Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Prevenção ao Coronavírus

Coronavírus: como evitar o contágio no ambiente de trabalho?

SIPAT online

Segundo o jornal O Globo, em novembro de 2020 o mundo atingiu a marca de 50 milhões de casos do novo coronavírus. Hoje nós sabemos que todos nós somos potenciais infectados, mesmo que assintomáticos. Por isso, no ambiente de trabalho, onde as pessoas ficam juntas por horas, compartilhando ferramentas, equipamentos e documentos, é necessário cuidados especiais.

Mesmo com a adoção do home office, as empresas ainda necessitam de trabalhadores no modo presencial como os técnicos em manutenção e profissionais que mantem as estruturas em funcionamento. Dessa forma, com o intuito de controlar o surto que está se espalhando pelo mundo, a OMS divulgou recomendações de para prevenir a COVID-19 no ambiente de trabalho.

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre quais são as boas práticas para evitar o contágio!

1. Verificar a possibilidade de realizar a tarefa no modo remoto

A tecnologia tem nos auxiliado bastante nesse período delicado da pandemia. Com ela, é possível aplicar no ambiente de trabalho. Por isso, para diminuir o contato entre as pessoas, a primeira recomendação é verificar se é possível que a atividade possa ser realizada por vídeo chamada. Anteriormente, as reuniões já se adequavam aos modelos de videoconferência, então porque não ampliar para outras tarefas?

2. Flexibilização de escala

Para reduzir o fluxo de pessoas no ambiente de trabalho, a flexibilização de escala pode ser uma boa solução. Assim, em um determinado setor, não é necessário que em um mesmo horário estejam presentes todos os trabalhadores.

Outro fator colaborativo nessa adaptação é que se evita a utilização de transporte público por todos os funcionários em horário de pico.

3. Distanciamento é uma maneira de evitar o coronavírus

É necessário respeitar o distanciamento no ambiente de trabalho. Por isso, a recomendação é de manter uma distância de, pelo menos, 1,5 metros dos outros trabalhadores. E para aqueles que tem atividades em locais com ar condicionado, a recomendação é uma distância entre 3 a 4 metros. Essa distância maior é devido ao fato desses equipamentos ajudar a propagar as partículas pelo ar.

Não somente, é importante dispensar os abraços e cumprimentos de mãos nesse momento.

4. Reforço da higienização para o combate do coronavírus

Segundo a OMS, a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de covid-19. Nesse sentido, todo cuidado é pouco no ambiente de trabalho. Dessa forma, ferramentas, mesas, cadeiras, telefones, botões, puxadores, maçanetas, teclados, mouse, interruptores etc. devem ser constantemente desinfetados.

Dinâmicas para SIPAT

E para aqueles trabalhadores que utilizam luvas, como funcionários de setores da limpeza e da saúde, é necessário que o EPI seja removido de forma segura, em seguida, deve ser jogado fora em um lixo para materiais contaminados ou de risco biológico. Em caso de inexistência desse tipo de lixeira, colocar as luvas em um saco plástico fechado e jogar no lixo normal.

A lavagem das mãos e o uso do álcool em gel é de extrema importância para os trabalhadores. Por isso, periodicamente, é recomendado que lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

5. Uso de máscara contra o coronavírus

Desde o início da pandemia, a utilização de máscaras tem sido recomendada pela OMS para evitar o contágio do coronavírus. Essa prática em como base a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas estão infectadas e ainda não apresentaram sintomas da doença.

Vale lembrar que os modelos de máscaras de produção industrial do tipo N95 devem ser utilizadas pelos profissionais nos serviços de saúde, isto é, que lidam com pacientes acometidos pela Covid-19, para proteção individual.

As viseiras também são recomendadas para proteger a região dos olhos e nariz. Mas atenção: elas não devem substituir as máscaras. O uso deve ser conjunto.

6. Comportamento em ambientes comuns

Banheiros são ambientes bastante perigosos quando o assunto são microrganismos. Nesse sentido, a utiliza-lo, acione a descarga com a tampa do vaso fechada, para evitar a dispersão de partículas pelo ar. Também é recomendado que ao tocar nas superfícies como as torneiras, maçanetas e descargas, utilize um lenço descartável ou papel.

Os trabalhadores devem estar atentos no horário de almoço. Nos refeitórios, os talheres não podem ser compartilhados, se possível, leve os seus de casa. O restaurante responsável precisa ter uma máquina de lavar louça que usa água em temperatura muito alta para fazer a descontaminação de pratos e talheres

7. Cuidado no retorno para casa

Ao terminar o expediente, é importante que desinfete as mãos com álcool ou lavagem com sabão. Com esses cuidados, é possível evitar uma possível contaminação no ambiente de trabalho. É importante lembrar que ao seguir as recomendações, você cuida de si, dos seus colegas e da sua família.

O conteúdo foi interessante para você? A Realizarte disponibiliza muitos artigos sobre segurança do trabalho! Acompanhe nosso blog e fique ligado nas informações.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
4 informações que você precisa saber sobre segurança do trabalho
Afinal, o que é ruído ocupacional conforme a NR-15?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu