ao comportamento dos colaboradores, mas também à maneira como os clientes são tratados.

Ela também está ligada à motivação da equipe nas empresas de esquadrias de alumínio e todas as outras.

Então, não se pode acreditar mais que as pessoas são movidas apenas por dinheiro, pois mesmo que o salário seja excelente, a motivação não pode ser baixa.

Importância nos negócios

A cultura organizacional é importante por diversos fatores. Por exemplo, quando bem empregada, os colaboradores vestem a camisa e trabalham em prol dos objetivos da empresa.

O ambiente corporativo melhora e a comunicação interna flui naturalmente. A partir disso, os envolvidos se dedicam mais ao grupo e estabelecem uma relação de confiança.

Só que para colher esses resultados, as organizações devem saber aplicar a cultura organizacional de diversas formas.

Dicas para implantar uma boa cultura organizacional

Existem muitas formas de implantar a cultura organizacional, até mesmo por meio de um projeto de prevenção e combate a incêndio.

Além dele, outras estratégias são:

Treinamentos

Os treinamentos são muito importantes e devem fazer parte de empresas de qualquer tamanho.

Por meio deles, os colaboradores têm acesso a informações e conhecimentos importantes sobre suas atividades.

Além disso, conseguem crescer e melhorar como profissional e pessoa, o que aumenta seu engajamento e espírito de equipe.

Materiais

Investir em materiais de trabalho é fundamental para o bom desempenho das atividades, e muitas vezes para garantir a segurança dos funcionários.

Uma loja de móveis planejados, por exemplo, pode investir em um bom software para controle de vendas e comissões. Isso ajuda a organizar o dia a dia dos vendedores e motivá-los diariamente.

Comunicação visual

A comunicação é importante não apenas quando se trata de marketing, mas também internamente. Por meio dela, é possível estabelecer uma comunicação rápida e efetiva com os colaboradores.

Ela ajuda na sinalização dos espaços e também a informar os funcionários sobre qualquer acontecimento importante, como eventos, datas comemorativas, feriados, etc. Além disso, também pode tornar o ambiente mais leve e descontraído.

Palestras

As palestras são uma carta na manga por várias razões, mas principalmente no que diz respeito à motivação dos colaboradores.

Elas trazem informações importantes e interessantes que melhoram a carreira dos funcionários e o desenvolvimento pessoal.

Reuniões

As reuniões são a base para uma boa comunicação dentro da organização, bem como um dos pilares da cultura organizacional.

Por meio delas, é possível oferecer feedback a cada membro da equipe, organizar projetos e estratégias, estabelecer objetivos, entender as ações que estão trazendo resultados e as que não estão, dentre outras possibilidades.

Além disso, se uma empresa de paisagismo realiza reuniões com frequência, mantém tudo organizado e caminhando com um fluxo muito melhor.

As reuniões alinham os colaboradores a uma mesma direção, além de possibilitarem atingir os resultados com muito mais facilidade.

Conclusão

A cultura organizacional pode ser colocada em prática de diversas maneiras. De qualquer forma, é importante que ela seja parte do dia a dia das organizações efetivamente, para promover o espírito de equipe e trazer os resultados esperados.

Lembrando que o clima dentro da empresa define muitas coisas, dentre elas a maneira como o cliente será tratado, como a marca é vista pelos consumidores e, até mesmo, na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Por isso, é importante planejar as ações que a envolvem, de acordo com a realidade da empresa, suas necessidades e também os seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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