Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

como aplicar dinâmicas de grupo

Dinâmicas de grupo: poderosas para avaliar, desenvolver e capacitar pessoas

SIPAT online

O trabalho de gestão de pessoas é desafiador. Ele exige que os gestores conheçam algumas ferramentas fundamentais para tornar esse trabalho mais dinâmico e com impactos positivos para a empresa. Uma dessas ferramentas é a prática de dinâmica em grupo.

Através dessas dinâmicas é possível avaliar novos candidatos para integrar o time, considerar a relevância de promoções dentro da empresa, desenvolver os colaboradores e treiná-los para novas perspectivas e habilidades.

Independentemente do tamanho da empresa, os gestores precisam ter cuidado e técnicas para trabalhar com os funcionários.

Afinal, a condução dos processos diários será fundamental para desenvolver um clima organizacional agradável, de motivação e engajamento.

Isso pode não ser tão simples quando estamos falando de gerir pessoas distintas, com expectativas, habilidades e necessidades diferentes.

Contudo, a dinâmica em grupo é um dos métodos mais eficientes para avaliar e desenvolver pessoas, permitindo a aproximação entre a equipe e, consequentemente, melhores resultados.

Aprenda sobre essa técnica com este conteúdo:

  • O que é dinâmica em grupo
  • Como a dinâmica funciona e quais os seus benefícios
  • Quando usar e como escolher dinâmicas em grupo

O que são dinâmicas de grupo

Muito conhecidas pelo setor de RH, as dinâmicas em grupo são atividades que têm a capacidade de melhorar o engajamento, a colaboração e a desenvoltura dos profissionais tanto na contratação de novos funcionários como no treinamento e avaliação dos colaboradores.

Essa metodologia consegue extrair excelentes resultados, disseminando conhecimentos específicos entre os envolvidos.

Assim, esse método se aplica bem em contratações, treinamentos, na ampliação de motivação nas equipes e na implementação de novas técnicas na rotina de trabalho.

Veja, no próximo tópico, como essa metodologia funciona e quais os seus benefícios.

Como as dinâmicas funcionam e quais os seus benefícios

As dinâmicas em grupo podem ser feitas através de exercícios ou jogos, embasados nos fundamentos do tema e do objetivo que se deseja alcançar.

Por meio desse processo, os participantes podem experimentar ativamente e estimular emoções, as quais ajudarão a reduzir defesas e encontrar os aspectos que dizem respeito a sua melhor atuação.

Dinâmicas para SIPAT

Os benefícios desse método se estendem a:

– Identificação de habilidades;

– Alertas para necessidade de treinamentos;

– Melhoria no relacionamento interpessoal;

– Proporciona comunicação eficaz;

– Treina habilidades específicas;

– Ajuda a fixar novas técnicas e conhecimentos;

– Aumenta o engajamento.

Quando usar e como escolher dinâmicas de grupo

Antes de escolher qualquer dinâmica e aplicá-la, é fundamental identificar os objetivos que deseja alcançar, as características comportamentais que devem ser indicadas e separar a equipe, juntamente com os recursos necessários para a realização.

Por isso, seja no recrutamento ou no treinamento da equipe, procure sempre delimitar o que deseja alcançar primeiro, para depois escolher a melhor dinâmica que alcançará esses objetivos.

Vale ressaltar, que a qualidade da dinâmica irá influenciar nos resultados que se espera. Então, o ideal é aplicar práticas completas, que não gerem desgastes nem perda de tempo.

Se você ainda não conhece boas dinâmicas, a Realizarte pode te ajudar! Temos um pacote de “Dinâmicas na Prática” capaz de ajudar todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento de pessoas.

O pacote inclui 65 atividades prontas, com passo a passo de como executar, para que você atenda qualquer necessidade de avaliação ou capacitação de pessoas.

Gostou? Então clica aqui no link, garanta seu pacote e extraia o melhor de sua equipe!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Abril Verde: qual o verdadeiro significado da campanha?
GRO: o que é e o que muda em relação ao PGR

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu