Famoso no departamento de Recursos Humanos, o team building ganhou notoriedade no mercado, por ser uma estratégia capaz de motivar colaboradores e contribuir para o crescimento das empresas.
Sendo assim, os empreendimentos estão cada vez mais motivados a inserir o conceito dentro da cultura organizacional, devido aos ótimos resultados.
Mas, afinal, o que é team building? O post de hoje irá justamente responder essa questão.
Por isso, se você quer saber mais sobre essa estratégia e como ela pode auxiliar na motivação da sua equipe, continue com a gente!
O que é team building?
O conceito de team building surgiu no final da década de 1920, embasado nos resultados das experiências comportamentais de Hawthorne, o bairro onde se localizada a empresa norte americana Western Eletric Company, em Chicago.
A ideia foi aplicar um conjunto de atividades dentro da companhia, que fomentava o espírito do trabalho em equipe.
Promovendo um ambiente de trabalho cooperativo, para analisar a relação entre a produtividade e as condições proporcionadas aos colaboradores da empresa.
De lá pra cá a experimentação do team building evoluiu muito e, hoje, o conceito pode ser aplicado para toda e qualquer empresa, desde as grandes multinacionais, até um empreendimento especializado em aluguel de grupo gerador diferenciado.
Assim, entendemos o team building como um conjunto de técnicas, atividades e ações, destinadas a fortalecer os laços entre os funcionários de um grupo, para a transformação de um time coeso e colaborativo, com partilha de objetivos em comum e conhecimentos.
Desse modo, a intenção dele é proporcionar maior motivação, engajamento, criatividade e produtividade nas empresas, trazendo excelentes resultados para os negócios.
Por exemplo, ele aplicado em uma caldeiraria industrial teria como proposta melhorar o ambiente de trabalho, para que os colaboradores se sintam mais dispostos a realizar suas atividades e, assim, o setor pode avançar rumo ao sucesso.
O team building pode ser, por exemplo, um incentivo ao happy hour dos colegas de trabalho após o expediente, iniciativa de eventos corporativos para os colaboradores, entre outras atividades.
Ou seja, de modo relativamente simples, você pode melhorar o engajamento do seu empreendimento especializado em locação de container para obras, bem como qualquer outro empreendimento do mercado.
3 dicas de como aplicar o team building na sua empresa
Como podemos perceber, o team building é extremamente vantajoso para as organizações.
Por causa disso, é cada vez mais comum a adoção de estratégias nesse sentido, para melhorar a performance dos colaboradores e, consequentemente, o sucesso da empresa.
Diante desse contexto, separamos algumas dicas de como aplicar essa estratégia no seu negócio. Confira!
1 – Faça treinamentos indoor e outdoor
Imagine que a sua empresa está fabricando um novo tipo de motobomba multiestágio.
Para que todos dentro da organização possam acompanhar o desenvolvimento do produto, é ideal que os funcionários passem por um treinamento e conheçam mais sobre o equipamento.
Esse é um tipo de atividade de team building.
O treinamento experiencial conhecido como “outdoor” é uma metodologia desenvolvida desde a década de 1940, mas que somente ganhou o mercado brasileiro nos últimos anos.
De modo geral, como o próprio nome já diz, o treinamento outdoor consiste em uma atividade ao ar livre (também chamada de TEAL), para treinar as pessoas fora do ambiente organizacional. Ela pode ser ótima quando mesclada com atividades educacionais.
No exemplo anterior, pode-se propor um treinamento outdoor para comparar a motobomba com uma bomba centrífuga, em um local que tenha os dois equipamentos.
Com isso, os colaboradores podem visualizar melhor os dois produtos e aprender mais sobre eles.
O treinamento outdoor é extremamente benéfico para empresa, pois ele:
- Quebra paradigmas dos profissionais;
- Oferece novas soluções e percepções;
- Estimula a criatividade dos colaboradores;
- Melhora a capacidade sensorial dos participantes.
Esse tipo de atividade é muito comum para destacar o desenvolvimento de equipes, para o cumprimento de metas.
Porém, nem toda empresa se adapta com o treinamento outdoor. Se isso ocorrer, você pode aplicar o indoor, que é uma ação dentro do seu negócio.
Ensinar como funciona um controlador de temperatura para uma equipe de funcionários, pode ser algo aplicado em conjunto com o treinamento indoor, desde que promova o engajamento e a interação dos participantes.
2 – Peça sugestões aos colaboradores
Uma coisa precisa ficar bem clara no team building: ele tem o objetivo de integrar todos os colaboradores da empresa, como parte da cultura organizacional.
Por conta disso, nada melhor que perguntar aos funcionários o que eles pensam e sugerem sobre uma determinada ação, atividade, treinamento, entre outras estratégias.
A partir da opinião deles, a empresa pode conhecer mais a respeito dos sentimentos, emoções, necessidades e particularidades de cada um e, desse modo, promover algo que realmente desperte o interesse dos colaboradores.
Mas, é possível se deparar com a famosa “vergonha” na hora de se expressar.
Saiba que isso é normal e o team building recomenda a atividade do “quebra-gelo”, para incentivar a participação dos funcionários.
Para isso, é importante ter a figura de um líder que conduzirá a ação.
Por exemplo, ao perguntar sobre dúvidas da solda a frio diferenciado, não se limite à isso, mas incentive os participantes a falar mais sobre, tecer comentários e levantar questionamentos, caso não tenha entendido a explicação.
3 – Fale sobre a importância do trabalho em equipe
O team building é movido por estratégias. Mas, ele só pode ser, de fato, implementado na empresa, se houver o fomento do trabalho em equipe, com a ajuda mútua dos colaboradores.
Portanto, é importante que você fale mais sobre a necessidade de integração entre os funcionários e elabore atividades que incentivem mais a participação de equipes e grupos, para o trabalho em conjunto.
Assim, se a empresa for montar um armário sob medida, peça para que o móvel seja feito com a ajuda de outros funcionários.
São muitas ações que podem ser feitas em equipe. Daí a importância de sempre falar e evidenciar que os resultados em grupo são ótimos para a empresa.
Como as ações de team building podem dar certo?
As atividades de team building envolvem pessoas e, por esse motivo, nem sempre temos o controle dos resultados. Porém, há alguns fatores que podem influenciar nas ações e contribuir para elas deem certo.
Sendo assim, verifique quais pontos você precisa ficar atento para que as atividades de team building tenha ótimos resultados na sua empresa.
1 – Veja quais são os problemas
Antes de mais nada, é preciso perceber onde estão as maiores “dores”, isto é, as carências e problemas da empresa. Ou seja, você vai fazer uma espécie de diagnóstico, para levantar quais são as dificuldades, dentro de cada departamento.
A partir disso, você poderá perceber qual é o tipo de ação mais adequado para cada problema é promover uma atividade altamente direcionada, com maiores chances de resultados positivos.
Vale lembrar que, durante essa etapa de diagnóstico, você também pode identificar as oportunidades de trabalho team building. Quer dizer que, mesmo quando não há um problema aparente, é possível propor soluções para que o trabalho fique ainda melhor.
2 – Comunique os participantes sobre as ações
Depois de realizar o diagnóstico para identificação de carências, está na hora de comunicar os colaboradores do porquê das ações.
Afinal de contas, um dos pressupostos do team building é o trabalho em equipe e isso só ocorre quando há uma comunicação transparente.
Sendo assim, fale de forma aberta com os seus funcionários sobre os problemas da empresa e mostre as soluções preparadas, em conjunto com as atividades do team building.
Dessa forma, a participação das pessoas tende a ser muito mais empenhada e engajada, já que eles conhecem as justificativas para aquela determinada ação.
3 – Tenha um planejamento detalhado sobre as atividades
Não adianta nada fazer o diagnóstico, comunicar os colaboradores, se você nem ao menos sabe por onde começar a implementar essa ação. Daí a necessidade de um bom planejamento da atividade.
Veja como será o desenvolvimento da estratégia, quais são as ferramentas usadas, onde o treinamento será realizado, bem como outras informações importantes para a execução do plano de team building.
Conclusão
Como podemos perceber, as atividades de team building promovem a motivação da sua equipe e atuam diretamente no sucesso da empresa.
Mas, para implementá-las, é necessário um diagnóstico, planejamento e comunicação com os colaboradores.
Tendo em vista todas essas etapas, você poderá alcançar ótimos resultados com as ações de team building e, assim, melhorar todos os resultados da sua empresa, alcançando ótimas perspectivas de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.