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cultura organizacional

Como estimular a cultura organizacional entre os colaboradores

30 de julho de 2020
Realizarte Palestras
GuestPost, Motivação
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SIPAT online

Muito se ouve falar sobre cultura organizacional, por conta da importância que ela tem para os negócios. Mesmo assim, poucos empreendedores sabem o que ela realmente significa e por que deve estar presente em sua empresa.

Para entender melhor a sua importância, podemos dizer que, na construção de uma casa, o negócio seria os tijolos e a cultura organizacional a argamassa. E os dois componentes precisam ser de alta qualidade.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre o que é cultura organizacional, sua importância e dar algumas dicas para colocá-la em prática.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é definida com um conjunto complexo de valores, crenças e ações, e funciona como um guia para o comportamento e a mentalidade dos colaboradores.

Portanto, ela vai englobar fatores como:

  • Práticas;
  • Hábitos;
  • Comportamentos;
  • Princípios;
  • Política;
  • Crenças.

Mesmo assim, muitos gestores ainda questionam a importância da cultura organizacional, por acreditarem que ela não interfere diretamente no cliente.

Só que a verdade é que ela não diz respeito apenas ao comportamento dos colaboradores, mas também à maneira como os clientes são tratados.

Ela também está ligada à motivação da equipe nas empresas de esquadrias de alumínio e todas as outras.

Então, não se pode acreditar mais que as pessoas são movidas apenas por dinheiro, pois mesmo que o salário seja excelente, a motivação não pode ser baixa.

Importância nos negócios

A cultura organizacional é importante por diversos fatores. Por exemplo, quando bem empregada, os colaboradores vestem a camisa e trabalham em prol dos objetivos da empresa.

O ambiente corporativo melhora e a comunicação interna flui naturalmente. A partir disso, os envolvidos se dedicam mais ao grupo e estabelecem uma relação de confiança.

Só que para colher esses resultados, as organizações devem saber aplicar a cultura organizacional de diversas formas.

Dicas para implantar uma boa cultura organizacional

Existem muitas formas de implantar a cultura organizacional, até mesmo por meio de um projeto de prevenção e combate a incêndio.

Além dele, outras estratégias são:

Treinamentos

Os treinamentos são muito importantes e devem fazer parte de empresas de qualquer tamanho.

Por meio deles, os colaboradores têm acesso a informações e conhecimentos importantes sobre suas atividades.

Além disso, conseguem crescer e melhorar como profissional e pessoa, o que aumenta seu engajamento e espírito de equipe.

Materiais

Investir em materiais de trabalho é fundamental para o bom desempenho das atividades, e muitas vezes para garantir a segurança dos funcionários.

Uma loja de móveis planejados, por exemplo, pode investir em um bom software para controle de vendas e comissões. Isso ajuda a organizar o dia a dia dos vendedores e motivá-los diariamente.

Comunicação visual

A comunicação é importante não apenas quando se trata de marketing, mas também internamente. Por meio dela, é possível estabelecer uma comunicação rápida e efetiva com os colaboradores.

Ela ajuda na sinalização dos espaços e também a informar os funcionários sobre qualquer acontecimento importante, como eventos, datas comemorativas, feriados, etc. Além disso, também pode tornar o ambiente mais leve e descontraído.

Palestras

As palestras são uma carta na manga por várias razões, mas principalmente no que diz respeito à motivação dos colaboradores.

Elas trazem informações importantes e interessantes que melhoram a carreira dos funcionários e o desenvolvimento pessoal.

Reuniões

As reuniões são a base para uma boa comunicação dentro da organização, bem como um dos pilares da cultura organizacional.

Por meio delas, é possível oferecer feedback a cada membro da equipe, organizar projetos e estratégias, estabelecer objetivos, entender as ações que estão trazendo resultados e as que não estão, dentre outras possibilidades.

Além disso, se uma empresa de paisagismo realiza reuniões com frequência, mantém tudo organizado e caminhando com um fluxo muito melhor.

As reuniões alinham os colaboradores a uma mesma direção, além de possibilitarem atingir os resultados com muito mais facilidade.

Conclusão

A cultura organizacional pode ser colocada em prática de diversas maneiras. De qualquer forma, é importante que ela seja parte do dia a dia das organizações efetivamente, para promover o espírito de equipe e trazer os resultados esperados.

Lembrando que o clima dentro da empresa define muitas coisas, dentre elas a maneira como o cliente será tratado, como a marca é vista pelos consumidores e, até mesmo, na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Por isso, é importante planejar as ações que a envolvem, de acordo com a realidade da empresa, suas necessidades e também os seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Desafio 21 dias sem acidentes
Cultura organizacional, Motivação, Treinamentos
Realizarte Palestrashttps://realizartepalestras.com.br
Ministrando palestras há pouco mais de 6 anos a Realizarte Ilusionismo já atendeu mais de 100 empresas espalhadas por todo o Brasil. Em 2016, seu 7º ano de atuação, tornou-se “Realizarte Palestras e Treinamentos”, mantendo seu foco principal: Palestras e Treinamentos marcados por um mundo mágico.
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