O trabalho de gestão de pessoas é desafiador. Ele exige que os gestores conheçam algumas ferramentas fundamentais para tornar esse trabalho mais dinâmico e com impactos positivos para a empresa. Uma dessas ferramentas é a prática de dinâmica em grupo.
Através dessas dinâmicas é possível avaliar novos candidatos para integrar o time, considerar a relevância de promoções dentro da empresa, desenvolver os colaboradores e treiná-los para novas perspectivas e habilidades.
Independentemente do tamanho da empresa, os gestores precisam ter cuidado e técnicas para trabalhar com os funcionários.
Afinal, a condução dos processos diários será fundamental para desenvolver um clima organizacional agradável, de motivação e engajamento.
Isso pode não ser tão simples quando estamos falando de gerir pessoas distintas, com expectativas, habilidades e necessidades diferentes.
Contudo, a dinâmica em grupo é um dos métodos mais eficientes para avaliar e desenvolver pessoas, permitindo a aproximação entre a equipe e, consequentemente, melhores resultados.
Aprenda sobre essa técnica com este conteúdo:
- O que é dinâmica em grupo
- Como a dinâmica funciona e quais os seus benefícios
- Quando usar e como escolher dinâmicas em grupo
O que são dinâmicas de grupo
Muito conhecidas pelo setor de RH, as dinâmicas em grupo são atividades que têm a capacidade de melhorar o engajamento, a colaboração e a desenvoltura dos profissionais tanto na contratação de novos funcionários como no treinamento e avaliação dos colaboradores.
Essa metodologia consegue extrair excelentes resultados, disseminando conhecimentos específicos entre os envolvidos.
Assim, esse método se aplica bem em contratações, treinamentos, na ampliação de motivação nas equipes e na implementação de novas técnicas na rotina de trabalho.
Veja, no próximo tópico, como essa metodologia funciona e quais os seus benefícios.
Como as dinâmicas funcionam e quais os seus benefícios
As dinâmicas em grupo podem ser feitas através de exercícios ou jogos, embasados nos fundamentos do tema e do objetivo que se deseja alcançar.
Por meio desse processo, os participantes podem experimentar ativamente e estimular emoções, as quais ajudarão a reduzir defesas e encontrar os aspectos que dizem respeito a sua melhor atuação.
Os benefícios desse método se estendem a:
– Identificação de habilidades;
– Alertas para necessidade de treinamentos;
– Melhoria no relacionamento interpessoal;
– Proporciona comunicação eficaz;
– Treina habilidades específicas;
– Ajuda a fixar novas técnicas e conhecimentos;
– Aumenta o engajamento.
Quando usar e como escolher dinâmicas de grupo
Antes de escolher qualquer dinâmica e aplicá-la, é fundamental identificar os objetivos que deseja alcançar, as características comportamentais que devem ser indicadas e separar a equipe, juntamente com os recursos necessários para a realização.
Por isso, seja no recrutamento ou no treinamento da equipe, procure sempre delimitar o que deseja alcançar primeiro, para depois escolher a melhor dinâmica que alcançará esses objetivos.
Vale ressaltar, que a qualidade da dinâmica irá influenciar nos resultados que se espera. Então, o ideal é aplicar práticas completas, que não gerem desgastes nem perda de tempo.
Se você ainda não conhece boas dinâmicas, a Realizarte pode te ajudar! Temos um pacote de “Dinâmicas na Prática” capaz de ajudar todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento de pessoas.
O pacote inclui 65 atividades prontas, com passo a passo de como executar, para que você atenda qualquer necessidade de avaliação ou capacitação de pessoas.
Gostou? Então clica aqui no link, garanta seu pacote e extraia o melhor de sua equipe!